Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Avaliação : processo objetivo que influenciou a subjetividade.

Resumo

Avaliar, é sem dúvida uma palavra que evoca no sujeito um sentimento a partir da posição a partir da qual deve ser assumido. Para uns representa nota, para outros capacidade, para outros potência e seguramente numa viagem pela experiência e pelos papéis ou vários lugares que ocupa, será dada uma nova concepção ou uma nova nuance a seu respeito, que tem como outros um estreito relação na hora de colocar em cena o processo escolar, o processo de ensino, e assume algumas conotações singulares quando esse processo se instala na educação formal do Ensino Fundamental, eixo central desta escrita, que não pretende senão retomar. De forma reflexiva, a fim de tentar um novo olhar sobre o que isso pode significar. Assim, para alcançar a reflexão exposta, inicialmente ela poderia estar situada em um tempo e um espaço, que passa a ser percebido sem dúvida, tão antigo quanto ele próprio em um reconhecimento social de relações, já que cada grupo de pessoas do que é resgata em diferentes narrativas, percebe que o ser humano procurou medir e comparar.

Palavras-chave

Avaliação, Subjetividade, Ensino e aprendizagem

PDF (Español)

Biografia do Autor

Martha Liliana Rodríguez Vivas

Doctorando en Educación con Énfasis en Didáctica y Pedagogía. Atlantic International University, Magíster en Educación con Énfasis en el Aprendizaje de la Lecto escritura. Universidad Externado de Colombia, Licenciada en Educación Preescolar, Fundación Universitaria Monserrate - Unimonserrate. Directora Pro- grama Licenciatura en Básica Primaria de la Fundación Universitaria Monserrate.

Diana Alejandra Orjuela Sáenz

Licenciada en Educación para la Primera Infancia. Docente en el Programa Licenciatura en Básica Primaria de la Fundación Universitaria Monserrate.


Referências

  1. Álvarez Vallina, Noemí (2010). La evaluación educativa. Pedagogía magna, 8(2010), 159-167. ISSN-e 2171-9551, recuperado de: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3628044
  2. Conceptos de evaluación. (2018, marzo 11). Recuperado de: http://evaluar-es-formar.blogspot.com/2018/03/conceptos-de-evaluacion.html
  3. Díaz, F. (1984). Didáctica y Currículum, Nuevomar, México.
  4. Díaz Barriga, Ángel. (2005). Evaluación curricular y evaluación de programas con fines de acreditación. Cercanías y desencuentros. Recuperado de http://www.angeldiazbarriga.com/ponencias/conferencia_cnie2005.pdf
  5. Gil Álvarez, José Luis; Morales Cruz, Mabel & Mesa Salvatierra, Johana. (2017). La evaluación educativa como proceso histórico social: perspectivas para el mejoramiento de la calidad de los sistemas educativos. Revista Universidad y Sociedad, 9(4), 162-167. Recuperado en 02 de agosto de 2021, de http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2218-36202017000400022&lng=es&tlng=es.
  6. Jara Holliday, Oscar. (2019). La Concepción Metodológica Dialéctica, los Métodos y las Técnicas Participativas en la Educación Popular, CEP Centro de Estudios y Publicaciones Alforja. San José de Costa Rica. Recuperado de: https://trabajosocialsantafe.org/wp-content/uploads/2019/02/Jara-Sistematizacion.pdf
  7. Jimeno, J. y Pérez, A. (1990). La enseñanza, su teoría y su práctica. Ediciones Morata, Madrid- España.
  8. Morales Artero. JJ. (2001). Evaluación Caracterización general. UBA. Recuperado de: https://www.tdx.cat/bitstream/handle/10803/5036/jjma08de16.pdf.PDF
  9. Ortiz Ocaña, Alexander (2009). Currículo y Evaluación. ¿Cómo preparar, desarrollar y evaluar clases de calidad? Editorial Unimagdalena
  10. Ortiz, A.L. (2004). Metodología de la enseñanza problémica en el aula de clases. ASIESCA. Colombia.
  11. Rodríguez Fernández, Delia. (s.f). Audio la Filosofía de la educación y la evaluación, Reflexionando sobre evaluación con el Dr. Manuel Carrero. La filosofía de la educación y la evaluación. Recuperado de: https://deliarodriguezinvestigacion.wordpress.com/2017/05/28/la-filosofia-de-la-educacion-y-la-evaluacion/
  12. Rubio Mayoral, Juan Luis (2006). Desarrollo económico y educación. Indicios históricos en las primeras “revoluciones industriales”. Educación XX 1, (9), 35-55. ISSNL 1139-613X, recuperado de: https://www.redalyc.org/comocitar.oa?id=70600902
  13. Stelia, Libia & Zafra, Niño. (1998). Currículo y evaluación: sus relaciones en el aprendizaje. Pedagogía y Saberes. 10.17227/01212494.11pys5.16. Recuperado de: https://www.researchgate.net/publication/267197626_Curriculo_y_evaluacion_sus_relaciones_en_el_aprendizaje
  14. Torrado, M. C. (1998). De la evaluación de aptitudes a la evaluación de competencias. ICFES. La Educación Superior. Santa Fe de Bogotá.

Downloads

Não há dados estatísticos.