Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Importância da super fórmula no ensino da geometria fractal.

Resumo

O objetivo do projeto visa nortear os conceitos básicos de Geometria Euclidiana que os alunos do San Mateo Flexible Formal Education College têm, neste sentido, diferentes representações da natureza foram analisadas através da super fórmula de Lame Gielis, como estratégia de aprendizagem fractal. Geometria, usando a ferramenta geogebra virtual. O seu desen- volvimento metodológico assenta num paradigma qualitativo (Sandoval Casilimas, 2002) que centrou o seu desenvolvimento na compreensão e análise dos diferentes comportamentos que os indivíduos do estudo têm a partir das seguintes fases metodológicas: Fase de Observação, Fase de Criação, Fase de Aplicação e Elevação

Palavras-chave

Prática pedagógica, Matemática, Aprendizagem, Geometria fractal, Geogebra

PDF (Español)

Biografia do Autor

Camilo Andrés García Pinilla

Estudiante de la Maestría en Didáctica de la Matemática. Licenciado en Educación Básica con énfasis en Matemáticas, Humanidades y Lengua Castellana de la Facultad de Estudios a Distancia y Licenciado en Matemáticas de la Facultad de Ciencias de la Educación de la Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia. Especialista en Educación Inclusiva, Fundación Universitaria Juan de Castellanos


Referências

  1. Brousseau, G. (2000). Educación y didáctica de las matemáticas. Educación Matemática, 12 (1), 5-38. Recuperado de: http://www.revista-edu-cacion-matematica.org.mx/descargas/Vol12/1/03Brousseau.pdf
  2. Braña, J. (2003). Introducción a la geometría fractal. Buenos Aires, Argentina. Colegio de Educación Formal Flexible San Mateo. (2018). Proyecto Educativo Institucional (PEI). Tunja, Colombia.
  3. Camargo, Leonor, & Acosta, Martín. (2012). La geometría, su enseñanza y su aprendizaje. Tecné, Episteme y Didaxis: TED, (32), 4-8. Retrieved November 22, 2019. http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0121-38142012000200001&lng=en&tlng=es
  4. Caraballo Colmenares, Rosana, (2007), “La andragogía en la Educación Superior”, en Investigación y postgrado, Caracas, Universidad Pedagógica Experimental Libertador, vol. 22, núm. 2, pp. 187-206. https://www.redalyc.org/pdf/658/65822208.pdf
  5. Corbeta, P. (2010). Metodología y técnicas de investigación cualitativa. Recuperado de: https://diversidadlocal.files.wordpress.com/2012/09/meto dologc3ada-y-tc3a9cnicas-de-investigacic3b3n-social-piergiorgio-cor betta.pdf
  6. D´Amore, B. (2008). Matemática en todo: recorridos matemáticos inusuales y curiosos. Editorial Magisterio. Bogotá.
  7. Decreto 3011. El cual se establecen normas para el ofrecimiento de la educación de adultos y se dictan otras disposiciones. Colombia. 190 de diciembre de 1997.
  8. Díaz, L. (2011). La observación, México, DF. Departamento de publicaciones de la Facultad de Psicología de la UNAM. Recuperado de: http://www.psicologia.unam.mx/documentos/pdf/publicaciones/La_observacion_Lidia_Diaz_Sanjuan_Texto_Apoyo_Didactico_Metodo_Clinico_3_Sem.pdf
  9. Jiménez-Espinosa, A., & Sánchez-Bareño, D. (2019). La práctica pedagógica desde las situaciones a-didácticas en matemáticas. REVISTA DE INVESTIGACIÓN, DESARROLLO E INNOVACIÓN, 9(2), 333-346. https://doi.org/10.19053/20278306.v9.n2.2019.9179
  10. Resolución N0 2690. Licencia de funcionamiento Colegio San Mateo. Tunja, Colombia. 2001.
  11. Sandoval, C. (2002) Investigación Cualitativa. Programa de especialización en teoría, métodos y técnicas de investigación social. Bogotá, Colombia. ARFO.

Downloads

Não há dados estatísticos.