Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Proposta para a concepção de um produto de turismo cultural. Caso: Arboledas, Norte de Santander.

Resumo

Este artigo apresenta um projeto de pesquisa que visa desenhar um produto turístico cultural para o município de Arboledas no departamento de Norte de Santander, como uma estratégia para promover o desenvolvimento social e econômico da comunidade, com base nos objetivos turísticos dos contextos nacional, departamental e municipal. Esta pesquisa de ação tem uma abordagem qualitativa. O desenho do produto é realizado em quatro fases: a primeira é um diagnóstico de potencialidade; a segunda é um estudo de inventários turísticos; a terceira é o estabelecimento de critérios de produto; e por último, a definição do plano de ação. Como resultado, espera-se estabelecer um caminho claro a ser seguido pelos empresários e investidores, assim como promover os processos de inovação turística no território.

Palavras-chave

turismo cultural, produto turístico cultural, desenvolvimento socioeconômico

PDF (Español) HTML (Español) EPUB (Español)

Referências

Alvares, D., & Paula, L. (2019). Gestão patrimonial e competitividade turística: os desafios do turismo cultural em Ouro Preto (Brasil) e Cusco (Peru). Revista Espacios, 40(27), 6-14. http://www.revistaespacios.com/a19v40n27/a19v40n27p06.pdf

Angulo, A., & Giraldo, C. (2018). Producto turístico: Reconociendo el valor cultural, histórico y natural de Charalá, Páramo y El Socorro. https://dspace-uexternado.metacatalogo.com/handle/001/1184

Baudrihaye, J. A. R. (1997). El turismo cultural: luces y sombras. Estudios turísticos, 134, 43-54. https://n9.cl/k3f6

Barrera, V. (2018). Manifestaciones folclóricas del distrito de Juanjuí, provincia de Mariscal Cáceres-región San
Martín para generar un producto de turismo cultural [Tesis de Pregrado, Universidad Nacional de Trujillo]. Repositorio Universidad Nacional de Trujillo. https://dspace.unitru.edu.pe/handle/UNITRU/10197

Cardet, E., Palao, R., & González, Y. (2018). Procedimiento para el diseño de productos turísticos basados en el patrimonio de un municipio. Retos de la Dirección, 12(1), 1-16.

Corrales, M. (2013). Introducción a la investigación-acción. https://repositorio.uned.ac.cr/reuned/bitstream/handle/120809/1156/1%20-%20Intro%20Investigaci%C3%B3n-acci%C3%B3n.pdf?sequence=1

Dallos, W. (2020). Plan de desarrollo municipal. http://www.arboledas-nortedesantander.gov.co/planes/plan-de-desarrollo-municipal-arboledas-avanza-firme

Departamento Nacional de Planeación. (2019). Plan Nacional de Desarrollo 2018-2022. Pacto por Colombia, pacto por la equidad. https://colaboracion.dnp.gov.co/CDT/Prensa/Resumen-PND2018-2022-final.pdf

Duis, U. (2011). Caminos e historias de la tierra cafetera – La unión entre territorio, paisaje cultural y su gente como producto experiencial de turismo cultural. Anuario turismo y sociedad, 12, 83. https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=2061254

Fernández, A. (2018). Diseño de producto turístico cultural de Cojitambo-Azogues [Trabajo de Titulación, Universidad Politécnica Salesiana]. Repositorio Institucional de la Universidad Politécnica Salesiana. https://dspace.ups.edu.ec/handle/123456789/15543

García, L., Fernández, G., & López-Guzmán, T. (2015). El flamenco como producto del turístico cultural. International Journal of Scientific Management and Tourism, 1(2), 239-261. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5665956

González, M. E., & Baquero, A. P. (2018). Producto turístico cultural artesanal en Morroa y Sampués Sucre-Colombia. International journal of scientific management and tourism, 4(1), 7-28. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6358758

Hernández, R., Fernández, C., & Baptista, P. (2014). Metodología de la Investigación (6ª ed.). McGraw-Hill. https://www.uca.ac.cr/wp-content/uploads/2017/10/Investigacion.pdf

Martins, U., & Baptista, M. (2011). La herencia de la gastronomía portuguesa en Brasil como un producto del turismo cultural. Estudios y Perspectivas en Turismo, 20(2), 404-424. https://www.redalyc.org/pdf/1807/180717607008.pdf

Ministerio de Comercio, Industria y Turismo. (2007). Política de turismo cultura: identidad y desarrollo competitivo del patrimonio. https://n9.cl/izb3

OMT. (2019). Tourism definitions. https://www.e-unwto.org/doi/pdf/10.18111/9789284420858

Saarinen, J., Moswete, N., & Monare, M. (2014). Cultural tourism: new opportunities for diversifying the tourism industry in Botswana. Bulletin of Geography. Socio-economic Series, 26(26), 7-18. https://sciendo.com/article/10.2478/bog-2014-0041

Sánchez, A. (2017). Diseño del producto turístico cultural para la zona urbana de la ciudad de montería [Trabajo de grado, Fundación Universitaria Los Libertadores]. Repositorio Institucional Fundación Universitaria Los Libertadores. https://repository.libertadores.edu.co/handle/11371/1535

Santana, A. (2003). Turismo cultural, culturas turísticas. Horizontes Antropológicos, 9(20), 31-57. https://www.researchgate.net/publication/26369087_Turismo_cultural_culturas_turisticas

Secretaría de Cultura de la Gobernación de Norte de Santander. (2020). Plan de Acción. http://www.nortedesantander.gov.co/Gobernacion/Transparencia-y-acceso-a-informaci%C3%B3n-p%C3%BAblica/Planes-de-Acci%C3%B3n

Serrano, S. (2020). Plan de desarrollo departamental. http://www.nortedesantander.gov.co/portals/0/PDD_2020-2023_Plan_de_desarollo.pdf

Vela, D. (2012). Diseño de un producto turístico para la conservación y uso del patrimonio cultural del Centro de Turismo Comunitario San Virgilio, cantón Arajuno, provincia de Pastaza [Trabajo de Titulación, Escuela Superior Politécnica de Chimborazo]. http://dspace.espoch.edu.ec/handle/123456789/1839

Downloads

Não há dados estatísticos.