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Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • O artigo é inédito, ou seja, não foi publicado (no todo ou em parte) antes.
  • O artigo não foi submetido anteriormente, ou simultaneamente, a outras revistas.
  • O documento apresentado está em formato .doc, .docx ou .RTF.
  • O texto obedece aos requisitos bibliográficos e estilísticos indicados nas Diretrizes para Autores.
  • Dentro do artigo, o tipo de manuscrito é indicado e os dados pessoais dos autores (afiliação institucional, e-mail e link com o código de identificação ORCID) são incluídos.
  • O artigo está em conformidade com TODAS as diretrizes da revista, incluindo o número de palavras do artigo, a estrutura e o número de palavras do resumo em espanhol, inglês e português, o uso correto dos padrões bibliográficos MLA, os dados do(s) autor(es) e outros padrões apresentados nesta seção.

Diretrizes para Autores

 

                                                                                                                                    PARA OS AUTORES

Responsabilidades do autor

O autor deve cadastrar-se como usuário da Revista na plataforma Open Journal System (OJS) no link: http://www.uptc.edu.co/enlaces/rla_palabra, para, de acordo com as datas da convocatória para cada número, enviar seu artigo. O autor também poderá enviar seu artigo para o correio eletrônico lapalabra@uptc.edu.co. A Revista conta com normas para os autores, as quais podem ser consultadas em versão eletrônica e em versão impressa.

O autor aceita que o artigo seja submetido à avaliação de pares externos e internos para ser aprovado ou não, e assume a responsabilidade das ideias contidas em seu artigo. Igualmente, aceita as recomendações feitas pelos pares e/ou pelo Comitê Editorial para corrigir o artigo segundo os parâmetros acadêmicos, científicos e editoriais. O autor poderá ser consultado, durante o processo de avaliação e edição, para responder assuntos formais e de conteúdo sobre seu artigo.

Além disso, o autor se compromete a respeitar os direitos de propriedade intelectual de terceiros. Qualquer violação aos direitos de autor será de sua responsabilidade. Se o artigo reproduz informação bibliográfica, fotos, gráficos, diagramas, tabelas, ilustrações etc., o autor se compromete a solicitar autorização para o uso, reprodução e publicação destes. A Revista, o Editor, o Comitê Editorial e a Universidade Pedagógica e Tecnológica da Colômbia, em caso de litígio sobre violações de direitos de autor, responsabilizam diretamente a pessoa que envia o artigo para avaliação.

O Comitê Editorial informará, por escrito, aos autores, as razões da não aprovação de um artigo. Do mesmo modo, solicitará aos autores dos artigos aprovados a cessão de direitos à La Palabra, por meio do preenchimento de uma carta de cessão de direitos; em tal carta, o autor autoriza a utilização de direitos patrimoniais de autor (reprodução, comunicação pública, transformação e distribuição) à Revista La Palabra e à Universidade Pedagógica e Tecnológica da Colômbia. Formalizada essa autorização, a Revista e a Universidade podem publicar o artigo em formato impresso e eletrônico. No momento em que o autor cede os direitos de seu artigo à La Palabra, esta conta com os atributos legais para dispor do artigo e a sua difusão, segundo determinado pelo Comitê Editorial.                                                                                                        

Classificação dos artigos

Os artigos que a Revista recebe são catalogados em artigos de pesquisa, artigos de reflexão, estados da questão, classificados conforme o documento oficial de indexação Publindex:

  1. Artigos de pesquisa: apresentam de maneira detalhada projetos concluídos de pesquisa. A estrutura utilizada geralmente contém quatro partes: introdução, metodologia, resultados e conclusões.
  2. Artigos de reflexão: elucidam os resultados de uma pesquisa concluída, a partir de uma perspectiva analítica, interpretativa ou crítica referente a um tema específico, na qual são utilizadas fontes originais.
  3. Artigos de revisão: analisam, sistematizam e integram os resultados de pesquisas publicadas ou não publicadas a respeito de um campo do saber, tendo em vista os avanços e as tendências prevalecentes. Apresentam uma cuidadosa revisão bibliográfica de pelo menos cinquenta referências.
  4.  

