Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Etnomatematica para o fortalecimento das operações básicas em crianças indígenas piapocos.

Resumo

Este artigo apresenta os desafios que os estudantes indígenas perten- centes ao grupo étnico Piapoco no departamento de Guainía enfrentam no desenvolvimento do pensamento matemático, especificamente em operações matemáticas básicas. Abordando esta questão, para melhorar estas competências nos estudantes, através da Etnomatemática e da abordagem da Educação Matemática Realista (EMR), onde o objectivo era a concepção de uma sequência didáctica com a implementação da abor- dagem qualitativa, de tipo etnográfico, com a técnica da Etnomatemática, onde as diferentes análises e a coexistência com o ambiente e o contexto que o investigador teve foram abordadas com as diferentes análises e a coexistência com o ambiente e o contexto que o investigador teve. Com base nos dados apresentados, na informação recolhida e nas histórias contadas pelos avós dos Piapocos e pelos povos indígenas conhecedores, houve uma grande necessidade de gerar actividades através de uma sequência didáctica contextualizada ao seu ambiente, realidade e tradições; porque na sua visão do mundo, tradições e cultura estão imersos nas operações básicas durante as suas actividades diárias, no entanto, é essencial melhorar estes processos a partir da realidade.

Palavras-chave

Aprendizagem, Conhecimento, Cultura, Educação matemática, Sequência didáctica

PDF (Español)

Biografia do Autor

Angye Fernanda Rodríguez

Licenciada en Educación Básica con énfasis en Matemáticas, Humanidades y Lengua Castellana, Especialista en Didáctica de la Matemática para la Educación Básica, Magíster en Didáctica de la Matemática, Doctorando en Ciencias de la Educación, Docente de la Secretaría de Educación de Soacha.

Martha Leonor Saiz Sáenz

Licenciada en matemáticas, Magíster en Educación, Doctorando en Ciencias de la Educación, Docente Facultad de Estudios a Distancia de la Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia.


Referências

  1. Alagia, H., Bressan, A., y Sadovsky, P. (2005). Reflexiones teóricas para la educación matemática. Buenos Aires, Argentina: Libros del Zorzal.
  2. Alsina, Á. (2009). El aprendizaje realista: Una contribución de la investigación en Educación Matemática a la formación del profesorado.
  3. Bressan, A., Zolkower, B., & gallego, F. (2005). Los principios de la educación matemática realista. Bariloche, Argentina: GPDM. Recuperado el 2020.
  4. Bressan, A., Zolkower, B. E. T. I. N. A., & Gallego, M. F. (2004). Los principios de la educación matemática realista. Reflexiones teóricas para la educación matemática, 69-98.
  5. D’Ambrosio, U., y Rosa, M. (2008). Um diálogo com Ubiratan D’Ambrosio: uma conversa brasileira sobre etnomatemática. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, Perspectivas Socioculturales de la Educación Matemática, 1(2), 88-110.
  6. D’Ambrosio, Ubiratan (2002). Etnomatemáticas. Bolonia: Pitágoras, p. 200. D’Ambrosio. (1985). Ethnomathematics and its place in the history and pedagogy of mathematics. For the Learning of Mathematics, 5, 44-8.
  7. D’Ambrosio. (1999). Literacy, Matheracy, and Technoracy: A Trivium for Today. Mathematical Thinking and Learning 1(2), 131-153.DANE, Censo. 2005. Recuperado de: https://www.dane.gov.co/files/censo2005/etnia/sys/colombia_nacion.pdf de Bogotá, D.C. (1994). Ley 115 de 1994.
  8. Hernández-Sampieri, R., Fernández-Collado, R., & Baptista-Lucio, P. (2017). Selección de la muestra. http://funes.uniandes.edu.co/874/1/11Conferencias.pdf.
  9. MEN. (2006). Estándares Básicos de Competencias. Obtenido de: https://www.mineducacion.gov.co/1621/articles-340021_recurso_1.pdf
  10. Mora, C. (2019). Esta es la población indígena de Guainía, según el Censo 2018. Periódico El Morichal. Periódico de la Orinoquía Colombiana.
  11. Perales Palacios, F. Javier. (1993). La resolución de problemas: Una revisión estructurada. Enseñanza de las ciencias: Revista de investigación y experiencias didácticas, [en línea], 1993, Vol. 11, n.º 2, pp. 170-8, https://www.raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/21188
  12. Real Academia Española. (2014). Diccionario de la lengua española (23a. ed.).
  13. Riviere, A. (1990). Problemas y dificultades en el aprendizaje de las matemáticas: Una perspectiva cognitiva. A. Dins Marchesi, Coll, C. i Palacios, J.(Comp.): Desarrollo psicológico y educación (Ed.), 3, 155.
  14. Rodríguez, G., Gil, J., & García, E. (1996). Tradición y enfoques en la investigación cualitativa. Metodología de la investigación cualitativa, 14.
  15. Sampieri Hernández, R.; Collado, C. F. y Baptista Lucio, P. (2010). Capítulo 12. El inicio del proceso cualitativo: Planteamiento del problema, revisión de la literatura, surgimiento de las hipótesis e inmersión en el campo. En: Metodología de la investigación. 5ª edición (357-406). Bogotá: McGraw-Hill.

Downloads

Não há dados estatísticos.