Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Contribuições do PPIP na formação de licenciantes na educação básica : desafios e oportunidades.

Resumo

Este artigo de reflexão apresenta os resultados do segundo semes- tre de 2018 correspondentes à Prática Pedagógica Investigativa de Aprofundamento da Graduação em Educação Básica. São apresentados os desafios e oportunidades do papel do professor na formação em diferentes contextos educacionais nos quais o Bacharel está presente. É importante ressaltar que o programa possui mais de trinta anos de experiência na formação de egressos no país, onde são destacadas as realizações dos professores em treinamento, à medida que são testadas as habilidades adquiridas ao longo do processo. resposta acadêmica às necessidades e problemas dos vários contextos educacionais com os quais se deparam.

Palavras-chave

Prática pedagógica, Bacharelado em educação básica, Formação de professores e professores, Contextos educacionais

PDF (Español)

Biografia do Autor

Dora Yaneth Roberto Duarte

Magíster en Tecnologías de la información aplicadas a la Educación. Licenciada en Ciencias de la Educación Informática Educativa. Docente Universidad Católica de Colombia.

Olga Lucía Rojas Rojas

Magíster en Neuropsicología y Educación, Universidad Internacional de la Rioja; Psicóloga, Universidad
Católica de Colombia; Especialista en Educación y Orientación Familiar, Unimonserrate; Especialista en
Psicología Clínica, Docente Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia. 


Referências

  1. Ávalos, B. (2002). Profesores para Chile, Historia de un Proyecto. Ministerio de Educación. Chile, pág. 109.
  2. Ferro, C. Fortoul, B. y Rosas, L. (1999). Transformando la práctica docente. Una propuesta basada en la investigación acción. México: Paidós.
  3. Guerrero Fagua, N. (2018). Proyectos pedagógicos de aula. Una mirada de la práctica pedagógica investigativa de Profundización. Rastros y Rostros del Saber, 3(4), 101-110.
  4. La práctica pedagógica como escenario de aprendizaje. (2016). Bogotá: Ministerio de Educación Nacional. Recuperado de: https://www.mineducacion.gov.co/1759/articles-357388_recurso_1.pdf
  5. Ley 115 de febrero 8 de 1994. Ley General de Educación. MEN.
  6. Resolución 061 de 2009. Por la cual se aprueba la reestructuración del plan de estudios del programa en Educación Básica con énfasis en Matemáticas, Humanidades y Lengua Castellana de la FESAD-UPTC.
  7. Resolución 37 de 2015. Por la cual se establecen los lineamientos de las Prácticas Pedagógicas Investigativas de los programas de Licenciaturas Presencial y Distancia de la UPTC.
  8. Rojas Rojas, L. M. & Castillo Gutiérrez, M. C. (2016). La práctica pedagógica y su incidencia en el contexto educativo. Rastros y Rostros del Saber, 1(1), 74-88.
  9. Rojas Rojas, O. L. (2017). La práctica pedagógica investigativa de profundización en la Licenciatura de Educación Básica de la Facultad de Estudios a Distancia. Rastros y Rostros del Saber, 2(3), 82-91.

Downloads

Não há dados estatísticos.