Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Mudanças nas relações interpessoais dos jovens universitários durante a pandemia

Resumo

No último ano, muitas das coisas que faziam parte da cotidianidade, como o estudo e o trabalho, mudaram a causa da pandemia. Outro dos aspectos que se modificou foi o contato com os outros para tratar de manter a saúde e evitar o contágio da nova doença. Esta pesquisa identificou as mudanças que se deram nas relações de amizade, amorosas, familiares e laborais dos jovens universitários durante o período de quarentena na Colômbia, a causa da covid-19. A partir de uma amostragem em cadeia obteve-se a participação de 194 pessoas. Encontrou-se que a relação que mais mudou para os jovens universitários foi a de amizade. Igualmente evidenciaram-se algumas diferenças por gênero nas relações de casal, o temor ao contágio ao momento de um encontro e as expressões de afeto, como saudações às pessoas próximas.

Palavras-chave

relações, jovens universitários, covid-19, relações interpessoais

PDF (Español) HTML (Español) EPUB (Español) XML (Español)

Referências

Arciniega, U., & Dios de, J. (2005). En la transición a la edad adulta. Los adultos emergentes. International Journal of Developmental and Educational Psychology, 3(1), 145-160.
As.com. (2020). Cuarentena en Colombia: qué es, cuándo empezó y cuándo acaba. https://colombia.as.com/colombia/2020/06/24/actualidad/1593011326_126254.html
Cepal. (2020). The social challenge in times of Covid-19. https://www.cepal.org/en/publications/45544-social-challenge-times-Covid-19
Cervantes, J. (2005). Relaciones de pareja, matrimonio y amor. Estudios sobre las familias, (4), 21-30. https://sistemadif.jalisco.gob.mx/apps/ceninf/centro_de_informacion/FAMILIA/Relacion_de_pareja_AUTOR_MTRO_JOSE_CARLOS_CERVANTES_RIOS_REVISTA_ESTUDIOS_SOBRE_LAS_FAMILIAS_DIF_JALISCO.pdf
Cívico, A., Cuevas, N., & Colomo, E. (2021). Jóvenes y uso problemático de las tecnologías durante la pandemia: una preocupación familiar. Hachetetepé, (22), 1-13. http://portal.amelica.org/ameli/jatsRepo/427/4271799011/
Congreso de la República de Colombia. (17 de octubre, 2012). Ley Estatutaria 1581 de 2012. Diario Oficial No. 48.587 de 18 de octubre de 2012. http://www.secretariasenado.gov.co/senado/basedoc/ley_1581_2012.html
DANE. (2020). Mercado laboral. Información diciembre y año 2020. https://www.dane.gov.co/index.php/estadisticas-por-tema/mercado-laboral/empleo-y-desempleo.
Díaz, E. (2020). El efecto de la socialización limitada en tiempos de pandemia. https://www.isep.es/actualidad-psicologia-clinica/efecto-socializacion-limitada-pandemia/
Ferrer, R. (2020). Pandemia por covid-19: el mayor reto de la historia del intensivismo. Medicina Intensiva, 44(6), 323-324. https://doi.org/10.1016/j.medin.2020.04.002
Giró, J. (2011). Las amistades y el ocio de los adolescentes, hijos de la inmigración. Papers, 96(1), 77-95.
Gómez-Valderrama, C., Hernández-Suárez, C., & Prada-Núñez, R. (2020). La zona de posibilidades en el proceso de aprendiencia del residente digital: un análisis cualitativo en la Red de experiencias Matemáticas de Norte de Santander. Educación y Humanismo, 22(38). https://doi.org/10.17081/eduhum.22.38.3688
Hartung, A. (2020). Adolescentes en cuarentena y cómo les afecta perder su vida social. https://www.latercera.com/paula/noticia/adolescentes-en-cuarentena-y-como-les-afecta-perder-su-vida-social/WNTFAQTHYVDQLLUNTCX3MPJITA/
Hernández, R., & Mendoza, C. (2018). Metodología de la investigación: las rutas cuantitativa, cualitativa y mixta. Mc Graw Hill Education.
Infante, A., & Martínez, J. (2016). Concepciones sobre la crianza: el pensamiento de madres y padres de familia. Liberabit, 22(1), 31-41. https://doi.org/10.24265/liberabit.2016.v22n1.03
Jacometo, M., & Rossato, A. (2017). Relaciones familiares versus aprendizaje: un análisis con niños de 5 y 6 años. Alteridad, 12(1), 55-66.
