Sequência didática: fração de resolução de problemas parte-tudo e operador no ambiente pessoal de aprendizagem grau 6º

Resumo
A pesquisa teve como objetivo fortalecer a resolução de problemas da fração parte-todo em contextos contínuos, discretos e de fração operadora através de uma sequência didática implementada em um Ambiente de Aprendizagem Pessoal (PLE), em alunos do 602º ano da sede da IERD El Dorado Nescuatá do município de Sesquilé-Cundinamarca. Baseou-se em uma metodologia de tipo misto com desenho de pesquisa-ação, a amostragem foi composta por 16 alunos do grupo controle -GC- e 15 alunos do grupo experimental -GE-; Três instrumentos foram desenhados e validados: teste diagnóstico, sequência didática e teste de saída. Os resultados na fase diagnóstica mostraram uma oportunidade de melhoria no que se refere à resolução de problemas da fração como operador. A sequência didática foi estruturada em quatro sessões sobre a fração como parte de um todo e como operador. Sua implementação foi realizada para o grupo experimental em um PLE guiado por vários recursos multimídia. De modo geral, melhores desempenhos foram observados no grupo experimental em cinco das seis categorias analisadas. Ao avaliar o impacto da intervenção pedagógica, o grupo experimental obteve melhores resultados na resolução de problemas da fração como parte de um todo e como operador, combinando o uso de material concreto e os recursos educacionais digitais do PLE. Na implementação da sequência didática, os alunos amostradores se apropriaram de três das cinco fases para a resolução de problemas matemáticos.
Palavras-chave
sequência didática, resolução de problemas, fração, PLE
Biografia do Autor
Roberto Alejandro Niño Betancourt
Magíster en Didáctica de las Matemáticas.
José Antonio Chacón Benavídez
Investigador Junior (IJ) SNCTeI, convocatoria 894. Magíster en Administración y Planificación Educativa, Especialista en Educación Personalizada, Licenciado en Ciencias de la Educación Física y Matemáticas. Integrante del grupo de Investigación SIEK. Profesor de la Licenciatura en Educación Básica Primaria, Facultad de Estudios a Distancia.
Referências
- Barrantes, H. (2006). Resolución de problemas: El trabajo de Allan Schoenfeld. Cuadernos de investigación y formación en educación matemática, 1(1). Obtenido de: https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/cifem/article/view/6971
- Brousseau, G. (1986). Fundamentos y métodos de la Didáctica de la Matemática. Recherches en didactique des mathematiques, 7(2), 33-115. Obtenido de: http://www.cvrecursosdidacticos.com/web/repository/1462973817_Fundamentos%20de%20Brousseau.pdf
- Díaz, B. A. (2013). Guía para la elaboración de una secuencia didáctica. Comunidad de conocimiento UNAM. Obtenido de: http://www.setse.org.mx/ReformaEducativa/Rumbo%20a%20la%20Primera%20Evaluaci%C3%B3n/Factores%20de%20Evaluaci%C3%B3n/Pr%C3%A1ctica%20Profesional/Gu%C3%ADa-secuencias-didacticas_Angel%20D%C3%ADaz.pdf
- Gaviria, G. (2016). Estrategia Didáctica para Trabajar el Concepto de Fracción como Relación Parte-Todo en Grado Quinto, teniendo en cuenta su origen Histórico. Tesis de Maestría. Bogotá, D.C., Colombia: Universidad Nacional de Colombia.
- Godino, J. D. (2010). Perspectiva de la didáctica de las matemáticas como disciplina tecnocientífica. Universidad de Granada. Obtenido de: https://www.ugr.es/~jgodino/fundamentos_teoricos/perspectiva_ddm.pdf
- Gómez , M. P., & Jácome, S. J. (2018). Efecto de la metodología de Pólya en el desarrollo de la resolución de problemas matemáticos en los estudiantes de grado cuarto. Universidad de la Costa. Barranquilla, Colombia. Obtenido de: https://repositorio.cuc.edu.co/bitstream/handle/11323/133/73548816%20-%2085435419.pdf?sequence=1&isAllowed=y
- Hernández, S. R., Fernández, C. C., & Baptista, L. P. (2014). Metodología de la investigación. México: MacGraw-Hill.
- ICFES. (2018). Informe por Colegio del Cuatrenio, Análisis histórico y comparativo. Bogotá.
- Linares, S., & Sánchez, M. (1997). Fracciones. Madrid, España: Síntesis S.A.
- May, J. (2015). George Pólya (1965). Cómo plantear y resolver problemas [título original: How to solve it?]. México: Trillas. 215 pp. Entreciencias: Diálogos en la Sociedad del Conocimiento, 3(8), 419-420.
- Ministerio de Educación Nacional. (2006). Estándares Básicos de Competencias en Matemáticas. Bogotá. doi: https://www.mineducacion.gov.co/1621/articles-116042_archivo_pdf2.pdf
- Ministerio de Educación Nacional. (2016). Derechos Básicos de Aprendizaje (DBA). Bogotá. Obtenido de: http://aprende.colombiaaprende.edu.co/sites/default/files/naspublic/DBA_Matem%C3%A1ticas.pdf
- Pólya, G. (1982). Como plantear y resolver problemas. México: Trillas.
- Vasco, C. E. (1994). El archipiélago fraccionario. En Vasco, Un nuevo enfoque para la didáctica de las matemáticas (págs. 23 - 45). Bogotá, Colombia: Ministerio de Educación Nacional. https://www.docsity.com/es/archipielago-fraccionario/5663258