Políticas globalizadas de formação docente: propostas para uma leitura filosófica
Resumo
O presente artigo indaga sobre as políticas de formação docente que organismos internacionais, tais como o Banco Mundial ou a OCDE, promovem para a América Latina e no Caribe. Abordam-se documentos publicados por estes organismos e para sua leitura se utilizam três eixos transversais. No primeiro lugar, se revisam as hierarquias sócio-econômica e seu impacto na formulação dos perfis desejáveis para exercer a profissão docente. Em segundo lugar, se revisam os supostos de gênero que é possível deduzir das orientações que provem. E, finalmente, se reflete sobre os traços culturais supostos e ponderados como desejáveis na formação permanente dos futuros professores. Ao ser um texto filosófico, abre-se, respeito de cada um destes temas, um campo problemático que permanece disponível para a reflexão, a discussão e o estudo dos atores do sistema educacional em cada contexto. Também, propõem-se nas conclusões, algumas linhas de indagação abertas, que constituem apostas para reformular e intervir nos processos de formação docente e, de maneira concomitante, na definição de políticas educacionais significativas e emancipatórias na América Latina.
Palavras-chave
política educacional, formação profissional, filosofia da educação, estado e educação, autonomia educacional
Biografia do Autor
Laura Galazzi
Doctora en Filosofía
Universidad Nacional de Luján (Buenos Aires, Argentina)
Diana Gómez
Profesora de Filosofía
Universidad de Buenos Aires
Muriel Vázquez
Magister en Gestión Cultural
Universidad Nacional de las Artes
Referências
Argentina. (2014). CENPE 2014 Censo Nacional del Personal de los Establecimientos Educativos. Ministerio de Educación y Deportes de la Nación Argentina. Recuperado de https://www.argentina.gob.ar/sites/default/files/cenpe-2014-resultados-preliminares_0.pdf
https://doi.org/10.19137/qs.v7i0.683
Ávalos, B. (2014). La formación inicial docente en Chile: Tensiones entre políticas de apoyo y control. Estudios Pedagógicos, 40, 11-28. https://doi.org/10.4067/s0718-07052014000200002
Ball, S. (2013). Performatividad y fabricaciones en la economía educacional: rumbo a una sociedad performartiva. Pedagogía y Saberes, (36), 103-113. https://doi.org/10.17227/01212494.38pys103.113
Banco Mundial. (2018). Informe sobre el desarrollo mundial 2018: Aprender para hacer realidad la promesa de la educación. Cuadernillo del “Panorama general”. Washington, D.C.: Banco Mundial.
https://doi.org/10.15446/anpol.v29n88.63881
Bourdieu, P. (2012). La distinción. Criterios y bases sociales del gusto. Buenos Aires: Taurus.
Bruns, B., & Luque, J. (2014). Profesores Excelentes. Cómo mejorar el aprendizaje en América Latina y el Caribe. Washington: Banco Mundial, Foro sobre el desarrollo de América Latina. https://doi.org/10.1787/leo-2018-graph70-es
Calvo, G. (Coord.) (2004). La formación de los docentes en Colombia. Estudio Diagnóstico. Bogotá: IESALC/UNESCO.
Carvalho, L., & Costa, E. (2014). Os políticos e o PISA: entre a adesão segura e a recepção activa. Propuesta Educativa, 23(41), 46-54.
Deleuze, G. (1979) Epílogo. En J. Doncelot, La policía de las Familias. Valencia: Pre-textos, 7-12.
Falabella, A. (2014). The Performing School: the effects of Market & accountability policies. Archivos Analíticos de Políticas Educativas, 22 (70), 1-29. Universidad de San Andrés y Arizona State University.
Feldfeber, M. (2007). La regulación de la formación y el trabajo docente: un análisis crítico de la “Agenda Educativa” en América Latina. Educación y Sociedad, 28(99), 444-465. https://doi.org/10.1590/s0101-73302007000200008
Feldfeber, M. (Comp.). (2009). Autonomía y gobierno de la educación. Perspectivas, antinomias y tensiones. Buenos Aires: Aiqué.
Femenías, M. (2012). “Introducción: cuestiones preliminares#. En Spadaro, María (Comp.), Enseñar filosofía, hoy, pp. 19-47. Buenos Aires: Edulp.
Galazzi, L. (2018). Del encierro al control: enclaves (re)productivos de la escuela contemporánea. Buenos Aires: Teseo.
Galindo, M., & Malgesini, G. (1994). Crecimiento económico. Principales teorías desde Keynes. Madrid: McGraw-Hill.
