Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

A poesia como lugar de memória afro-pacífica em Los Versos de la Margarita, de Margarita Hurtado Castillo

Resumo

Margarita Hurtado Castillo (1917 - 1992) foi uma grande caixa de ressonância (receptora e transmissora) dos sons aprisionados nos remoinhos do tempo marinho: os liberou em poemas, coplas ou contando histórias como amplas redes. Esta pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, visa caracterizar, a partir de uma perspectiva descolonial, aspectos da memória coletiva das comunidades negras do Pacífico colombiano presentes em poemas selecionados de Los versos de la Margarita, obra póstuma do narradora oral. Pretende-se mostrar que, além de compilar um passado que em verso expõe o que significa pertencer a essa cultura, as composições de Literatura Oral de Hurtado atuam como discursos de resistência que promovem consciências coletivas, exaltam sua identidade étnica e ajudam a traçar caminhos grupais de emancipação das macroestruturas de nosso sistema ocidental de matriz colonial, racista e patriarcal.

Palavras-chave

literatura oral, afro-pacífico, memória, racismo, discursos de resistência

PDF (Español) XML (Español)

Referências

  • Candau, Joël. Memória e identidade. Traducido por Maria Letícia Ferreira. Sao Paulo, Con- texto, 2019.
  • Freja de la Hoz, Adrián. La literatura oral en Colombia. Romances, coplas y décimas en el Pacífico y el Caribe colombianos. Bogotá, Editorial Universidad Nacional de Co- lombia, 2015.
  • Gómez, Laureano. “Los textos históricos: interrogantes sobre el progreso de Colombia”. Bo-
  • letín Cultural y Bibliográfico, vol. 18, núm. 1 (1981): 5-30. Impreso.
  • González, Lélia. Por um feminismo afrolatinoamericano. Traducido por Barbara Cruz, Car-
  • los Medeiros, Catalina Zambrano y Tuna Nascimento. Rio de Janeiro, Zahar, 2020.
  • Halbwachs, Maurice. A memória coletiva. Traducido por Laurent León. Paris, Edições Vér- tice, 1990.
  • Hampaté Bâ, Amadou. “A tradição viva”. História geral da África, I: Metodologia e pré-his- tória da África. Editado por Joseph Ki‑Zerbo. UNESCO, Brasília, 2010.
  • Hoffmann, Odile. “Espacios y movilidad de la gente negra en el Pacífico Sur colombia- no: ¿hacia la construcción de una “sociedad regional”?”. Estudos Afro-Asiáticos, vol. 25, núm. 1(2002): 43-74. Web. 20 Jul. 2021. https://doi.org/10.1590/S0101- 546X2003000100004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-546X2003000100004
  • Hurtado Castillo, Margarita. Los versos de la Margarita. Alcaldía Municipal de Buenaven- tura, 1992.
  • Lawo-Sukam, Alain. “(A)cercamiento al concepto de la negritud en la literatura afro-colom- biana”. Cincinnati Romance Review, núm. 30 (2011): 39-52. Web. 26 Sep. 2021. https://scholar.uc.edu/concern/parent/9k41zg13t/file_sets/bk128c34c?locale=en
  • Maglia, Graciela y Yves Moñino. “Oralitura de San Basilio de Palenque: temas europeos,
  • africanos y criollos”. Revista Cuadernos de Literatura, vol. 19, núm. 38 (2015): 171-
  • Web. 26 Sep. 2021. https://doi.org/10.11144/Javeriana.cl19-38.osbp DOI: https://doi.org/10.11144/Javeriana.cl19-38.osbp
  • Mignolo, Walter. “Delinking. The rhetoric of modernity, the logic of coloniality and the
  • grammar of de-coloniality”. Cultural Studies, vol. 21, núm. 2-3 (2007): 449-514.
  • Web. 16 Sep. 2021. https://doi.org/10.1080/09502380601162647 DOI: https://doi.org/10.1080/09502380601162647
  • Ministerio de Cultura. Sabores y saberes del Pacífico colombiano: Buenaventura – Tumaco.
  • Bogotá, Ministerio de Cultura, 2017.
  • Motta González, Nancy. Hablas de selva y agua: la oralidad afropacífico desde una perspec- tiva de género. Cali, Editorial de la Universidad del Valle, 1997.
  • Nora, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, vol. 10 (1993): 7-28. Impreso.
  • Ochoa, Juan Sebastián; Convers, Leonor y Oscar Hernández, Óscar. Arrullos y currulaos: material para abordar el estudio de la música tradicional del Pacífico sur colom- biano. Bogotá, Editorial Pontificia Universidad Javeriana, 2014. Web. 16 Sep. 2021. http://hdl.handle.net/10554/41255
  • Ong, Walter. Oralidad y escritura, tecnologías de la palabra. México, Fondo de Cultura
  • Económica, 1996.
  • Oslender, Ulrich. “Discursos ocultos de resistencia: tradición oral y cultural políti- ca en comunidades negras de la costa pacífica colombiana”. Revista Colombia- na de Antropología, vol. 39 (2003): 203-236. Web. 20 Sep. 2021. https://doi.or- g/10.22380/2539472X.1241 DOI: https://doi.org/10.22380/2539472X.1241
  • Prado Paredes, Nelly Mercedes. “El origen de los versos para enamorar: oralidad del Pacífico
  • sur de Colombia”. América Negra, núm 12. (diciembre 1996): 190-204. Impreso.
  • Revelo Hurtado, Baudilio; Revelo González, Camilo y Carolina Revelo González (Comps.). “Presentación”. Cuentos para dormir a Isabella. Bogotá, Ministerio de Cultura, 2010, pp. 19-29. Web. 20 Sep. 2021. https://babel.banrepcultural.org/digital/collec- tion/p17054coll7/id/7
  • Ricoeur, Paul. La memoria, la historia, el olvido. Buenos Aires, Fondo de Cultura Económica de Argentina, 2000.
  • Valderrama Rentería, Carlos Alberto. “El arte literario y la construcción oral del territorio. Pensamiento crítico afrocolombiano”. Revista Colombiana de Antropología, vol. 54, núm. 2 (2018): 93-117. Web. 20 Sep. 2021. https://doi.org/10.22380/2539472X.463 DOI: https://doi.org/10.22380/2539472X.463
  • Vanín, Alfredo. “Alianzas y simbolismos en las rutas de los ausentes”. Imágenes de las “cul- turas negras” del Pacífico colombiano. Documento de Trabajo núm. 40. CIDSE, Centro de Investigaciones y Documentación Socioeconómica de la Universidad del Valle, 1999, pp. 3-18. Impreso.
  • ----. Una mirada a la tradición oral del Pacífico. Bogotá, Banco de la República de Colom- bia, 2016. Recurso de audio. Web. 20 Sep. 2021. https://babel.banrepcultural.org/ digital/collection/p17054coll18/id/341
  • Velásquez, Rogerio. “La canoa chocoana en el folklore”. Revista Colombiana de Folclor vol.
  • (1960): 109-126. Impreso.

Downloads

Não há dados estatísticos.