Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Avaliação do Programa de Aceleração da Aprendizagem: uma apreciação estratégica para a educação inclusiva no pós-conflito

Resumo

Na Colômbia, o Ministério de Educação Nacional tem adoptado o Programa de Aceleração da Aprendizagem [PAA], como modelo flexível para população em condições especiais. O estudo avaliou o PAA numa instituição educativa de Neiva, para determinar sim se está a cumprindo com os objetivos pelos quais foi implementado e se pode ser um referente para a população que surge do pós-conflito. O estudo abordou-se desde um enfoque qualitativo, com um alcance descritivo-avaliativo, de corte transversal, que toma dados entre os anos 2011 e 2016. Como é um estudo que avalia o impacto do programa, se adoptou o desenho de pesquisa não experimental-transversal. Realizaram-se revisão documental e entrevistas. Encontrou-se que o PAA tem garantido o reingresso ao sistema educativo no nível de educação básica, mas não garante a continuidade na educação média, por diferentes causas que ocasionam deserção escolar. O PAA pode-se catalogar como viável para a população que surge do processo de pós-conflito. 

Palavras-chave

aceleração da aprendizagem, vulnerabilidade, pós-conflito, inclusão, avaliação

PDF (Español) HTML (Español) EPUB (Español) XML (Español)

Referências

  1. Bernal, T., Daza, C. y Jaramillo, P. (2015). Satisfacción con la vida y resiliencia en jóvenes en extraedad escolar. Revista Iberoamericana de Psicología: Ciencia y Tecnología 8(2), 43–53. Recuperado de ibero-revistas.metabiblioteca.org/index.php/ripsicologia/article/download/749/823
  2. Blanco, G. R. (1999). Hacia una escuela para todos y con todos. Santiago de Chile: Unesco
  3. Blanco G. (2006). La equidad y la inclusión social: uno de los desafíos de la educación y de la escuela hoy. Revista Electrónica Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 4, (3) . 1 - 15.
  4. Booth, T. y Ainscow, M. (2002). Guía para la evaluación y mejora de la educación inclusiva. Recuperado de http://www.ite.educacion.es/formacion/materiales/126/cd/unidad_3/material_M1/sabermas1.pdf
  5. Confederación Española de Organizaciones en Favor de las Personas con Discapacidad Intelectual - FEAPS. (2009). Fundación para las Relaciones Internacionales y el Diálogo Exterior (FRIDE). (2006). El posconflicto bajo el prima de las víctimas. Recuperado de http://fride.org/descarga/BGR_Posconflic_ESP_dic06.pdf
  6. Cohdes. (2000). Esta Guerra no es nuestra… y la estamos perdiendo (32) . Recuperado de https://www.unicef.org/colombia/pdf/codhes02.pdf
  7. Congreso de Colombia. (18 de julio de 1997). Ley 387 de 1997. DO: 43091. Recuperado de http://www.suin-juriscol.gov.co/viewDocument.asp?ruta=Leyes/1659244
  8. Echeverry, A. L. (2015). El programa de Aceleración del Aprendizaje como apuesta de inclusión y mejoramiento de los procesos formativos (Tesis de maestría, Universidad Católica de Manizales). Recuperado de http://repositorio.ucm.edu.co:8080/jspui/bitstream/handle/10839/1274/LUZ%20MARIA%20ECHEVERRY%20ALZATE.pdf?sequence=1&isAllowed=y
  9. Justicia. (16 de Mayo de 2016). Fiscalía dice que Farc reclutaron a 11.556 menores. El Tiempo. Recuperado de http://www.eltiempo.com/archivo/documento/CMS-16595038
  10. Ospina, L. y Perez, V. (2015). Representaciones narrativas de la escuela por los niños, niñas y jóvenes del Programa Aceleración del Aprendizaje de la I.E. Fe y Alegría Luis Amigo. (Tesis de licenciatura, Universidad de Antioquia). Recuperado de http://ayura.udea.edu.co:8080/jspui/bitstream/123456789/1864/1/CA0676.pdf
  11. Paiz, I. (2016). Sobreedad escolar y educación acelerada. Guatemala: Dirección General de. Evaluación e Investigación Educativa. Guatemala: Ministerio de Educación. Recuperado de http://www.mineduc.gob.gt/digeduca
  12. Perez J., R. (2000). La evaluación de programas educativos: conceptos básicos, planteamientos generales y problemática. Revista de Investigación Educativa, 18(2), 261 - 287.
  13. Perez, R. (Ed.). (2009). La educación que queremos. Situación actual de la Inclusión Educativa en España. Recuperado de http://www.plenainclusion.org/sites/default/files/educacion.pdf
  14. Ramos, I. (2016). Evaluación de los aprendizajes en la metodología flexible aceleración del aprendizaje para el desarrollo de competencias en la educación básica primaria en la Institucion Educativa Santo Domingo Savio. Revista de la Facultad de Educación, 23. 106-14. DOI: http://dx.doi.org/10.18636/refaedu.v23i1.623.g584
  15. Rodríguez, R., Panqueva, C., Sánchez, J. y Vesga, E. (2010). Manual operativo. Modelo educativo aceleración del aprendizaje. 2a ed. Bogota: Ministerio de Educación Nacional.
  16. Romero, P. L. (2012). Aproximación a la experiencia: Programa de Aceleración de Aprendizaje del Colegio Nacederos de la ciudad de Cali. (Tesis de pregrado, Universidad del Valle). Recuperado de http://bibliotecadigital.univalle.edu.co:8080/bitstream/10893/4772/1/CB-0478431.pdf
  17. Ruiz, D. (2007). La extraedad escolar ¿una anormalidad social?. Venezuela: Universidad de los Andes.
  18. Sanchez, J. (2010). Guía Docente. Manual operativo. Modelo educativo aceleración del aprendizaje. 2a ed. Bogota: Ministerio de Educación Nacional.
  19. Terigi, F. (2009). Segmentación urbana y educación en América Latina. Aportes de seis estudios sobre políticas de inclusión educativa en seis grandes ciudades de la región. Revista Iberoamericana Sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 4 (7). 29-47. Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/3190845.pdf
  20. Unesco. (1990). Declaración Mundial sobre Educación Para Todos y Marco de Acción para Satisfacer las necesidades Básicas de Aprendizaje. Recuperado de http://www.unesco.org/education/pdf/JOMTIE_S.PDF.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

<< < 7 8 9 10 11 12 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.