Requisitos formais para a apresentação de artigos

Os requisitos formais que um artigo terá de cumprir são os seguintes:

  1. Dados de autor: o nome do autor deve-se inserir na margem direita, em negrito, seguido da instituição à qual pertence e o e-mail, em fonte Times New Roman 10. Seus títulos e cargo desempenhados devem ser inclusos em nota de rodapé com asterisco e não com número. Se for de nacionalidade colombiana, é obrigatório ter o CvLAC atualizado, sendo requisito indispensável para a publicação do artigo. É obrigatório ter ORCID preenchido de forma completa (Open Researcher and Contribution ID) https://orcid.org/signin.
  2. Extensão do artigo: Os artigos devem ter entre 6.000 e 8.000 palavras. Um comprimento maior pode ser considerado para artigos de revisão. Além disso, artigos de revisão devem ter pelo menos 50 referências.
  3. Resumo e palavras-chave: o artigo deve ser apresentado com um resumo de, no máximo, 150 palavras, e de, no mínimo, 100, no qual o autor descreve o tema que desenvolverá no artigo. Deve-se, também, incluir palavras-chave, mínimo 5 e máximo 8, que deem conta das temáticas centrais, autores e outros temas por enfatizar no artigo. Tanto o resumo quanto as palavras-chave devem ser apresentados em espanhol, inglês e português, semelhantemente ao título do artigo. O resumo deve apresentar a seguinte estrutura:

Propósito/Contexto: (mínimo 25, máximo 50 palavras)

Metodologia/Foco: (mínimo 25, máximo 50 palavras)

Resultados/Achados: (mínimo 25, máximo 50 palavras)

Discussão/Conclusões/Contribuições: (mínimo 25, máximo 50 palavras)

  1. Margens: as margens devem ser de 2,5 cm (1”“) nos quatro lados (superior, inferior, direito e esquerdo).
  2. Espaçamento: o espaçamento da linha deve ser duplo. Nas citações textuais que tenham mais de três linhas, o espaço diminuir deve ser reduzido a 1,0 ponto. Entre os títulos se mantém o espaçamento 1,5 pontos e usa-se espaçamento duplo. O documento todo deve ter espaçamento duplo. Isto inclui o título e o corpo de cada parágrafo.
  3. Fonte: a fonte para o artigo deve ser Times New Roman 12 pontos e, para as citações textuais, deve-se usar recuo e espaçamento 1,5 pontos Times New Roman 10.
  4. Recuo: para o corpo do texto, deve-se utilizar recuo na primeira linha de cada parágrafo, 1,25 cm, da margem esquerda.
  5. Títulos e subtítulos: o título principal vai centralizado, em minúscula e negrito. Em nota de rodapé, deve-se indicar, com o símbolo (*), o tipo de artigo ao qual corresponde o trabalho apresentado e dentro de que projeto é desenvolvido. Os títulos de segundo nível ou subtítulos devem ir à margem esquerda, em minúscula e negrito, os de terceiro nível vão à margem esquerda, em minúscula, negrito e itálico. As maiúsculas a utilizar no título central e nos subtítulos devem-se adequar às normas dadas pela Real Academia Espanhola.
  6. Uso de itálico: deve-se utilizar itálico para marcar títulos de livros (com exceção dos seus capítulos), poemas publicados, como livros, jornais e revistas (com exceção dos seus artigos), peças de teatro, sites, bases de dados na internet, programas de rádio e televisão, filmes, discos compactos, fitas de áudio e publicações em microfilme. Os títulos de pinturas, esculturas e outras obras de arte se escrevem em itálico. Os títulos das fotografias se escrevem em redondas e vão entre aspas.
  7. Aspas: devem-se utilizar as aspas duplas ““ quando se inserem citações literais de trecho(s) de uma obra. São empregadas também para traduções de palavras e sentenças em idiomas estrangeiros. Outro dos seus usos é para apresentar, no texto, o título de um artigo, ensaio, conto e poema publicado dentro de uma obra mais extensa; capítulos de livros; páginas em sites; episódios de programas de rádio e televisão; composições musicais breves (músicas, por exemplo), e todo tipo de obras não publicadas (exemplo: palestras, lições de aula, manuscritos de qualquer extensão, teses e dissertações etc.). As aspas simples ‘’ se utilizam para marcar títulos dentro de títulos, citações dentro de títulos.
  8. Tabelas e figuras: tanto tabelas quanto figuras devem ter numeração arábica, segundo a sua ordem de apresentação, título de fonte. No caso de tabelas, o seu número e título vão na parte superior e a fonte (especifique todos os dados bibliográficos como se estivesse escrevendo uma referência na lista de obras citadas), na parte inferior. Atribua um número arábico à figura — fotografia, mapa conceitual, gráfica, linha do tempo etc. — e um título seguido da abreviatura Fig., localizado diretamente embaixo da figura em questão. Tente garantir às tabelas e figuras uma boa resolução, em um arquivo independente.

