Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

As fronteiras da leitura: lendo literatura na universidade

Resumo

Este artigo apresenta a concepção e implementação de uma constelação literária com estudantes universitários, por meio de um corpus de textos cujas referências são a violência, as mulheres e os imigrantes indocumentados. O objetivo foi promover cenários de participação democrática por meio de conversas literárias, bem como a possibilidade de vivenciar a alteridade que as linguagens estéticas favorecem. A metodologia para sistematizar a experiência seguiu a análise etnográfica dos diálogos ocorridos nas aulas; dessa forma, demonstrou-se que, mais do que a individualidade, é o compartilhar com o outro que pode despertar sentimentos de empatia e compaixão diante das situações de vulnerabilidade humana recriadas pela literatura. Como conclusão da prática de leitura descrita, propõe-se que tal prática constitua uma forma de mobilização para a discussão e diálogo dos diferentes pontos de vista que concorrem em populações escolares específicas, de forma a gerar ou fortalecer espaços democráticos de interação.

Palavras-chave

Leitura, violência, métodos educativos, mulheres, imigrantes indocumentados

XML (Español) PDF (Español)

Biografia do Autor

Mery Cruz

Doutora em Didática de Línguas e Literatura, professora da Escola de Estudos Literários da Universidad del Valle (Cali, Colômbia).


