Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

A participação ativa de crianças do município de Mosquera, Cundinamarca em espaços on-line durante a pandemia.

Resumo

O objetivo da pesquisa se concentrou em promover a participação ativa de crianças de 4 a 12 anos do município de Mosquera-Cundinamarca, Colômbia, por meio de espaços online, tornando visíveis as vozes do grupo selecionado para esse processo. Essa experiência foi vivida em tempos de pandemia, impedindo assim os encontros presenciais, gerando a necessidade de abrir a virtualidade, e por meio dela foi gerada uma série de oficinas que surgiram dos interesses dessas infâncias, permitindo assim fortalecer as habilidades de liderança , trabalho colaborativo, cooperativo. Este estudo é realizado a partir de uma pesquisa qualitativa com abor- dagem hermenêutica onde foram utilizados os seguintes instrumentos: entrevistas, pesquisas, observação, a documentação pedagógica das diferentes oficinas e as atas das reuniões dos espaços de reflexão.

Palavras-chave

Infância, Participação ativa, Desenvolvimento humano, Espaços online, Mosquera

PDF (Español)

Biografia do Autor

Diana Marcela Ávila Fuentes

Magíster en Familia, Educación y Desarrollo, egresada de la Fundación Universitaria Monserrate- Unimonserrate, Licenciada en Educación Preescolar Egresada de la Fundación Universitaria Monserrate- Unimonserrate, Docente Universitaria de  la Fundación Universitaria Monserrate-Unimonserrate.

Jessica Díaz Torres

Licenciada en Educación Infantil, egresada de la Universidad Pedagógica de Colombia, Docente Universitaria Monserrate-Unimonserrate.

Valentina Fajardo Pinzón

Especialista en gerencia del talento humano, psicóloga egresada de la fundación universitaria Korad Lorenz. Funcionaria de la alcaldía municipal de Mosquera, Cundinamarca, Colombia.


Referências

  • Alfageme, E., Cantos, R., & Martínez, M. (2003). De la participación al protagonismo infantil. Propuestas para la acción. Madrid: Plataforma de Organizaciones de Infancia.
  • De la Concepción, A. (2015). Concepciones sobre participación de niñas, niños y adolescentes: Su importancia en la construcción de la convivencia escolar. Cultura, Educación y Sociedad 6(2), 9-28.
  • Delgado, R. (2006). El desarrollo humano: un panorama en permanente transformación 1. Revista Tendencia & Retos Nº 11: 97-115.
  • Quintero, J., y Henao, G. (2016). La participación infantil y juvenil en el aula. Una reflexión desde las narrativas docentes de una institución pública. Katharsis, (21), 311-329.
  • Riera, V., Apolo, M., Tamayo, D., y Mejía, C. (2021). Ocupación del tiempo libre en niños de 10 a 12 años en tiempos de pandemia covid-19. Polo del Conocimiento, 6(9), 243-258.
  • Rojas, P., y Hernández, L. (2020). Aplicación de estrategias lúdico-pedagógicas en modalidad virtual, para fortalecer la habilidad blanda: capacidad para relacionarse, en niños de 6 a 10 años.
  • Siraj J., Y Romero, T. (2017). De la aplicación a la participación activa de las TIC en Educación Infantil. Pixel-Bit. Revista de Medios y Educación, (51), 165-181.
  • UNICEF. (2020). No dejemos que los niños sean las víctimas ocultas de la pandemia de COVID-19. Recuperado de: https://www.unicef.org/es/comunicados-prensa/no-dejemos-ninos-seanvictimas-ocultas-de-la-pandemia-covid-19
  • Vasilachis de Gialdino, I. (2007). Estrategias de investigación cualitativa. Buenos Aires: Gedisa.
  • Vasilachis de Gialdino, I. (1992). Métodos cualitativos I. Los problemas teórico- epistemológicos. Centro Editor de América Latina, Buenos Aires.

Downloads

Não há dados estatísticos.