No artigo, especifique o lugar em que tabelas e figuras devem ser inseridas [Inserir Tabela 1 aqui].

  1. Versais: escrevem-se com versais todos os números romanos, exceto nos casos em que o número seja parte do nome próprio (por exemplo, João Paulo II).
  2. Notas de rodapé e sobrescritos: o uso de notas de rodapé no corpo do texto pode-se justificar para três propósitos: 1) marcar ao leitor uma referência, texto ou autor que permita ampliar ou aprofundar o tema que está sendo tratado, 2) fazer um esclarecimento ou dar informação adicional que pode ser útil ao leitor, 3) as versões no idioma original das citações que se apresentem no corpo do texto, quando o autor considerar necessário incluí-las. Todos os sobrescritos correspondem a notas de rodapé e vão em números arábicos localizados no lugar apropriado do corpo do texto. Todos os sobrescritos vão localizados depois do sinal de pontuação, quando houver, e devem ser realçados em amarelo para fins de diagramação.
  3. Epígrafes: a citação de epígrafe deve ser em tamanho 10, e o da referência, em tamanho 9. Deve estar justificada à direita. Sem aspas. A referência de uma epígrafe é dada na linha seguinte à citação, precedida por um travessão médio (–). Deve aparecer o nome completo do autor — no caso de ser um autor renomado, só sobrenome — – e o título da obra citada.

Sistema de citação

 O sistema de citação que se incorpora à revista corresponde ao do Manual da Modern Language Association (MLA).

Autor incorporado no texto

Genette a descreve e divide como “toda relação que une um texto B (que chamarei hipertexto) a um texto anterior A (que chamarei hipertexto hipotexto), no qual se insere de uma maneira que não é a do comentário” (13).

Autor depois da citação

“Trata-se de uma relação completamente muda que, como máximo, articula uma menção paratextual” (Genette 13).

Se a fonte for de mais de dois autores (até três serão listados todos)

Se a lista de obras citadas tiver mais de um autor com o mesmo sobrenome, deve-se escrever a primeira inicial do nome para diferenciá-los: “(A Bladestorn 160)” e “(J. Bladestorn 181)”.

Se não compartilharem nomes nem sobrenomes em comum, devem-se listar só  os sobrenomes (Posamentier, Jaye, and Krulik 55)

Se se trata de mais de três autores, podem-se incluir todos ou só o primeiro, adicionando “ “et al.”“

Stutts, Smith, Cass, and Round argumentam que o desenvolvimento da linguagem também pode afetar o desenvolvimento em partes desenvolvidas do cérebro (339).

Stutts et al. argumentam que o desenvolvimento da linguagem também pode afetar o desenvolvimento em partes desenvolvidas do cérebro (339).

Se for citado o número do volume, assim como a(s) página(s) de um livro de múltiplos volumes, separe a informação com dois-pontos, tendo em conta o seguinte exemplo: “(Wolf 3: 11-12)”; mas se deseja citar o volume completo, não é necessário citar o número de páginas, só coloque a abreviatura do volume depois de uma vírgula, assim: “(Kristeva, vol. 2)”.

Se citar mais de uma vez a mesma fonte dentro do mesmo parágrafo, basta a mesma referência entre parênteses para ambas, depois da última citação.

