Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Contribuições do PPIP na formação de licenciantes na educação básica : desafios e oportunidades.

Resumo

Este artigo de reflexão apresenta os resultados do segundo semes- tre de 2018 correspondentes à Prática Pedagógica Investigativa de Aprofundamento da Graduação em Educação Básica. São apresentados os desafios e oportunidades do papel do professor na formação em diferentes contextos educacionais nos quais o Bacharel está presente. É importante ressaltar que o programa possui mais de trinta anos de experiência na formação de egressos no país, onde são destacadas as realizações dos professores em treinamento, à medida que são testadas as habilidades adquiridas ao longo do processo. resposta acadêmica às necessidades e problemas dos vários contextos educacionais com os quais se deparam.

Palavras-chave

Prática pedagógica, Bacharelado em educação básica, Formação de professores e professores, Contextos educacionais

PDF (Español)

Biografia do Autor

Dora Yaneth Roberto Duarte

Magíster en Tecnologías de la información aplicadas a la Educación. Licenciada en Ciencias de la Educación Informática Educativa. Docente Universidad Católica de Colombia.

Olga Lucía Rojas Rojas

Magíster en Neuropsicología y Educación, Universidad Internacional de la Rioja; Psicóloga, Universidad
Católica de Colombia; Especialista en Educación y Orientación Familiar, Unimonserrate; Especialista en
Psicología Clínica, Docente Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia. 


Referências

  • Ávalos, B. (2002). Profesores para Chile, Historia de un Proyecto. Ministerio de Educación. Chile, pág. 109.
  • Ferro, C. Fortoul, B. y Rosas, L. (1999). Transformando la práctica docente. Una propuesta basada en la investigación acción. México: Paidós.
  • Guerrero Fagua, N. (2018). Proyectos pedagógicos de aula. Una mirada de la práctica pedagógica investigativa de Profundización. Rastros y Rostros del Saber, 3(4), 101-110.
  • La práctica pedagógica como escenario de aprendizaje. (2016). Bogotá: Ministerio de Educación Nacional. Recuperado de: https://www.mineducacion.gov.co/1759/articles-357388_recurso_1.pdf
  • Ley 115 de febrero 8 de 1994. Ley General de Educación. MEN.
  • Resolución 061 de 2009. Por la cual se aprueba la reestructuración del plan de estudios del programa en Educación Básica con énfasis en Matemáticas, Humanidades y Lengua Castellana de la FESAD-UPTC.
  • Resolución 37 de 2015. Por la cual se establecen los lineamientos de las Prácticas Pedagógicas Investigativas de los programas de Licenciaturas Presencial y Distancia de la UPTC.
  • Rojas Rojas, L. M. & Castillo Gutiérrez, M. C. (2016). La práctica pedagógica y su incidencia en el contexto educativo. Rastros y Rostros del Saber, 1(1), 74-88.
  • Rojas Rojas, O. L. (2017). La práctica pedagógica investigativa de profundización en la Licenciatura de Educación Básica de la Facultad de Estudios a Distancia. Rastros y Rostros del Saber, 2(3), 82-91.

Downloads

Não há dados estatísticos.