Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Sistema de Garantia de Qualidade do Ensino Superior: falhas e proposta de melhoria

Resumo

Este artigo salienta algumas deficiências do Sistema de Garantia de Qualidade do Ensino Superior na Colômbia. Foram levados a cabo três tipos complementares de análise: documental, estatístico e perceptual. Com base na revisão do conceito de qualidade associado ao ensino superior e sua relevância no processo de garantia, constatou-se que, mesmo que o sistema cumpre sua missão de promover e monitorar a qualidade do ensino superior, isto poderia ser realizado melhor. Portanto, uma proposta de melhoria é apresentada, a qual enfatiza a necessidade de realizar três estratégias: (1) atualização e melhoria dos critérios de avaliação da qualidade; (2) reestruturação dos processos e da estrutura administrativa do sistema; e (3) implementação da Escola de Formação de Pares Acadêmicos. A intenção é assegurar que o sistema articule seus componentes de forma mais eficaz e eficiente, a fim de responder mais adequadamente a suas funções e processos.

Palavras-chave

qualidade da educação, ensino superior, acreditação, avaliação educacional, educação

XML (Español) PDF (Español) HTML (Español) EPUB (Español)

Referências

  1. Ávila de, J., & Corsetti, B. (2021). A construção de indicadores de qualidade social da educação superior: o caso dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Educação, 44(3), 1-18. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2021.3.40993 DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2021.3.40993
  2. Congreso de la República de Colombia. (1992, diciembre 28). Ley 30 de 1992. Por la cual se organiza el servicio público de la Educación Superior. Diario Oficial No. 40.700. http://www.oas.org/juridico/spanish/mesicic2_col_ley_30_sp.pdf
  3. Congreso de la República de Colombia. (2008, abril 25). Ley 1188 de 2008. Por la cual se regula el registro calificado de programas de educación superior. https://www.mineducacion.gov.co/1621/articles-159149_archivo_pdf.pdf
  4. Consejo Nacional de Acreditación. (2010). Lineamientos para la acreditación de alta calidad de programas de maestría y doctorado. https://www.mineducacion.gov.co/CNA/1741/articles-187386_recurso_2.pdf
  5. Consejo Nacional de Acreditación. (2013). Lineamientos para la acreditación de alta calidad de programas de pregrado. https://www.mineducacion.gov.co/1621/articles-342684_recurso_1.pdf
  6. Consejo Nacional de Acreditación. (2015). Lineamientos para la acreditación institucional. http://sig.ucaldas.edu.co/acredita/docs/lineamientosCNA/prog/Lineamientos%20CNA%202015.pdf
  7. Consejo Nacional de Educación Superior. (1995, diciembre 14). Acuerdo 6 de 1995. Por el cual se adoptan las políticas generales de acreditación y se derogan las normas que sean contrarias. https://www.mineducacion.gov.co/CNA/1741/articles-186370_acuerdo_cesu_0695.pdf
  8. Consejo Nacional de Educación Superior. (2006, diciembre 1). Acuerdo 02 de 2006. Por el cual se adoptan nuevas políticas para la acreditación de programas de pregrado e instituciones y se derogan las normas que le sean contrarias. https://www.cna.gov.co/1779/w3-article-401349.html?_noredirect=1
  9. Consejo Nacional de Educación Superior. (2017, diciembre 15). Acuerdo 03 de 2017. Por el cual se modifica el Acuerdo 03 de 2014 "por el cual se aprueban los lineamientos para la acreditación institucional". https://www.cna.gov.co/1779/articles-401374_norma.pdf
  10. Matos de, P., Alves, H., & Leitão, J. (2022). In search of intangible connections: intellectual capital, performance and quality of life in higher education institutions. Higher Education, 83(2), 243-260. https://doi.org/10.1007/s10734-020-00653-9 DOI: https://doi.org/10.1007/s10734-020-00653-9
  11. Delahoz, E., Guillén, S., & Fontalvo, T. (2020). Análisis de la acreditación de calidad en programas de ingeniería industrial y los resultados en las pruebas nacionales estandarizadas, en Colombia.
  12. Formación Universitaria, 13(1), 127-134. https://doi.org/10.4067/S0718-50062020000100127 DOI: https://doi.org/10.4067/S0718-50062020000100127
  13. Doménech, F., Gómez, A., & Abellán, L. (2019). The educational situation quality model: a new tool to explain and improve academic achievement and course satisfaction. Frontiers in Psychology, 10, 1692. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2019.01692 DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2019.01692
  14. Fomba, B., Talla, D., & Ningaye, P. (2022). Institutional quality and education quality in developing countries: effects and transmission channels. Journal of the Knowledge Economy, 1-30. https://doi.org/10.1007/s13132-021-00869-9 DOI: https://doi.org/10.1007/s13132-021-00869-9
