Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

A participação ativa de crianças do município de Mosquera, Cundinamarca em espaços on-line durante a pandemia.

Resumo

O objetivo da pesquisa se concentrou em promover a participação ativa de crianças de 4 a 12 anos do município de Mosquera-Cundinamarca, Colômbia, por meio de espaços online, tornando visíveis as vozes do grupo selecionado para esse processo. Essa experiência foi vivida em tempos de pandemia, impedindo assim os encontros presenciais, gerando a necessidade de abrir a virtualidade, e por meio dela foi gerada uma série de oficinas que surgiram dos interesses dessas infâncias, permitindo assim fortalecer as habilidades de liderança , trabalho colaborativo, cooperativo. Este estudo é realizado a partir de uma pesquisa qualitativa com abor- dagem hermenêutica onde foram utilizados os seguintes instrumentos: entrevistas, pesquisas, observação, a documentação pedagógica das diferentes oficinas e as atas das reuniões dos espaços de reflexão.

Palavras-chave

Infância, Participação ativa, Desenvolvimento humano, Espaços online, Mosquera

PDF (Español)

Biografia do Autor

Diana Marcela Ávila Fuentes

Magíster en Familia, Educación y Desarrollo, egresada de la Fundación Universitaria Monserrate- Unimonserrate, Licenciada en Educación Preescolar Egresada de la Fundación Universitaria Monserrate- Unimonserrate, Docente Universitaria de  la Fundación Universitaria Monserrate-Unimonserrate.

Jessica Díaz Torres

Licenciada en Educación Infantil, egresada de la Universidad Pedagógica de Colombia, Docente Universitaria Monserrate-Unimonserrate.

Valentina Fajardo Pinzón

Especialista en gerencia del talento humano, psicóloga egresada de la fundación universitaria Korad Lorenz. Funcionaria de la alcaldía municipal de Mosquera, Cundinamarca, Colombia.


Referências

  1. Alfageme, E., Cantos, R., & Martínez, M. (2003). De la participación al protagonismo infantil. Propuestas para la acción. Madrid: Plataforma de Organizaciones de Infancia.
  2. De la Concepción, A. (2015). Concepciones sobre participación de niñas, niños y adolescentes: Su importancia en la construcción de la convivencia escolar. Cultura, Educación y Sociedad 6(2), 9-28.
  3. Delgado, R. (2006). El desarrollo humano: un panorama en permanente transformación 1. Revista Tendencia & Retos Nº 11: 97-115.
  4. Quintero, J., y Henao, G. (2016). La participación infantil y juvenil en el aula. Una reflexión desde las narrativas docentes de una institución pública. Katharsis, (21), 311-329.
  5. Riera, V., Apolo, M., Tamayo, D., y Mejía, C. (2021). Ocupación del tiempo libre en niños de 10 a 12 años en tiempos de pandemia covid-19. Polo del Conocimiento, 6(9), 243-258.
  6. Rojas, P., y Hernández, L. (2020). Aplicación de estrategias lúdico-pedagógicas en modalidad virtual, para fortalecer la habilidad blanda: capacidad para relacionarse, en niños de 6 a 10 años.
  7. Siraj J., Y Romero, T. (2017). De la aplicación a la participación activa de las TIC en Educación Infantil. Pixel-Bit. Revista de Medios y Educación, (51), 165-181.
  8. UNICEF. (2020). No dejemos que los niños sean las víctimas ocultas de la pandemia de COVID-19. Recuperado de: https://www.unicef.org/es/comunicados-prensa/no-dejemos-ninos-seanvictimas-ocultas-de-la-pandemia-covid-19
  9. Vasilachis de Gialdino, I. (2007). Estrategias de investigación cualitativa. Buenos Aires: Gedisa.
  10. Vasilachis de Gialdino, I. (1992). Métodos cualitativos I. Los problemas teórico- epistemológicos. Centro Editor de América Latina, Buenos Aires.

Downloads

Não há dados estatísticos.