Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

El impacto de las pruebas internacionales en la medición de la calidad educativa en américa latina

Resumo

Este artigo é uma reflexão sobre testes padronizados internacionais e seu relacionamento com as organizações internacionais que regulamentam este sistema, sua medição e impacto nas instituições educacionais. É uma oportunidade para analisar o papel desempenhado por órgãos como a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e a UNESCO, entre outros, no estabelecimento de políticas internacionais que tenham impacto no desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem. Testes padronizados são parte do acúmulo de instrumentos externos que foram criados para medir competências e seu efeito sobre a qualidade da educação. Em muitas ocasiões, pensa-sé que o baixo nível de resultados nos testes internacionais é culpa dos professores, porém, verifica-sé que eles podem desempenhar um papel mínimo em todas essas realidades. Finalmente, conclui-sé que os testes padronizados são concebidos para generalizar a capacidade cognitiva dos estudantes em diferentes níveis. Este teste pressupõe que cada etapa deve responder ao nível educacional correspondente, esquecendo a situação sociocultural vulnerável em que vive uma porcentagem significativa de estudantes.

Palavras-chave

avaliação, teste, competências, professor

PDF (Español)

Biografia do Autor

Deisy Carolina Rueda

Mg. Educación. Esp. Gerencia educacional. Lic. Filosofía. Docente de la Facultad de Estudios a Distancia (FESAD). 

Bethy Edith Moreno Farías

Mg. Gestión de la Informática Educativa. Mg. en Docencia de la química. Esp. en informática educativa. Esp. en evaluación educativa. Lic. en Química y biología. Docente de la Facultad de Estudios a Distancia (FESAD).


Referências

  1. Alarcón, F., Calderón, D., Paz, V., Pintado, S., & Salinas, M. (n.d.). Relación entre las pruebas de educación pisa y el crecimiento económico. Análisis transversal, 2018 1. Retrieved November 10, 2022, from https://repositorio.ulima.edu.pe/bitstream/handle/20.500.12724/12212/Alarcon_Relacionpruebas-educacion-crecimiento.pdf?sequence=1&isAllowed=y
  2. Demarchi, D. (2020). La evaluación desde las pruebas estandarizadas en la educación en Latinoamérica. En-Contexto Revista de Investigación en Administración, Contabilidad, Economía y Sociedad, 8(13), 107–133. https://www.redalyc.org/journal/5518/551868969005/html/
  3. Funciones y deberes. (2020). Mineducacion.gov.co. https://www.mineducacion.gov.co/portal/Ministerio/Informacion-Institucional/85252:Funciones-y-de beres
  4. Autonomía y rendición de cuentas en los centros educativos: ¿están relacionadas con el rendimiento de los estudiantes? OECD Publishing,
  5. http://www.oecd.org/pisa/39730818.pdf
  6. El programa PIZA de la OCDE. http://www.oecd.org/pisa/39730818.pdf. http://www.oecd.org/pisa/pisaproducts/pisainfocus/49359322.pdf
  7. González-Mayorga, Héctor; Vidal, Javier; Vieira, María José (2017). El impacto del Informe PISA en la sociedad española: el caso de la prensa escrita. RELIEVE, 23(1), art. 3. doi: http://doi.org/10.7203/relieve.23.1.9015
  8. Inmaculada, E. G. (2005), Reflexiones en torno a la evaluación de localidad educativa.
  9. Laboratorio Latinoamericano de Evaluación de la Calidad de la Educación (LLECE). (2022). UNESCO. https://es.unesco.org/fieldoffice/santiago/projects/llece
  10. UNESCO. (1985). La Unesco en su 40 aniversario. Editorial. Graficum S.A. Madrid España.
  11. UNESCO.org. (2023). Reflexiones en torno a la evaluación de la calidad educativa en América Latina y el Caribe. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000177648
  12. Heike. Pintor, Pirzkall. (1968). La Cooperación Alemana al Desarrollo: Factores condicionantes de su transformación en la década de los noventa y su impacto en América Latina. Organización para la Cooperación y el Desarrollo Económico. Editorial. Peter Lang. New York.
  13. https://plus.google.com/+UNESCO. (2022, may. 2). Laboratorio Latinoamericano de Evaluación de la Calidad de la Educación (LLECE). UNESCO. https://es.unesco.org/fieldoffice/santiago/projects/llece
  14. Diálogo nacional sobre la evaluación del aprendizaje en el aula. (2008). año de la Evaluación en Colombia.
  15. Pedro Ravela, Uruguay; Patricia Arregui, Perú; Gilbert Valverde, Estados Unidos; Richard Wolfe, Canadá; Guillermo Ferrer, Argentina; Felipe Martínez Rizo, México; Mariana Aylwin, Chile; Laurence Wolff, Estados Unidos. (2008). Las evaluaciones educativas que América Latina necesita.
  16. Freeman, D.J., Kuhs, T.M., Porter, A.C., Floden, R.E., Schmidt, W.H., & Schwille, J.R. (1983). “Do textbooks and tests define a natural curriculum in elementary school mathematics?” [Definen los textos y las pruebas un curriculum natural para las matemáticas en la escuela primaria?] en Elementary School Journal, 83 (5), 501-513.
  17. Gardner, H. (1994). “Multiple intelligences: The theory in practice” [Inteligencias múltiples: la teoría en práctica] en Teachers´ College Record, 95 (4), 574-583.
  18. Murillo, F. J. y Román, M. (2008). «Resultados de aprendizaje en América Latina a partir de las evaluaciones nacionales», en Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, vol. 1, n.º 1.
  19. PISA IN FOCUS 2011/9 (octubre) – © OCDE 2011 Assessing Scientific, Reading and Mathematical Literacy. A Framework for PISA 2006.
  20. Quiñones, J. A. (2009). La globalización de la educación: lo humano, lo social y sus posibilidades de futuro.
  21. Instituto Nacional para la Evaluación de la Educación. (2000). Para saber más acerca de PISA. México, D.F.
  22. INEE (2013). México en PISA 2012. 1a edición. México: INEE.
  23. Popham, J. (2016). Modern Educational Measurement: Practical guidelines for Educational Leaders [La medición educacional moderna: lineamientos prácticos para líderes educacionales], tercera edición, (próxima aparición); Needham Heights, MA: Allyn & Bacon.
  24. Ravela, P., Arregui, P., Valverde, G., Wolfe, R., Ferrer, G., Martínez Rizo, F., ... & Wolff, L. (2008). Las evaluaciones educativas que América Latina necesita. RIEE. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa.
  25. Ravela, P., Arregui, P., Valverde, G., Wolfe, R., Ferrer, G., Martínez Rizo, F., ... & Wolff, L. (2007). Las evaluaciones educativas que América Latina necesita. RIEE. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa.
  26. Sanz Ponce, Roberto, Serrano Sarmiento, Ángela, & González Bertolín, Aurelio. (2020). PISA: el precio pedagógico de una evaluación internacional. Revista electrónica de investigación educativa, 22, e22. Epub 28 de diciembre de 2020. https://doi.org/10.24320/redie.2020.22.e22.2673
  27. Torres, V. E., & Bertone, C. L. (2012). Análisis de los resultados de las puntuaciones obtenida por los países latinoamericanos en las pruebas PISA 2009. Revista temas de coyuntura, (64-65).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)