  15. Fontalvo, T., Delahoz, E., & Morelos, J. (2021). Diseño de un sistema integrado de gestión de la calidad para programas académicos de educación superior en Colombia. Formación Universitaria, 14(1), 45-52. https://doi.org/10.4067/S0718-50062021000100045 DOI: https://doi.org/10.4067/S0718-50062021000100045
  16. Gil, J., Morales, M., & Mesa, J. (2017). La evaluación educativa como proceso histórico social: perspectivas para el mejoramiento de la calidad de los sistemas educativos. Revista Universidad y Sociedad, 9(4), 162-167.
  17. Hernández, R., Fernández, C., & Baptista, M. (2014). Metodología de la investigación (6ª ed.). McGraw-Hill.
  18. Ministerio de Ciencia, Tecnología e Innovación. (2021). Convocatoria Nacional para el Reconocimiento y Medición de Grupos de Investigación, Desarrollo Tecnológico o de Innovación y para el Reconocimiento de Investigadores del Sistema Nacional de Ciencia, Tecnología e Innovación – SNCTI 2021. https://minciencias.gov.co/sites/default/files/upload/convocatoria/anexo_1_-_documento_conceptual_2021.pdf
  19. Ministerio de Educación Nacional. (2013). Lineamientos para la acreditación de programas de pregrado. https://www.mineducacion.gov.co/1621/articles-342684_recurso_1.pdf
  20. Ministerio de Educación Nacional. (2015, mayo 26). Decreto 1075 de 2015. Por medio del cual se expide el Decreto Único Reglamentario del Sector Educación. https://www.funcionpublica.gov.co/eva/gestornormativo/norma_pdf.php?i=77913
  21. Ministerio de Educación Nacional. (2019a, julio 25). Decreto 1330 de 2019. Por el cual se sustituye el Capítulo 2 y se suprime el Capítulo 7 del Título 3 de la Parte 5 del Libro 2 del Decreto 1075 de 2015-Único Reglamentario del Sector Educación. https://www.funcionpublica.gov.co/eva/gestornormativo/norma_pdf.php?i=98270
  22. Ministerio de Educación Nacional. (2019b). Sistema de aseguramiento de la calidad de la educación superior. https://www.mineducacion.gov.co/1759/w3-article-235585.html?_noredirect=1
  23. Ministerio de Educación Nacional. (2019c). Documento guía trámite de registro calificado. https://www.usco.edu.co/contenido/acreditacion/documentos/d/Guia_Registro_Calificado_Ag5_2019.pdf
  24. Observatorio Laboral para la Educación. (2021). Graduados Colombia–Observatorio Laboral para la Educación. http://www.graduadoscolombia.edu.co/html/1732/w3-channel.html
  25. Ohly, S., & Schneijderberg, C. (2021). German professors’ motivation to act as peer reviewers in accreditation and evaluation procedures. Minerva: A Review of Science, Learning and Policy, 59(2), 217-236. https://doi.org/10.1007/s11024-020-09430-5 DOI: https://doi.org/10.1007/s11024-020-09430-5
  26. Portocarrero, L., Restrepo, J., & Arias, J. (2020). Evaluación del impacto de la acreditación de alta calidad en las instituciones públicas de educación superior de Colombia. Formación Universitaria, 13(6), 37-49. https://doi.org/10.4067/S0718-50062020000600037 DOI: https://doi.org/10.4067/S0718-50062020000600037
  27. Presidencia de la República de Colombia. (1994, diciembre 31). Decreto 2904 de 1994. Por el cual se reglamentan los artículos 53 y 54 de la Ley 30 de 1992. https://www.cna.gov.co/1779/articles-401324_norma.pdf
  28. SCImago Lab. (2021). Scimago Institutions Rankings. http://www.scimagoir.com/
  29. Sistema Nacional de Información de la Educación Superior. (2021). SNIES-Sistema Nacional de Información de la Educación Superior. http://www.mineducacion.gov.co/sistemasdeinformacion/1735/w3-article-211868.html
  30. Skedsmo, G., & Huber, S. (2021). What does educational quality mean? Educational Assessment, Evaluation and Accountability: International Journal of Policy, Practice and Research, 33(4), 587-589. https://doi.org/10.1007/s11092-021-09378-4 DOI: https://doi.org/10.1007/s11092-021-09378-4
  31. Sumardi, A., & Adji, R. (2020). The influence of quality management on organization performance: service quality and product characteristics as a medium. Property Management, 38(3), 383-403. https://doi.org/10.1108/PM-10-2019-0060 DOI: https://doi.org/10.1108/PM-10-2019-0060
  32. Unesco. (1998). Declaración Mundial sobre la Educación Superior en el siglo XXI: visión y acción. Unesco.
  33. Velásquez, J., Neira, D., Crissien, T., & Parody, A. (2022). Multidimensional indicator to measure quality in education. International Journal of Educational Development, 89, 102541. https://doi.org/10.1016/j.ijedudev.2021.102541 DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijedudev.2021.102541

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

<< < 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.