Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

E a mulher acordou: a figura de Rosa na comédia De tal siembra tal cosecha (1899) de Ángeles López de Ayala. Rumo a um novo protótipo da feminilidade na encruzilhada dos séculos XIX-XX

Resumo

Este artigo analisará a peça teatral De tal siembra tal cosecha (1889) de Ángeles López de Ayala, uma das mais ativas e importantes pensadoras livres, republicanas e maçons em Espanha entre os séculos XIX e XX, e uma das feministas mais comprometidas da época, tanto no campo teórico como prático. Estudaremos os elementos que fazem da protagonista da obra uma firme defensora de uma ideia diferente dos papéis e femininos e masculinos, mas sem renunciar a ser mãe e esposa. Também se comentará a defesa que propugna de um papel ativo das mulheres na sua própria emancipação da esfera familiar e a proposta de uma colaboração com o homem na relação de casal, em concomitância com o pensamento da autora e os artigos que publicou ao longo da sua vida.

Palavras-chave

Ángeles López de Ayala, De tal siembra tal cosecha, papéis femininos e masculinos, feminismo, emancipação feminina, teatro

PDF (Español) XML (Español)

Biografia do Autor

Milagro Martín-Clavijo

Professor de Literatura Italiana na Faculdade de Filologia da Universidad de Salamanca, España, desde 2007.


Referências

  1. Aguilar Cestero, Raúl. Ángeles López de Ayala: republicana revolucionària, lliurepensadora, anticlerical, macona i feminista (1858-1926). Vilassar de Dalt, Icaria, 2019. Impreso
  2. Aresti, Nerea, Médicos, donjuanes y mujeres modernas. Los ideales de feminidad y masculinidad en el primer tercio del siglo XX. Bilbao, Servicio Editorial de la Universidad del País Vasco, 2001. Impreso.
  3. Arkinstall, Christine. Spanish Female Writers and the Freethinking Press. 1879-1926. Toronto, University of Toronto Press, 2014. Impreso. DOI: https://doi.org/10.3138/9781442668836
  4. Checa Olmos, Francisco y Concepción Fernández Soto. “Adulterio femenino, divorcio y honor en la escena decimonónica española. El debate social en la recepción de El nudo gordiano, de Eugenio Sellés (1842-1926)”. Revista de Dialectología y Tradiciones Populares, vol. LXIX, núm. 1, 2014, pp. 155-169. Web. 17 de enero de 2022. http://dx.doi.org/10.3989/rdtp.2014.01.008 DOI: https://doi.org/10.3989/rdtp.2014.01.008
  5. Clemente Palacios, María Victoria. Ángeles López de Ayala (1858-1926): icono del librepensamiento en la España de entre siglos. [Tesis doctoral, Universidad Complutense de Madrid]. 2015. Repositorio Institucional UCM. Web. 23 de marzo de 2022. https://eprints.ucm.es/id/eprint/39544/1/T37876.PDF
  6. Díaz Marcos, Ana María y Helena Establier Pérez. “Rosario de Acuña y Ángeles López de Ayala: escritura y pactos contra el dogma”. Arbor, vol. 196, núm. 796, 2020, pp.1-12. Web. 21 de febrero de 2022. https://doi.org/10.3989/arbor.2020.796n2002 DOI: https://doi.org/10.3989/arbor.2020.796n2002
  7. Gimeno de Flaquer, Concepción, Evangelios de la mujer. Madrid, Lib. Fernando Fe, 1909. Impreso.
  8. Hormigón, Juan Antonio. Autoras en la historia del teatro español (1500-1994), vol. I (siglos XVII-XVIII-XIX), Madrid, Publicaciones ADE, 1996. Impreso.
  9. Lacalzada de Mateo, Mª. José. “Las mujeres en la “cuestión social” de la Restauración: liberales y católicas (1875-1921)”. Historia Contemporánea, núm. 29, 2005, pp. 691-717. Web. 20 de marzo de 2022. http://hdl.handle.net/10810/38012
  10. López-Cordón Cortezo, María Victoria. “La situación de la mujer a finales del Antiguo Régimen”. Mujer y sociedad en España (1700-1975), coordinado por María Ángeles Durán Heras y Rosa María Capel Martínez Durán. Ministerio de Trabajo e inmigración, Instituto de la Mujer, 1986, pp. 47-108. Impreso.
  11. López de Ayala, Ángeles. De tal siembra, tal cosecha. Barcelona, Henrich y Compa., 1899. Impreso.
  12. ---. “La mujer en la familia.” La luz del porvenir, vol. XI, núm. 16, 1889, pp. 35-36. Impreso.
  13. ---. “Lo que somos” El Gladiador. Órgano de la Sociedad Progresiva Femenina, 1906, 1. Impreso.
  14. ---. “¡No son mujeres son Hembras!!” El Gladiador: órgano de la Sociedad Progresiva Femenina, primera época, vol. I, núm. 9, 1906, pp. 2-3. Impreso.
  15. ---. “¡Llegó la hora!”. El gladiador segunda época, vol. VIII, núm. 122, 1918, p. 1. Impreso.
  16. ---. “Constancia, serenidad y… ¡venceremos!”. El gladiador segunda época, vol. VIII, núm. 126, 1918, p.1. Impreso.
  17. ---. “Preocupaciones femeninas. El qué dirán. Perjudicial rutinarismo. Hay que despojarse de los prejuicios. Hay que ser miembro consciente de la sociedad Humana”. El gladiador segunda época, vol. IX, núm. 148, 1919: 1. Impreso.
  18. Peyrou, Florencia, “Familia y política. Masculinidad y feminidad en el discurso democrático isabelino”. Historia y política, núm. 25, 2011, pp. 149-174. Web. 18 de febrero de 2022. https://recyt.fecyt.es/index.php/Hyp/article/view/41666
  19. Presmanes García, Rosa Elvira. La masonería femenina en España. Dos siglos de historia por la igualdad. Madrid, Los Libros de la Catarata, 2012. Impreso.
  20. Ramos Palomo, María Dolores. “La República de las librepensadoras (1890-1914): laicismo, emancipacionismo, anticlericalismo”. Ayer, vol. 60, núm. 4, 2005, pp. 45-74. Web. 1 de febrero de 2022. https://revistaayer.com/sites/default/files/articulos/60-2-ayer60_RepublicaRepublicanas_Ramos.pdf
  21. Sanfeliu Gimeno, Luz. “Género y cultura política: Construcción de identidades femeninas y acción social de las mujeres en el republicanismo blasquista (1896-1910)”. ARENAL, vol. 10, núm. 2, 2003, pp. 191-217. Web. 14 de enero de 2022. https://doi.org/10.30827/arenal.v10i2.16189
  22. Sárraga, Belén. “Entonces”. La Conciencia Libre. Segunda época, año II, Málaga, 1906.
  23. Sirera Turó, Josep Lluís. “El paradigma femenino en el Teatro español del siglo XIX”. Stichomythia: Revista de teatro español contemporáneo, núm. 1, 2003. Web 12 mayo de 2022. http://parnaseo.uv.es/Ars/ESTICOMITIA/Numero1/indiceuno/indice1.htm
  24. ––. “Las prácticas escénicas en España durante el periodo de la Restauración decimonónica”. Hecho Teatral: Revista de teoría y práctica del teatro hispánico, núm. 9, 2009, pp. 5-26. Web 9 marzo 2022. https://www.hechoteatral.com/index.php/hteatral/article/view/78/70

Downloads

Não há dados estatísticos.