As fronteiras da leitura: lendo literatura na universidade
Resumo
Este artigo apresenta a concepção e implementação de uma constelação literária com estudantes universitários, por meio de um corpus de textos cujas referências são a violência, as mulheres e os imigrantes indocumentados. O objetivo foi promover cenários de participação democrática por meio de conversas literárias, bem como a possibilidade de vivenciar a alteridade que as linguagens estéticas favorecem. A metodologia para sistematizar a experiência seguiu a análise etnográfica dos diálogos ocorridos nas aulas; dessa forma, demonstrou-se que, mais do que a individualidade, é o compartilhar com o outro que pode despertar sentimentos de empatia e compaixão diante das situações de vulnerabilidade humana recriadas pela literatura. Como conclusão da prática de leitura descrita, propõe-se que tal prática constitua uma forma de mobilização para a discussão e diálogo dos diferentes pontos de vista que concorrem em populações escolares específicas, de forma a gerar ou fortalecer espaços democráticos de interação.
Palavras-chave
Leitura, violência, métodos educativos, mulheres, imigrantes indocumentados
Biografia do Autor
Mery Cruz
Doutora em Didática de Línguas e Literatura, professora da Escola de Estudos Literários da Universidad del Valle (Cali, Colômbia).
Referências
- Altuna, Belén. “¿Pero leer novelas nos hace mejores? Ficción literaria y desarrollo moral”. Co-herencia, vol. 19, núm. 36, 2022, pp. 239-267. Web. 6 de abril de 2023. https://doi.org/10.17230/co-herencia.19.36.9 DOI: https://doi.org/10.17230/co-herencia.19.36.9
- Álvarez Gayou-Jurgenson, Juan Luis. Cómo hacer investigación cualitativa. Fundamentos y metodología. Paidós, 2003. Impreso.
- Barthes, Roland. S/Z. Traducido por Nicolás Rosa. Siglo XXI Editores, 2006. Impreso.
- Bolaño, Roberto. 2666. Anagrama, 2005. Impreso.
- Chambers, Aidan. Dime. Los niños, la lectura y la conversación. Traducido por Ana Tamarit. Fondo de Cultura Económica, 2012. Impreso.
- Cornejo Polar, Antonio. Papeles de viento: ensayos sobre literaturas heterogéneas. Editorial Nómada, 2019. Web. 2 de abril de 2023. https://doi.org/10.47377/KZGZ7886 DOI: https://doi.org/10.47377/KZGZ7886
- Cuesta, Carolina. Discutir sentidos. La lectura literaria en la escuela. Libros del Zorzal, 2006. Impreso.
- Domingo, Àngels, y Rebeca Anijovich, coords. Práctica Reflexiva: escenarios y horizontes. Avances en el contexto internacional. Aique Grupo Editor, 2017. Impreso.
- Eco, Umberto. Los límites de la interpretación. Traducido por Helena Lozano. Lumen, 1992. Impreso.
- Enrico, Juliana, y Alejandra María Castro. “Género, feminismos y pedagogías de frontera: aportes críticos al espacio educativo”. Pedagogía y Saberes, núm. 54, 2021, pp. 155-170. Web. 6 de abril de 2023. https://doi.org/10.17227/pys.num54-10636 DOI: https://doi.org/10.17227/pys.num54-10636
- Ezpeleta, Justa, y Elsie Rockwell. “Escuela y clases subalternas”. Cuadernos políticos, núm. 37, 1983, pp. 70-80. Web. 6 de abril de 2023. http://www.cuadernospoliticos.unam.mx/cuadernos/contenido/CP.37/CP37.7JustaEzpeletaElsieRockwell.pdf
- Han, Byung-Chul. La sociedad del cansancio. Traducido por Arantzazu Saratxaga y Alberto Ciria. Herder, 2019. Impreso.
- Hoyos, Héctor. Los Aleph. Bolaño y la novela global latinoamericana. Planeta, 2020. Impreso.
