Reformas educacionais, um conflito de políticas públicas.
Resumo
O objetivo do artigo é analisar a influência das reformas educacionais ao nível global e seu impacto nas políticas públicas. Foi utilizada uma metodologia analítico-descritiva baseada em fontes documentais, revisão de livros e artigos em bases de dados reconhecidas e relatórios de orga- nismos internacionais sobre educação na América Latina. Pode-se inferir que, nos últimos trinta anos, as políticas públicas estaduais têm intervindo significativamente no campo educacional, procurano qualidade adequada, ampliação de cobertura, pesquisa, porém, estas são influenciadas pelos organismos multilaterais, atraves de condições de necessidade subja- centes no uso de créditos financeiros exógenos, realidade que leva ao progressivo sacrificio sob o significado real e identidade da educação.
Palavras-chave
Reformas educacionais, Políticas públicas, Qualidade, Educação, Igualdade
Biografia do Autor
Deisy Carolina Rueda
Magíster en Educación, Especialista en Gerencia educacional. Licenciada en Filosofía. Docente de la Fa- cultad de Estudios a Distancia, Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia, Integrante grupo de investigación GIGAS Email: nahikari50@hotmail.com ; deisy.rueda@uptc.edu.co
Bethy Edith Moreno Farías
Magíster. Gestión de la Informática Educativa. Magíster en Docencia de la Química. Especialista en Informática Educativa. Especialista en Evaluación Educativa. Licenciada en Química y Biología. Docente de la Facultad de Estudios a Distancia, Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia. Integrante grupo de investigación GIGAS Email: bethy.moreno@gmail.com ; bemowil@gmail.com ; bethy.moreno@uptc.edu.co
Raúl Humberto Bautista Pérez
Magíster Dirección y Administración de Empresas. Especialista en Gerencia de Proyectos. Administrador de Empresas. Docente de la Facultad de Estudios a Distancia. Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia. Integrante grupo de investigación GIGAS. Email: rahuba28@gmail.com ; raul.bautista@uptc.edu.co
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