Romeu e Julieta apresenta apresenta uma oposição entre dois mundos: “o mundo do dia a dia... e o mundo do romance”. Embora dois amantes façam parte do mundo do romance, sua linguagem de amor, no entanto, torna-se “totalmente receptivo ao gosto da atualidade” (Zender 138, 141).

No caso de citar uma fonte indireta, secundária (não de uma fonte original), use a expressão citado em:

Interessante o caso de Vanesa Plays, advogada, cujo ofício é escrever relatórios para a Corte Suprema da Justiça norte-americana sobre casos (no geral, a defesa de criminais consumados em procura de reduções de penalidades) que devem ser apresentados diante dos juízes e que são escrito numa linguagem própria desse enquadre jurídico (citado em Goldsmith 2015: 124)

Complete a informação, separada com ponto e vírgula, depois da(s) página(s), como o número do capítulo, quando citar romances ou obras dramáticas renomadas que possam estar editadas em múltiplas publicações, com o objetivo de ser mais preciso:  

Raskolnikov aparece primeiro em Crime e Castigo como um homem contemplando um ato terrível, mas assustado por se encontrar com a sua faladora vizinha nas escadas (Dostoievski 1; parte 1, cap. 1).

 

Citações textuais recuadas

Se a citação  tiver mais de quarenta palavras, deve-se recuar em parágrafo independente, sem aspas duplas. Os dois pontos introduzem as citações recuadas, às vezes, dependendo do contexto, pode ser outro sinal de pontuação ou nenhum. Quando a citação recuada for introduzida depois de dois pontos, deve iniciar com maiúscula. Se não for o caso, deve ir em minúscula. Só quando precisar citar dois ou mais parágrafos, coloque recuo na primeira linha do texto recuado.

Para o leitor entender como está composta a expressão final na sua totalidade, deve conhecer as expressões primigênias, tal como seria um diálogo:

     Nos quase incontáveis exemplos oferecidos pela literatura do dialogismo, um deles é encontrado na obra Diálogos escrita por Platão. O Hípias maior o de o belo (um destes diálogos) demostra como o intercâmbio de ideias entre Sócrates e Hípias deriva um conhecimento mais amplo e de interesse mútuo, sendo evidente, além disso, quais pensamentos pertencem a cada filósofo (Dumont  69).

As elipses dentro de uma citação vão sinalizadas por reticências entre colchetes, separadas por um espaço antes e depois destes.

       Bakhtin é um dos primeiros em substituir a segmentação estática dos textos por um modelo no que a estrutura literária não é, mas que se elabora com respeito a outra estrutura. Essa dinamização do estruturalismo só é possível a partir de uma concepção segundo a qual a “palavra literária” não é um ponto (um sentido fixo), mas uma união de superficialidades textuais, um diálogo de várias escritas […] (Kristeva 2).

 

Qualquer comentário ou explicação dentro de uma citação deve ir entre parênteses quadrados.

        Kristeva introduz o termo “citação” [entendido como um trecho literal de um texto contido em outro], com o que especifica uma prática comum no exercício “intertextual“.

 

Quando for poesia, tenha em conta o seguinte

Pode citar até três versos de um poema entre aspas duplas, sem necessidade de recuar o fragmento, separando um do outro por traço oblíquo ( / ) e espaço a cada um dos lados deste.

“A gaiola tornara pássaro, / e voara”.

Se citar quatro ou mais versos de um poema, esses devem aparecer recuados, sem aspas duplas.

Senhor

A gaiola tornara pássaro

e voara

e o meu coração está louco

porque uiva à norte

e sorri atrás do vento

aos meus delírios. (Pizarnik, 67)

As reticências entre colchetes também são usadas no início de uma citação quando a primeira palavra não corresponde ao início da sentença no original; igualmente para o caso dos poemas. Nesse caso não faz falta adicionar maiúscula à primeira palavra da citação.

[…] tu sabes das campinas o segredo da vida, e o conto da velha fada que nascer erva sentia em ti ficou guardado. (Lorca 1921, 29)

 

Referências

A revista La Palabra segue as normas da Modern Language Association (MLA) para citar no texto e para a elaboração do listado final de referências que deve aparecer em cada trabalho.

