Apreciaciones de los docentes frente a los escritos académicos de los estudiantes de la Licenciatura en Educación Básica Primaria
Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa aplicada aos professores do Bacharelado em Educação Básica Primária, como parte do diagnóstico de uma pesquisa relacionada com a produção de textos acadêmicos. A concepção da pesquisa levou em conta aspectos relacionados às estratégias de avaliação, tipologias textuais exigidas dos estudantes, exigências de elementos relacionados às características dos textos acadêmicos como coerência, coesão, adequação, adequação e exatidão. Esta pesquisa é de natureza mista, pois foram aplicadas abordagens qualitativas e quantitativas, técnicas e instrumentos para compreender o problema do qual este estudo se baseia de forma mais ampla e clara. Uma vez analisadas e categorizadas as respostas dos professores, foi possível concluir que as principais dificuldades que predominam nos alunos ao escrever textos acadêmicos estão relacionadas a aspectos como identificação de tipologias textuais, busca confiável de informações, citação apropriada, uso de normas APA e vocabulário limitado, entre outros.
Palavras-chave
texto escrito, professor, habilidades, escrita, estudante
Biografia do Autor
Luz Nélida Molano Avendaño
Magister en Educación Uniminuto, Especialista en Pedagogía de la Lengua Escrita Universidad Santo Tomás Santo Tomás, Licenciada en Ciencias de la educación: español – inglés Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia.
Ruby Estella Mendoza Afanador
Magister en Lingüística Aplicada a la enseñanza del inglés como lengua extranjera, universidad de Jaén – España; Especialista en Pedagogía para el desarrollo del Aprendizaje Autónomo, UNAD; Licenciada en Ciencias de la Educación: español – Inglés Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia.
Referências
- Barrera, N., Girón, S., Pataquiva,A, Suárez, C. (2014). El informe. Escuela de Filosofía y Humanidades.
- Cassany, D.; Luna, M. y Sainz, G. (2002). Enseñar lengua. Ed. Grao, ISBN 84-7827-100-7.
- Castelló, M. (2009). Aprender a escribir textos académicos: ¿copistas, escribas, compiladores o escritores? En: J.I. Pozo y Pérez Echeverría, M.P. (Coords.), La Psicología del aprendizaje universitario: de la adquisición de conocimientos a la formación en competencias (pp.120-133). Madrid: Morata.
- Castelló, M. (2014). Los restos actuales de la alfabetización académica: estado de la cuestión y últimas investigaciones. Enunciación, 19 (2), 346-365
- Colomer T. y Camps A. (1991). Ensayar y comprender. Rosa Sensat Ediciones.
- Chirino, V., (2017). Aproximaciones para la operacionalización del Aprendizaje activo en la práctica. Working. Paper. Escuela de Humanidades y Educación. Tecnológico de Monterrey.
- Jurado, F. y Bustamante, G. (1997). Los procesos de escritura. Bogotá: Magisterio
- Hayes, J. (1996). Un nuevo marco para la comprensión de lo cognitivo y lo emocional en la escritura. En M. Levy & S. Ransdell (Eds.), The science of writing. New Jersey: Erlbaum.
- Larroyo, G. (2020). Tipología de los textos académicos. Universidad de Guadalajara. Edgvirtual, Formación integral.
- Mendoza Fillola, A., (2003). Didáctica de la lengua y la literatura. Ed. Prentice Hall, ISBN: 84-205-3455-2.
- Pano, C., Picón, J. y Horacio Attorresi (2004). Las dificultades para la redacción de textos académicos en los estudiantes universitarios desde una perspectiva cognitiva. XI Jornadas de Investigación. Facultad de Psicología - Universidad de Buenos Aires, Buenos Aires.
- Tapia, M., Burdiles G. y Arancibia, B. (2003). Aplicación de una pauta diseñada para evaluar informes académicos universitarios. Revista Signos (versión Online), Vol. 33 No. 54.
- Salinas, A. & Medina, P. (2020). El artículo científico. En: Mora Moreno, S. A. & Cuartas Montero, D. L. (Eds. científicos). Escritura en la universidad: redactar y enseñar textos académicos (pp. 105-115). Cali, Colombia: Editorial Universidad Santiago de Cali.
- Serafin, Ma. Teresa. Cómo se escribe. Instrumentos Paidós. Barcelona. 1ª. Reimpresión. 1996, 367p.
- Touriño, J. M (2011). Intervención educativa, intervención pedagógica y educación: La mirada pedagógica. En: Revista Portuguesa de Pedagogía, 283-307. Recuperado de: http://www.iduc.uc.pt/index.php/rppedagogia/article/download/1323/771
- Van Dijk, T. A. (1980). Estructuras y funciones del discurso. Madrid: Siglo XXI.