Lanza, D., Moreno, G., Diego de, A., Ruz, C., & Moreno, A. (2012). Concepciones acerca de la amistad: un estudio exploratorio con niños españoles e inmigrantes afincados en la comunidad de Madrid. International Journal of Developmental and Educational Psychology, 2(1), 293-301. https://www.redalyc.org/pdf/3498/349832339030.pdf.
Little, T. (2013a). The Oxford Handbook of Quantitative Methods, Vol. 1: Foundations. Oxford University Press.
Little, T. (2013b). The Oxford Handbook of Quantitative Methods, Vol. 2: Statistical Analysis. Oxford University Press.
Luque, D., & Luque, M. (2015). Relaciones de amistad y solidaridad en el aula: un acercamiento psicoeducativo a la discapacidad en un marco inclusivo. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 20(65), 369-392. http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S140566662015000200003
Maureira, F. (2011). Los cuatro componentes de la relación de pareja. Revista Electrónica de Psicología Iztacala, 14, 321-332.
Mercado, L. (2020, 25 de agosto). El 1o de septiembre termina la cuarentena y empieza el aislamiento selectivo. El Tiempo. https://www.eltiempo.com/politica/gobierno/ivan-duque-anuncia-aislamiento-selectivo-desde-el-primero-de-septiembre-532872
Ministerio de Comercio, Industria y Turismo. (2013, 27 de junio). Decreto Número 1317 de 2013. http://wsp.presidencia.gov.co/Normativa/Decretos/2013/Documents/JUNIO/27/DECRETO%201377%20DEL%2027%20DE%20JUNIO%20DE%202013.pdf
Ministerio de Salud y Protección Social. (2013, 4 de octubre). Resolución Número 8430 de 1993. https://urosario.edu.co/Escuela-Medicina/Investigacion/Documentos-de-interes/Files/resolucion_008430_1993.pdf
Ministerio de Salud y Protección Social. (2020, 12 de marzo). Resolución Número 385 del 12 de marzo del 2020. https://www.minsalud.gov.co/Normatividad_Nuevo/Resoluci%C3%B3n%20No.%200385%20de%202020.pdf
Mitchell, C. (2020). La OMS caracteriza a COVID-19 como una pandemia. https://www.paho.org/hq/index.php?option=com_content&view=article&id=15756:who-characterizes-Covid-19-as-a-pandemic&Itemid=1926&lang=es
OIT. (2021). La relación laboral. https://ilo.org/ifpdial/areas-of-work/labour-law/WCMS_165190/lang--es/index.htm
OMS. (2020). Recomendaciones para adaptar y fortalecer la capacidad resolutiva del primer nivel de atención durante la pandemia de COVID-19. https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/52729/OPSIMSHSSCOVID-19200032_spa.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Papalia, D., Feldman, R., & Martorell, G. (2012). Desarrollo Humano. Mc Graw-Hill Education.
Pozos, J., Rivera, S., Reyes, I., & López, M. (2013). Escala de felicidad en la pareja: desarrollo y validación. Acta de Investigación Psicológica, 3(3), 1280-1297.
Ramírez, A. (2020). CICH: El COVID-19, el distanciamiento social y el impacto en las relaciones interpersonales. https://www.ujmd.edu.sv/cich-el-Covid-19-el-distanciamiento-social-y-el-impacto-en-las-relaciones-interpersonales/
Sandoval, E. (2020). Teletrabajo y salud mental positiva: un equilibrio necesario en contexto de pandemia. https://araucanianoticias.cl/2020/teletrabajo-y-salud-mental-positiva-un-equilibrionecesario-en-contexto-de-pandemia/0323177493
Sanfeliciano, A. (2019). Relaciones de amistad: ¿Cómo evolucionan a lo largo de la vida? https://lamenteesmaravillosa.com/relaciones-de-amistad-como-evolucionan-a-lo-largo-de-la-vida/
Triana, A., Ávila, L., & Malagón, A. (2010). Patrones de crianza y cuidado de niños y niñas en Boyacá. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 8(2), 933-945. http://revistaumanizales.cinde.org.co/rlcsnj/index.php/RevistaLatinoamericana/article/view/81
Unesco. (2020). Oportunidades y riesgo de internet en tiempos de aislamiento. https://es.unesco.org/news/oportunidades-y-riesgos-internet-tiempos-aislamiento
Unicef. (2020). El impacto del COVID-19 en la salud mental de adolescentes y jóvenes. https://www.unicef.org/lac/el-impacto-del-Covid-19-en-la-salud-mental-de-adolescentes-y-j%C3%B3venes

Downloads

Não há dados estatísticos.