Escola rural e território: uma geografia para a paz
Resumo
As questões de tempo e espaço têm sido fundamentais para a compreensão da vida humana e têm uma longa tradição no desenvolvimento do pensamento humano; por essa razão, elas têm um papel e um significado especiais no desenvolvimento da cultura humana; isso também significa que as questões relacionadas aos ordenamentos espaço-temporais de diferentes sociedades se tornaram uma parte importante do trabalho escolar e dos processos educacionais, sendo as Ciências Sociais as disciplinas responsáveis por essas questões. Entretanto, a existência dessa preocupação e desse conjunto de disciplinas não se traduz na existência de um treinamento real e sólido sobre essas questões. De fato, a questão espacial, que é evidente na arquitetura da própria instituição, bem como na proposta educacional, não gerou uma formação que leve a uma relação, tanto consciente sobre o espaço e seu papel na vida pessoal e social, quanto sobre as relações estreitas que surgem entre o modelo de desenvolvimento e o espaço e que levam a uma participação mais real das comunidades no planejamento territorial. Portanto, dadas as circunstâncias que cercam o mundo rural colombiano, seria desejável que as escolas revisassem suas referências espaciais e, tendo em vista a situação pós-conflito, participassem do processo de reconstituição dos vínculos comunidade-território, gerando processos de apropriação e consolidação de novos arranjos espaciais.
Palavras-chave
espaço, território, geografia, pós-conflito, escolas rurais
Referências
- Arocena, J. (1998). El desarrollo local: un desafío contemporáneo. Caracas: Nueva Sociedad.
- Bolnow, F. (1969). Hombre y espacio. Barcelona: Labor.
- Boxi, R. (2003). Escuela rural y territorio: entre la desruralización y la cultura local. Revista digital Rural, año 1, 1-8.
- Brown, E. H. 1985. Geografía: pasado y presente. México: Fondo de Cultura Económica.
- Claval, P. (1979). La nueva geografía. Barcelona: Oikos-tau.
- Delgado, O. (2003). Debates sobre el espacio en la geografía contemporánea. Bogotá: Universidad Nacional.
- _________. (2001). Geografía, espacio y teoría social. Varios: Espacio y Territorios.
- Flórez, J. y Madrid, A. (1998). La geografía y la importancia de su enseñanza. Revista educación y cultura, (47), 29-36.
- Foucault, M. (1996). Vigilar y castigar. México: Siglo XXI.
- Hall, E. (1989). La dimensión oculta. México: Siglo XXI.
- Hargreaves, A. (1992). El tiempo y espacio en el trabajo del profesor. Revista de Educación, (298), 31-53.
- Harvey, D. (2003). Espacios de esperanza. Madrid: Akal.
- ________. (1983). Teorías, leyes y modelos en geografía. Madrid: Alianza.
- ________. (1979). Urbanismo y desigualdad social. México: Siglo XXI.
- Kuklinski, A. (1985). El espacio en el sistema de la educación nacional. En A. Kuklinski (Comp.), Desarrollo polarizado y políticas regionales (pp. 260-266). México: Fondo de Cultura Económica.
- Lussault, M. (2015). El hombre espacial. Buenos Aires: Amorrortu.
- Medina, J. (2003). La transformación de la perspectiva territorial y a formación de los futuristas: etapas, perfiles, desafíos. Cuadernos de Administración, (29), 9-46.
- Montañez, G. y Delgado, O. (1998). Espacio, territorio y región: conceptos básicos para un proyecto nacional. Cuadernos de Geografía, 8(1-2), 119-134.
- Morín, E. (2001). Los siete saberes necesarios para la educación del futuro. Bogotá: Magisterio.
- Ortega C. N. (1987). Geografía y cultura. Madrid: Alianza.
- Ortiz, R. (2000). Modernidad y espacio: Benjamín en París. Bogotá: Norma.
- Precedo, A. (2004). Nuevas realidades territoriales para el siglo XXI. Madrid: Síntesis.
- Smith, D. M. (1980). Geografía humana. Barcelona: Oikos-tau.
- Santos, M. (2004). Por otra globalización. Bogotá: Convenio Andrés Bello.
- ________ 2000. La naturaleza del espacio. Barcelona: Ariel.
- Serres, M. (1997). Realidades. Medellín: Corporación Región.
- ________. (1995). Atlas. Madrid: Cátedra.
- ____________1995. Atlas. Madrid: Cátedra.
- Smith, D. (1980). Geografía humana. Barcelona: Oikos-tau
- Trepat, C. y Comes, P. (1998). El tiempo y el espacio en la didáctica de las ciencias sociales. Barcelona: GRAO.
- Varela, J. (1992). Categorías espacio-temporales y socialización: del individualismo al narcisismo. Revista de Educación, (298), 7-29.
- Velásquez C., F. E. (2016). Diálogo democrático y paz territorial. Boletín Foro Municipal, (16), 1-11.
- Vera A., N. Y. (2019). Escuela rural y territorio: una construcción para la paz. RLEE Nueva Época (México), XLIX(1), 293-314.
- Wallerstein, I. (2006). Abrir las ciencias sociales. México: Siglo XXI