- Iser, Wolfgang. El acto de leer. Teoría del efecto estético. Traducido por Manuel Barbeito. Taurus, 1987. Impreso.
- Jover, Guadalupe. “El aprendizaje de la competencia oral”. La educación lingüística, entre el deseo y la realidad. Competencias comunicativas y enseñanza del lenguaje. Editado por Carlos Lomas, Aula de Humanidades, Red Colombiana para la Transformación de la Formación Docente en Lenguaje, Octaedro, 2018, pp. 69-83. Impreso.
- ---. Coord. Constelaciones literarias. Sentirse raro, miradas sobre la adolescencia. Junta de Andalucía, 2009. Web. 6 de abril de 2023. https://www.juntadeandalucia.es/educacion/portals/delegate/content/015af83c-3362-4f74-929c-af321e6e6f36
- Littau, Karin. Teorías de la lectura. Libros, cuerpos y bibliomanía. Traducido por Elena Marengo. Manatial, 2008. Impreso.
- Lotman, Iuri. La semiosfera. Semiótica de la cultura y del texto. Traducido por Desiderio Navarro. Cátedra, 1996. Impreso.
- Luiselli, Valeria. Los niños perdidos (un ensayo en cuarenta preguntas). Sexto Piso, 2016. Impreso.
- McMillan, James, y Sally Schumacher. Investigación educativa. Una introducción conceptual. Traducido por Joaquín Sánchez. Pearson Educación, 2005. Impreso.
- Mendoza Fillola, Antonio. El intertexto lector. El espacio de encuentro de las aportaciones del textos con las del lector. Ediciones de la Universidad de Castilla-La Mancha, 2001. Impreso.
- Némirovsky, Irène. La vida de Chéjov. Traducido por José Antonio Soriano. Salamandra, Penguin Random House, 2022. Impreso.
- Nussbaum, Martha. Emociones políticas. ¿Por qué el amor es importante para la justicia? Traducido por Albino Santos. Paidós, 2014. Impreso.
- Palacio, Carlos (Pala). En el abrazo de la sílaba. Hiperión, 2021. Impreso.
- Perrenoud, Philippe. Desarrollar la práctica reflexiva en el oficio de enseñar. Profesionalización y razón pedagógica. Traducido por Nuria Riambau. Graó, 2004. Impreso.
- Piglia, Ricardo. Crítica y ficción. Penguin Random House, 2019. Impreso.
- Poblete Alday, Patricia. Bolaño, otra vuelta de tuerca. Universidad Academia de Humanismo Cristiano, 2010. Impreso.
- Restrepo, Laura. Los Divinos. Alfaguara, 2018. Impreso.
- Ríos Baeza, Felipe. Roberto Bolaño, una narrativa en el margen: Desestabilizaciones en el canon y la cultura. Tirant lo Blanch, 2013. Impreso.
- Sánchez-Lara, Ricardo. “Inclusión y justicia simbólica en experiencias lectoliterarias escolares”. Magis, Revista Internacional de Investigación en Educación, vol. 15, 2022, pp. 1-20. Web. 6 de abril de 2023. https://doi.org/10.11144/Javeriana.m15.ijse DOI: https://doi.org/10.11144/Javeriana.m15.ijse
- Schön, Donald. La formación de profesionales reflexivos. Hacia un nuevo diseño de la enseñanza y el aprendizaje en las profesiones. Traducido por Lourdes Montero y José Manuel Vez. Paidós, 1992. Impreso.
- Segato, Rita Laura. La guerra contra las mujeres. Traficantes de Sueños, 2016. Web. 6 de abril de 2023. https://traficantes.net/sites/default/files/pdfs/map45_segato_web.pdf
- Vélez Saldarriaga, Marta Cecilia. Los Hijos de la Gran Diosa. Psicología analítica, mito y violencia. Editorial Universidad de Antioquia, 2022. Web. 15 de abril de 2023.
- Woods, Peter. La escuela por dentro. La etnografía en la investigación educativa. Traducido por Marco Aurelio Galmarini. Paidós, 2011. Impreso.