Gómez, D., & Mamilovich, C. (2015). La enseñanza de la filosofía en el contexto institucional. Encuentros y desencuentros entre filosofía, educación y política. En A. Cerletti & A. Couló (Orgs.), La enseñanza filosófica. Cuestiones de política, género y educación. Pp. 113-134, Buenos Aires: Noveduc. https://doi.org/10.17227/01203916.7576
Kaplan, C. (2014). Clases del Curso de Postgrado: Las violencias en la escuela como cuestión social. Posadas: Universidad Nacional de Misiones, Mimmeo.
México. (2014). Censo de escuelas, maestros y alumnos de educación básica y especial (Cemabe). Instituto Nacional de Estadística y Geografía. Recuperado de https://www.uv.mx/personal/kvalencia/files/2013/09/INEGI-2014-Censo-Escolar.pdf
Miguel de, A. (2011). Los feminismos a través de la historia (Edición virtual). Recuperado de https://omegalfa.es/downloadfile.php?file=libros/los-feminismos-a-traves-de-la-historia.pdf. https://doi.org/10.5944/hme.8.2018.19827
Miyares. A. (2003). Democracia feminista. Madrid: Ediciones Cátedra.
Morgade, G. (1992). El determinante de género en el Trabajo Docente de la Escuela Primaria. Buenos Aires: Miño y Dávila.
Morgade, G. (1997). La docencia para las mujeres: una alternativa contradictoria en el camino hacia los saberes legítimos. En G. Morgade (Comp.), Mujeres en la educación. Género y docencia en la Argentina 1870-1930. Pp. 67-114, Buenos Aires: Miño y Dávila. https://doi.org/10.2307/j.ctv513bk8.7
OCDE. (2015). Who wants to become a teacher?. PISA in Focus (Trad. propia), (58).
OCDE. (2016). PISA 2015. Resultados clave. París: OCDE.
OCDE. (s.f.). El programa PISA del a OCDE. Qué es y para qué sirve. París: Santillana.
Rivera, L., González, R., & Guerra, M. (2016). Reconfiguración de la profesión docente en México. De la acreditación voluntaria a la evaluación obligatoria (1992-2015). Revista del Instituto de Investigaciones en Ciencias de la Educación, (39), 83-97. https://doi.org/10.18004/mem.iics/1812-9528/2016.014(03)62-072
Rueda, M., Ordorika, I., Gil, M., & Rodríguez, R. (2016). Reforma educativa y evaluación docente: el debate. Perfiles Educativos, 38(151), 190-206. https://doi.org/10.22201/iisue.24486167e.2016.151.54924
Skliar, C. (2015). La pronunciación de la diferencia entre lo filosófico, lo pedagógico y lo literario. Pro-Posições, 26(1), pp. 29-47. https://doi.org/10.1590/0103-7307201507605
Sousa de, B. (2010). Para descolonizar Occidente. Más allá del pensamiento abismal. Buenos Aires: CLACSO/Prometeo. Tenti, E. (Comp.). (2007). El oficio de docente. Vocación, trabajo y profesión en el siglo XXI. Buenos Aires: Siglo XXI editores. https://doi.org/10.2307/j.ctv6hp3gc.5
UNESCO. (2009). Marco de estadísticas Culturales de la UNESCO. Instituto de Estadísticas de Canadá. Recuperado de http://unesdoc.unesco.org/images/0019/001910/191063s.pdf. https://doi.org/10.15220/978-92-9189-083-5-sp
UNESCO. (2011) Batería de indicadores UNESCO en cultura para el desarrollo. Manual preliminar de metodología. AECID-UNESCO.
Vázquez, M. (2018). Fundamentación y diseño de un modelo de gestión en ámbitos educativos institucionalizados. Intervenciones culturales de cine y teatro-debate, como espacios de construcción filosófica colectiva (Tesis de Maestría, UBA, Buenos Aires, Argentina). https://doi.org/10.24215/23143738e039
Willis, P. (1993). Producción cultural no es lo mismo que reproducción cultural, que a su vez no es lo mismo que reproducción social, que tampoco es lo mismo que reproducción. En A. Díaz, H. Brun, F.Velasco, & D. García (Coord.). Lecturas de antropología para educadores. Madrid: Trotta, 431-461. https://doi.org/10.4321/s0365-66912009000900002
Yannoulas, S. (1997). Maestras de antaño: ¿mujeres tradicionales? Brasil y Argentina (1870-1930). En T. Tadeu, G. Morgade, H. Cucuzza, D. Barrancos, M. Bellucci, G. Crespí, & S. Yannoulas, Mujeres en la educación. Género y docencia en la argentina: 1870-1930. Pp. 175-191, Buenos Aires: Miño y Dávila. https://doi.org/10.31819/9783964562661-005