Referências

  1. Altuna, Belén. “¿Pero leer novelas nos hace mejores? Ficción literaria y desarrollo moral”. Co-herencia, vol. 19, núm. 36, 2022, pp. 239-267. Web. 6 de abril de 2023. https://doi.org/10.17230/co-herencia.19.36.9 DOI: https://doi.org/10.17230/co-herencia.19.36.9
  2. Álvarez Gayou-Jurgenson, Juan Luis. Cómo hacer investigación cualitativa. Fundamentos y metodología. Paidós, 2003. Impreso.
  3. Barthes, Roland. S/Z. Traducido por Nicolás Rosa. Siglo XXI Editores, 2006. Impreso.
  4. Bolaño, Roberto. 2666. Anagrama, 2005. Impreso.
  5. Chambers, Aidan. Dime. Los niños, la lectura y la conversación. Traducido por Ana Tamarit. Fondo de Cultura Económica, 2012. Impreso.
  6. Cornejo Polar, Antonio. Papeles de viento: ensayos sobre literaturas heterogéneas. Editorial Nómada, 2019. Web. 2 de abril de 2023. https://doi.org/10.47377/KZGZ7886 DOI: https://doi.org/10.47377/KZGZ7886
  7. Cuesta, Carolina. Discutir sentidos. La lectura literaria en la escuela. Libros del Zorzal, 2006. Impreso.
  8. Domingo, Àngels, y Rebeca Anijovich, coords. Práctica Reflexiva: escenarios y horizontes. Avances en el contexto internacional. Aique Grupo Editor, 2017. Impreso.
  9. Eco, Umberto. Los límites de la interpretación. Traducido por Helena Lozano. Lumen, 1992. Impreso.
  10. Enrico, Juliana, y Alejandra María Castro. “Género, feminismos y pedagogías de frontera: aportes críticos al espacio educativo”. Pedagogía y Saberes, núm. 54, 2021, pp. 155-170. Web. 6 de abril de 2023. https://doi.org/10.17227/pys.num54-10636 DOI: https://doi.org/10.17227/pys.num54-10636
  11. Ezpeleta, Justa, y Elsie Rockwell. “Escuela y clases subalternas”. Cuadernos políticos, núm. 37, 1983, pp. 70-80. Web. 6 de abril de 2023. http://www.cuadernospoliticos.unam.mx/cuadernos/contenido/CP.37/CP37.7JustaEzpeletaElsieRockwell.pdf
  12. Han, Byung-Chul. La sociedad del cansancio. Traducido por Arantzazu Saratxaga y Alberto Ciria. Herder, 2019. Impreso.
  13. Hoyos, Héctor. Los Aleph. Bolaño y la novela global latinoamericana. Planeta, 2020. Impreso.
  14. Iser, Wolfgang. El acto de leer. Teoría del efecto estético. Traducido por Manuel Barbeito. Taurus, 1987. Impreso.
  15. Jover, Guadalupe. “El aprendizaje de la competencia oral”. La educación lingüística, entre el deseo y la realidad. Competencias comunicativas y enseñanza del lenguaje. Editado por Carlos Lomas, Aula de Humanidades, Red Colombiana para la Transformación de la Formación Docente en Lenguaje, Octaedro, 2018, pp. 69-83. Impreso.
  16. ---. Coord. Constelaciones literarias. Sentirse raro, miradas sobre la adolescencia. Junta de Andalucía, 2009. Web. 6 de abril de 2023. https://www.juntadeandalucia.es/educacion/portals/delegate/content/015af83c-3362-4f74-929c-af321e6e6f36
  17. Littau, Karin. Teorías de la lectura. Libros, cuerpos y bibliomanía. Traducido por Elena Marengo. Manatial, 2008. Impreso.
  18. Lotman, Iuri. La semiosfera. Semiótica de la cultura y del texto. Traducido por Desiderio Navarro. Cátedra, 1996. Impreso.
  19. Luiselli, Valeria. Los niños perdidos (un ensayo en cuarenta preguntas). Sexto Piso, 2016. Impreso.
  20. McMillan, James, y Sally Schumacher. Investigación educativa. Una introducción conceptual. Traducido por Joaquín Sánchez. Pearson Educación, 2005. Impreso.
  21. Mendoza Fillola, Antonio. El intertexto lector. El espacio de encuentro de las aportaciones del textos con las del lector. Ediciones de la Universidad de Castilla-La Mancha, 2001. Impreso.
  22. Némirovsky, Irène. La vida de Chéjov. Traducido por José Antonio Soriano. Salamandra, Penguin Random House, 2022. Impreso.
  23. Nussbaum, Martha. Emociones políticas. ¿Por qué el amor es importante para la justicia? Traducido por Albino Santos. Paidós, 2014. Impreso.
  24. Palacio, Carlos (Pala). En el abrazo de la sílaba. Hiperión, 2021. Impreso.
  25. Perrenoud, Philippe. Desarrollar la práctica reflexiva en el oficio de enseñar. Profesionalización y razón pedagógica. Traducido por Nuria Riambau. Graó, 2004. Impreso.
  26. Piglia, Ricardo. Crítica y ficción. Penguin Random House, 2019. Impreso.
  27. Poblete Alday, Patricia. Bolaño, otra vuelta de tuerca. Universidad Academia de Humanismo Cristiano, 2010. Impreso.
  28. Restrepo, Laura. Los Divinos. Alfaguara, 2018. Impreso.
  29. Ríos Baeza, Felipe. Roberto Bolaño, una narrativa en el margen: Desestabilizaciones en el canon y la cultura. Tirant lo Blanch, 2013. Impreso.
  30. Sánchez-Lara, Ricardo. “Inclusión y justicia simbólica en experiencias lectoliterarias escolares”. Magis, Revista Internacional de Investigación en Educación, vol. 15, 2022, pp. 1-20. Web. 6 de abril de 2023. https://doi.org/10.11144/Javeriana.m15.ijse DOI: https://doi.org/10.11144/Javeriana.m15.ijse
  31. Schön, Donald. La formación de profesionales reflexivos. Hacia un nuevo diseño de la enseñanza y el aprendizaje en las profesiones. Traducido por Lourdes Montero y José Manuel Vez. Paidós, 1992. Impreso.
  32. Segato, Rita Laura. La guerra contra las mujeres. Traficantes de Sueños, 2016. Web. 6 de abril de 2023. https://traficantes.net/sites/default/files/pdfs/map45_segato_web.pdf
  33. Vélez Saldarriaga, Marta Cecilia. Los Hijos de la Gran Diosa. Psicología analítica, mito y violencia. Editorial Universidad de Antioquia, 2022. Web. 15 de abril de 2023.
  34. Woods, Peter. La escuela por dentro. La etnografía en la investigación educativa. Traducido por Marco Aurelio Galmarini. Paidós, 2011. Impreso.

Downloads

Não há dados estatísticos.