Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

El impacto de las pruebas internacionales en la medición de la calidad educativa en américa latina

Resumo

Este artigo é uma reflexão sobre testes padronizados internacionais e seu relacionamento com as organizações internacionais que regulamentam este sistema, sua medição e impacto nas instituições educacionais. É uma oportunidade para analisar o papel desempenhado por órgãos como a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e a UNESCO, entre outros, no estabelecimento de políticas internacionais que tenham impacto no desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem. Testes padronizados são parte do acúmulo de instrumentos externos que foram criados para medir competências e seu efeito sobre a qualidade da educação. Em muitas ocasiões, pensa-sé que o baixo nível de resultados nos testes internacionais é culpa dos professores, porém, verifica-sé que eles podem desempenhar um papel mínimo em todas essas realidades. Finalmente, conclui-sé que os testes padronizados são concebidos para generalizar a capacidade cognitiva dos estudantes em diferentes níveis. Este teste pressupõe que cada etapa deve responder ao nível educacional correspondente, esquecendo a situação sociocultural vulnerável em que vive uma porcentagem significativa de estudantes.

Palavras-chave

avaliação, teste, competências, professor

PDF (Español)

Biografia do Autor

Deisy Carolina Rueda

Mg. Educación. Esp. Gerencia educacional. Lic. Filosofía. Docente de la Facultad de Estudios a Distancia (FESAD). 

Bethy Edith Moreno Farías

Mg. Gestión de la Informática Educativa. Mg. en Docencia de la química. Esp. en informática educativa. Esp. en evaluación educativa. Lic. en Química y biología. Docente de la Facultad de Estudios a Distancia (FESAD).


Referências

  • Alarcón, F., Calderón, D., Paz, V., Pintado, S., & Salinas, M. (n.d.). Relación entre las pruebas de educación pisa y el crecimiento económico. Análisis transversal, 2018 1. Retrieved November 10, 2022, from https://repositorio.ulima.edu.pe/bitstream/handle/20.500.12724/12212/Alarcon_Relacionpruebas-educacion-crecimiento.pdf?sequence=1&isAllowed=y
  • Demarchi, D. (2020). La evaluación desde las pruebas estandarizadas en la educación en Latinoamérica. En-Contexto Revista de Investigación en Administración, Contabilidad, Economía y Sociedad, 8(13), 107–133. https://www.redalyc.org/journal/5518/551868969005/html/
  • Funciones y deberes. (2020). Mineducacion.gov.co. https://www.mineducacion.gov.co/portal/Ministerio/Informacion-Institucional/85252:Funciones-y-de beres
  • Autonomía y rendición de cuentas en los centros educativos: ¿están relacionadas con el rendimiento de los estudiantes? OECD Publishing,
  • http://www.oecd.org/pisa/39730818.pdf
  • El programa PIZA de la OCDE. http://www.oecd.org/pisa/39730818.pdf. http://www.oecd.org/pisa/pisaproducts/pisainfocus/49359322.pdf
  • González-Mayorga, Héctor; Vidal, Javier; Vieira, María José (2017). El impacto del Informe PISA en la sociedad española: el caso de la prensa escrita. RELIEVE, 23(1), art. 3. doi: http://doi.org/10.7203/relieve.23.1.9015
  • Inmaculada, E. G. (2005), Reflexiones en torno a la evaluación de localidad educativa.
  • Laboratorio Latinoamericano de Evaluación de la Calidad de la Educación (LLECE). (2022). UNESCO. https://es.unesco.org/fieldoffice/santiago/projects/llece
  • UNESCO. (1985). La Unesco en su 40 aniversario. Editorial. Graficum S.A. Madrid España.
  • UNESCO.org. (2023). Reflexiones en torno a la evaluación de la calidad educativa en América Latina y el Caribe. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000177648
  • Heike. Pintor, Pirzkall. (1968). La Cooperación Alemana al Desarrollo: Factores condicionantes de su transformación en la década de los noventa y su impacto en América Latina. Organización para la Cooperación y el Desarrollo Económico. Editorial. Peter Lang. New York.
  • https://plus.google.com/+UNESCO. (2022, may. 2). Laboratorio Latinoamericano de Evaluación de la Calidad de la Educación (LLECE). UNESCO. https://es.unesco.org/fieldoffice/santiago/projects/llece
  • Diálogo nacional sobre la evaluación del aprendizaje en el aula. (2008). año de la Evaluación en Colombia.
  • Pedro Ravela, Uruguay; Patricia Arregui, Perú; Gilbert Valverde, Estados Unidos; Richard Wolfe, Canadá; Guillermo Ferrer, Argentina; Felipe Martínez Rizo, México; Mariana Aylwin, Chile; Laurence Wolff, Estados Unidos. (2008). Las evaluaciones educativas que América Latina necesita.
  • Freeman, D.J., Kuhs, T.M., Porter, A.C., Floden, R.E., Schmidt, W.H., & Schwille, J.R. (1983). “Do textbooks and tests define a natural curriculum in elementary school mathematics?” [Definen los textos y las pruebas un curriculum natural para las matemáticas en la escuela primaria?] en Elementary School Journal, 83 (5), 501-513.
  • Gardner, H. (1994). “Multiple intelligences: The theory in practice” [Inteligencias múltiples: la teoría en práctica] en Teachers´ College Record, 95 (4), 574-583.
  • Murillo, F. J. y Román, M. (2008). «Resultados de aprendizaje en América Latina a partir de las evaluaciones nacionales», en Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, vol. 1, n.º 1.
  • PISA IN FOCUS 2011/9 (octubre) – © OCDE 2011 Assessing Scientific, Reading and Mathematical Literacy. A Framework for PISA 2006.
  • Quiñones, J. A. (2009). La globalización de la educación: lo humano, lo social y sus posibilidades de futuro.
  • Instituto Nacional para la Evaluación de la Educación. (2000). Para saber más acerca de PISA. México, D.F.
  • INEE (2013). México en PISA 2012. 1a edición. México: INEE.
  • Popham, J. (2016). Modern Educational Measurement: Practical guidelines for Educational Leaders [La medición educacional moderna: lineamientos prácticos para líderes educacionales], tercera edición, (próxima aparición); Needham Heights, MA: Allyn & Bacon.
  • Ravela, P., Arregui, P., Valverde, G., Wolfe, R., Ferrer, G., Martínez Rizo, F., ... & Wolff, L. (2008). Las evaluaciones educativas que América Latina necesita. RIEE. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa.
  • Ravela, P., Arregui, P., Valverde, G., Wolfe, R., Ferrer, G., Martínez Rizo, F., ... & Wolff, L. (2007). Las evaluaciones educativas que América Latina necesita. RIEE. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa.
  • Sanz Ponce, Roberto, Serrano Sarmiento, Ángela, & González Bertolín, Aurelio. (2020). PISA: el precio pedagógico de una evaluación internacional. Revista electrónica de investigación educativa, 22, e22. Epub 28 de diciembre de 2020. https://doi.org/10.24320/redie.2020.22.e22.2673
  • Torres, V. E., & Bertone, C. L. (2012). Análisis de los resultados de las puntuaciones obtenida por los países latinoamericanos en las pruebas PISA 2009. Revista temas de coyuntura, (64-65).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)