Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

A importância da pesquisa na abordagem das experiências de leitura: as narrativas dos professores e dos alunos

Resumo

A investigação aponta a realidade numa Instituição de Ensino relativamente ao processo de leitura nos alunos do primeiro e segundo graus, este processo origina uma curiosidade fundamental nos investigadores, gerando um desafio para aqueles que estão interessados em repensar e reorientar a formação das crianças, apresentando a importância das experiências e vivências a que as crianças se deparam no referido processo, da mesma forma que as características do ambiente em que é apresentado na Instituição são reconhecidas de acordo com as práticas pedagógicas que aí são realizadas. Constitui um compêndio de experiências e experiências de leitura das crianças, tendo a leitura como tema principal, apoiado por autores que descrevem o conceito teórico desta categoria de investigação, em que se desenvolve a actividade educativa descrevendo em pormenor o processo de leitura que tem lugar na Instituição Educativa Liceo Colombo Escola Inglesa do Município de Chiquinquirá, partindo da análise das experiências de leitura das crianças tendo em conta as práticas pedagógicas e a importância da investigação para o professor, lembrando ao mesmo tempo que a autobiografia é o principal instrumento de análise em termos do processo de experiências contribuído pelas crianças na sua abordagem à leitura.

Palavras-chave

Leitura, Histórias, Autobiografia, Experiências e Práticas de Ensino

PDF (Español)

Biografia do Autor

Carmen Helena Mateus Ojeda

Especialista en Necesidades de Aprendizaje en Lectura, Escritura y Matemáticas.

Viviana Paola Cristancho Carvajal

Especialista en Necesidades de Aprendizaje en Lectura, Escritura y Matemáticas. 

Camila Fernanda Rojas Romero

Especialista en Necesidades de Aprendizaje en Lectura, Escritura y Matemáticas.

Gabriel Santiago Rodríguez Vargas

Especialista en Necesidades de Aprendizaje en Lectura, Escritura y Matemáticas.

Sonia Lucía Romero Alfonso

Magíster en Educación, con énfasis en Evaluación y Gestión Educativa Especialista en Docencia Universitaria, Especialista en Necesidades de Aprendizaje en Lectura, Escritura y Matemáticas, Licenciada en Educación Preescolar. Terapeuta del Lenguaje. Profesora Licenciatura en Educación Preescolar.


Referências

  1. Bolívar y Segovia (2006). El método biográfico-narrativo. Una herramienta para la investigación educativa.
  2. Bolívar, Domínguez y Fernández (2013). La Investigación Biográfico-Narrativa en Educación.
  3. Cabrera, K. (2019). Ambientes Lúdico Pedagógicos que Favorecen el Proceso Lector a partir de la Tradición Cultural en los Niños y Niñas de Grado Primero de la Fundación Semilla de Vida Eterna.
  4. Fernández, P. (2014). Educación Literaria y Animación a la Lectura en Educación Primaria: “Formando Lectores”.
  5. Ferreiro, E. (1999). Cultura escrita y educación: Conversaciones de Emilia Ferreiro con José Antonio Castorina, Daniel Goldin y Rosa María Torres.
  6. Ferreiro, E. (2002). Pasado y Presente de los verbos leer y escribir.
  7. Ferreiro, E. (2018). Si los docentes no leen son incapaces de transmitir el placer de la lectura.
  8. Freire, P. (1981). “La importancia del acto de leer”.
  9. Goodman (1994). Consideraciones pedagógicas para la promoción de la lectura dentro y fuera de la Escuela.
  10. Hoyos (2014). Interacciones en el aula desde prácticas pedagógicas efectivas.
  11. Larrosa, J. (2006). Experiencia (y alteridad) en educación.
  12. Larrosa, J. (2020). Sobre la experiencia
  13. López y Farfán (2006), la investigación educativa como base de la nueva educación.
  14. Mejía (2011). La investigación como estrategia pedagógica, una apuesta por construir pedagogías críticas en el siglo XXI.
  15. Pérez, M. (2016). Las prácticas educativa y docente en un grupo de profesores universitarios.
  16. Pineda, D. (2007). La Lectura como Búsqueda y Construcción de Significado.
  17. Rivera C. y Arenas C. (2013). Las Historias de Vida Lectora como una Aproximación a la experiencia lectura infantil. Escrito por Constanza.
  18. Saucedo, C. y Guzmán, C. (2015). Experiencias, vivencias y sentidos en torno a la escuela y a los estudios: Abordajes desde las perspectivas de alumnos y estudiantes.
  19. Skliar, (2020). Lectura y educación entre argumentos pedagógicos y literarios.
  20. Zabala, (2008). La importancia de las prácticas pedagógicas en el proceso de enseñanza y aprendizaje.

Downloads

Não há dados estatísticos.