Livro

Bajtín, Mijaíl. Problemas da poética de Dostoievski. México, Fondo de Cultura Económica, 2005.

Livro eletrônico

            Martínez Alfaro, Encarnación. Um laboratório pedagógico da Junta para a ampliação de estudos. Biblioteca nueva, 2013. Ebook Central, ebookcentral-proquest

Capítulo de livro

Clegg, Stewart R., et al. “Uma aproximação esquemática à teoria da agência”. Tratado de estudos organizacionais. 1ed. editado por Mauricio Andrés Ramírez Gómez e Leonel Arango Vásquez, EAFIT, 2017, pp. 255- 277.

Artigo de revista

Miranda, Paula. “Para que poderia server a poesia”. Taller de Letras 40 (2007): 183-188. Impreso.

Artigo eletrônico

Duplet, Franc. “Como duplicar o sucesso de um negócio.” Successful Jobs Oct. (2003): 55-58. Web. 28 Dez. 2020.

NOTA: é necessário inserir a data de acesso ao recurso.

 Para citar dois ou mais obras do mesmo autor:

Durant, Will, e Ariel Durant. A idade de Voltaire. Nueva York: Simon, 1965.

———. Uma autobiografia dual. Nueva York: Simon. 1977.

Para citar a edição especial de uma revista:

Appiah, Kwame Anthony, e Henry Louis Gates, Jr., eds. Identidades. Ed. especial de Indagación crítica 18.4 (1992): 625-884

Livros com tradutor, editor, compilador

Aretino, Prieto. Sonetos luxuriosos. Traduzido por de Luis Antonio Villena. Visor de Libros, 2006

Livro com 2 ou 3 autores

Londoño Toro Beatriz e Lina Marcela Muñoz. Conflitos ambientais na Colômbia. Universidad del Rosario, 2012.

Livro com mais de 3 autores

Tolstoi, León, et al. Maestros russos. Planeta, 1960.

Obras coletivas com um ou vários editores ou coordenadores

Showalter, Elaine, ed. American Women Writers. New York: Vintage Books, 2011. Print.

Autor corporativo 

Universidad de la Salle. O sistema de pesquisa e prática do treinamento profissional. Publicaciones Unisalle, 2014.

Livro eletrônico

Modood, Tariq. Multiculturalismo. Cambridge: Polity Press, 2007. Google Livros. Web. 30 dez. 2010.

Monografia

Quiles, Lillian. O conto na literatura porto-riquenha. Tese Universidad de Madrid, 1965. Porto Rico : U. P. R.,  1968. Impreso

Monografia on-line

Sánchez Gómez, Luz Tatiana. Mulheres bizarras nas narrativas do conflito armado colombiano. Dissertação de Mestrado, Universidad de la Salle, 2019. Ciencia Unisalle, ciencia.lasalle.edu.co/maest_filosofia/35/.

Para citar uma fonte em Internet

Tyre, Peg. “Standardized Test in College?”. Newsweek. Newsweek, 21 de agosto del 2007. Web. 21 de agosto de 2008.

Para citar um ensaio, conto, poema ou outro trabalho que faz parte de uma antologia, os elementos da citação devem ser:

Bowles, Paul. “Episódio distante.” Trad. Guillermo Lorenzo. Antologia do conto norteamericano. Ed. Richard Ford. Barcelona: Galaxia Gutemberg, 2002. 600-613. Impreso.

Palestras ou congressos

Zapata, Manuel. “A negredumbre em García Márquez”. XX Congresso Nacional de Literatura, Linguística e Semiótica: “Cem anos de solidão”, trinta anos depois. Santa Fe de Bogotá, Out. 29-31, 1997. Santa Fe de Bogotá: Universidad Nacional de Colombia, 1998. 107-12. Impreso.

Filme

Coroação. Dir. Silvio Caiozzi. Andrea Films, 2000. DVD.

Gravação de música

García, Nino. Aproximação à música de Nino García. Microtono, 199

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