Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Reforço do pensamento crítico baseado no método científico nos alunos do segundo ano.

Resumo

O desenvolvimento do pensamento crítico é considerado relevante, uma vez que é catalogado como uma competência que deve ser incorporada no sistema educacional como uma habilidade suave a fim de formar crianças críticas, da mesma forma que uma criança dos primeiros níveis de ensino requer perguntar, explorar e partilhar o que sabe. No projecto de investigação, o reforço do pensamento crítico baseado no método científico foi proposto aos estudantes do I.E Técnico Comercial “Sagrado Corazón de Jesús” do município de Chiquinquirá, tendo em conta as contribuições teóricas daqueles que afirmam que as competências de pensamento crítico são consideradas como mecanismos cognitivos que facilitam a interpretação e selecção da informação com o objectivo de tomar decisões e propor hipóteses.

Palavras-chave

Competências, Pensamento crítico, Método científico, Ciências naturais

PDF (Español)

Biografia do Autor

Nathalia Lizeth Sierra Villamil

Licenciada en Educación Básica con énfasis en Matemáticas, Humanidades y Lengua Castellana, Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia.


Referências

  • De Zubiría. (2014). Habilidades del pensamiento. El magisterio, 96.
  • Duval, R. (2016). Las condiciones cognitivas del aprendizaje de la geometría. Desarrollo de la visualización, diferenciaciones de los razonamientos, coordinación de sus funcionamientos. 13-60.
  • Izquierdo. (2011). Las ciencias naturales en educación básica, formación de ciudadanía para el siglo XXI. México: Subsecretaria de educación básica SEB.
  • Lipman. (2006). Filosofía en la escuela: la práctica de pensar en las aulas. Grao. Lipman. (2010). La formación del pensamiento crítico entre Lipman y Vigotsky. Pontificia Universidad Javeriana - Facultad de filosofía.
  • Lipman. (2019). Análisis del pensamiento crítico desde Mathew Lipman y su contribución a la enseñanza de la filosofia. Bogotá.
  • Lipman, M. (1989). El lugar del pensamiento en la educación. Octaedro. Lipman, M. (1990). Estándares básicos del pensamiento crítico.
  • López. (2013). Pensamiento crítico en el aula. Universidad Autónoma del Estado de Morelos.
  • MEN. (2006). Estándares Básicos de competencias en Ciencias Naturales y Ciencias Sociales.
  • Pachón. (2011). Estudios sobre el pensamiento colombiano.
  • Paul & Elder. (2005). Estándares de competencia para el pensamiento crítico. Fundación para el Pensamiento Crítico.
  • Piaget, J., Inhelder, B., & Szeminska, A. (2013). The Child’s Conception Of Geometry (Vol. 81). Routledge.
  • Priestley. (1996). Técnicas y estrategias del pensamiento crítico: salón pensante, grupos cooperativos, aprendizaje creativo, guía de motivación, para profesores y padres. México: Trillas.
  • Priestley. (2018). La caricatura simbólica: Herramienta formadora del pensamiento crítico. Educación y Ciencia - UPTC, 35.

Downloads

Não há dados estatísticos.