Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Práticas sociais que melhoram a resolução de problemas matemáticos.

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão das práticas sociais como aliada na dinamização da resolução de problemas matemáticos dentro e fora da sala de aula, com alunos do setor rural, abrindo a possibilidade de uma nova perspectiva de aprendizagem a partir das experiências vividas pelo aluno. . dentro de seu contexto. Mostra uma visão de como a educação do campo é vista, as práticas educativas e como estas se relacionam com a matemática. Da mesma forma, reconhece as práticas de ensino como o cenário em que são gerados processos investigativos que contribuem para o desenvolvimento do pensamento matemático, crítico e reflexivo dos alunos; ali o professor torna-se um mediador no processo de ensino e aprendizagem que resgata as experiências do cotidiano de cada um dos participantes nos encontros educativos. Este documento é o resultado de uma investigação social que surge da identificação de uma situação-pro- blema com o objetivo de promover diversas práticas sociais e, por meio de diferentes fontes, analisar aqueles aspectos que permitem propor cenários favoráveis à aprendizagem; em seguida, propor essas práticas sociais como geradoras de processos investigativos e apresentar uma reflexão sobre o trabalho docente como contribuição para a resolução de problemas matemáticos.

Palavras-chave

Prática social, Educação do campo, Resolução de problemas matemáticos, Práticas de ensino, Processos de pesquisa

PDF (Español)

Biografia do Autor

Diana Yiseth Daza Garzón

Especialista en Necesidades de Aprendizaje en Lectura, Escritura y Matemáticas. Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia.

Gloria Lucía González Arenas

Especialista en Necesidades de Aprendizaje en Lectura, Escritura y Matemáticas. Licenciada en Educación Básica con énfasis en Matemáticas, Humanidades y Lengua Castellana. Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia.

Jully Andrea Rodríguez Báez

Especialista en Necesidades de Aprendizaje en Lectura, Escritura y Matemáticas. Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia.


Referências

  • Godino, J., Batanero, C., & Font, V. (2009). UN ENFOQUE ONTOSEMIÓTICO DEL CONOCIMIENTO Y LA INSTRUCCIÓN. The International Journal on Mathematics Education, 39 .
  • Murcia, N., Jaimes, S., & Gómez, J. (2006). La práctica social como expresión de humanidad. social practice as humanity’s expression.
  • Achilli, E. L. (1986). La Práctica Docente: Una Interpretación desde los saberes del maestro. Universidad Nacional del Rosario.
  • Ariztía, T. (2017). La teoría de las prácticas sociales: particularidades, posibilidades y límites. SOCIAL PRACTICE THEORY: PARTICULARITIES, POSSIBILITIES AND LIMITS.
  • Ausubel, D. (1983). Psicología Educativa y la labor Docente. Obtenido de: https://es.scribd.com/doc/187772086/David-Eusbel
  • Bautista, M., & González, G. (2019). La educación en Colombia: ¿Qué se ha hecho y qué hace falta? Docencia Rural en Colombia, 22.
  • Buendía Abalos, G. (2010). Articulando el saber matemático a través de prácticas sociales. El caso de lo periódico. Relime Vol. 13.
  • Camacho, A. R. (2006). Socioepistemología y prácticas sociales. Educación Matemática, 18, 113-157.
  • Cantoral, R., Montiel, G., & Reyes, D. G. (2015). EL PROGRAMA SOCIOEPISTEMOLÓGICO DE INVESTIGACIÓN. Socioepistemological program of Mathematics Education research.
  • Carrero, M. L., & González , M. F. (2016). La educación rural en Colombia: Espacio Estudiantil experiencias y perspectivas .
  • Castro, J. L. (2009). EL MAESTRO DE EDUCACIÓN PRIMARIA EN LA CONSTRUCCIÓN DE CONCEPTOS MATEMÁTICOS.
  • Cruz, J. G. (2017). El desarrollo de habilidades cognitivas mediante la resolución de problemas matemáticos. Revista Ciencia e Investigación, 2, 15-17.
  • Defraz Cruz , G. J. (2017). El desarrollo de habilidades cognitivas mediante la resolución de problemas matemáticos. Ciencia e Investigación, 14.
  • El Espectador. (4 de 05 de 2012). Minería o agricultura, un dilema económico. Obtenido de: https://www.elespectador.com/economia/mineria-o-agricultura-un-dilema-economico-article-351014/
  • García, B., Loredo, J., & Carranza, G. (2008). Análisis de la práctica educativa de los docentes. Revista Electrónica de Investigación Cientifica, 2.
  • Jiménez, A., Limas, L., & Alarcón, J. (2016). PRÁCTICAS PEDAGÓGICAS MATEMÁTICAS DE PROFESORES DE UNA INSTITUCIÓN EDUCATIVA DE ENSEÑANZA BÁSICA Y MEDIA. Praxis & Saber.
  • La pedagogía que vendrá. (13 de 04 de 2020). Obtenido de: https://www.youtube.com/watch?v=7kRamPWp1as&t=16s
  • Ley 115 de 1994 art. 64. (1994). DECRETA.
  • Linares, S. (2000). Intentando comprender la práctica del Departamento de Didáctica de las Matemáticas Universidad de Sevilla.
  • Malagón, R. (2019). Las prácticas en el aula de matemáticas: una mirada desde la formación de profesores. Tecné Episteme Didaxis.
  • Mejía, M. R. (2015). El maestro y la maestra, como productores de saber y conocimiento, refundamentan el saber escolar en el siglo XXI . Educación y Ciudad.
  • Mejía, M. R. (2015). El maestro y la mestra, como productores de saber y conocimiento, refundamentan el saber escolar en el siglo XXI . Educación y Ciudad.
  • Onesimoantropología. (25 de mayo de 2020). Clase Homo Ludens, Huizinga. Recuperado el 27 de 05 de 2021, de: https://www.youtube.com/watch?v=nkHWavcHFF4
  • Polya, G. (1989). Cómo plantear y resolver problemas. México: Trillas. Restrepo, B. (2009). Investigación de aula: formas y actores. Investigación en Educación y Sistemas Instruccionales.
  • Rivero, V. I. (2016). El juego desde los jugadores.
  • Rodríguez , M. E., & Mosqueda Marcano , K. (2014). La Pedagogía Liberadora de Freire en la Enseñanza de la Matemática. Educación y Desarrollo Social, 87-88.
  • Serres, Y. (2007). El rol de las prácticas en la Formación de Docentes de Matemática. CICATA-IPN, México.
  • Villalobos, X. (2008). Resolución de Problemas: Un Cambio Epistemológico con Resultados Metodológicos. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 6(3), 37-58.

Downloads

Não há dados estatísticos.