Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Formação de professores pesquisadores: um desafio para a universidade de hoje

Resumo

A seleção, a sequenciação de conteúdos, a avaliação de programas, de aprendizagens e de competências, a implementação de estratégias para ensinar e aprender de acordo com as necessidades complexas e cambiantes da sociedade atual, entre outras tarefas, são algumas das demandas que são feitas à escola e aos docentes de hoje. Responder a estes aspectos requer uma análise das relações entre escola, sociedade e conhecimento, entre teoria e prática e entre formação e pesquisa. Necessita-se então de um professor que leia, interprete e tome decisões baseado na leitura do contexto, ou seja, um professor que pesquise sua realidade para transformá-la. No artigo reflete-se e expõem-se algumas ideias ao redor desta tese, com o fim de reconhecer o papel integrador nos desafios que planteia a sociedade atual ao professor, e de recuperar o lugar que lhe corresponde como um intelectual da educação. 

Palavras-chave

conhecimento, docente pesquisador, formação profissional, pesquisa

PDF (Español) HTML (Español) EPUB (Español) XML (Español)

Referências

Ancízar, R., & Quintero, J. (2000). Investigación pedagógica y formación del profesorado. OEI- Revista Iberoamericana de Educación, 3(1), 1-8.
Ballester, L., & Colom, A. (2012). Epistemología de las ciencias sociales y de la educación. Tirant Humanidades.
Bedoya, J. (2008). Pedagogía ¿enseñar a pensar? Ecoe.
Cisneros, D. (2003). El profesor como investigador: una perspectiva crítica. Apuntes sobre metodología de la investigación, 2, 4-10. http://docplayer.es/68951355-El-profesor-como-investigador-una-perspectiva-critica.html
Dewey, J. (1902). The Child and the Curriculum. University of Chicago Press.
Deleuze, G. (1988). Diferencia y Repetición. Amorrortu.
Elliot, J. (1993). El cambio educativo desde la investigación acción. Morata.
Enríquez, P. (2007). El docente-investigador: un mapa para explorar un territorio complejo. Lae.
Freire, P. (2002). Cartas a quien pretende enseñar. Siglo XXI.
Gadamer, H. (2011). La dialéctica de Hegel. Cátedra.
Gamboa, A., Hernández, C., & Prada, R. (2018). Práctica pedagógica y competencias TIC. Saber, Ciencia y Libertad, 13(1), 258-274. https://doi.org/10.18041/2382-3240/saber.2018v13n1.2090
Gimeno, J. (1991). El currículo: una reflexión sobre la práctica (9ª ed.). Morata.
Hernández, R. (2017). El contexto cultural en las prácticas educativas de profesores de ciencias del sector rural: perspectivas para el modelo de formación por cambio didáctico [Tesis Doctoral, Universidad Distrital Francisco José de Caldas]. Repositorio Institucional Universidad Distrital – RIUD. https://repository.udistrital.edu.co/handle/11349/6455
Hernández, Y. (2010). La importancia de la formación investigativa en los docentes universitarios en el siglo XXI. https://www.gestiopolis.com/importancia-formacion-curricular-docentes-universitarios-siglo-21/
ISTE. (2017). ISTE standards for educators. https://www.iste.org/standards/for-educators
Marcelo, C. (1992). Estudio de casos: una estrategia para la formación del profesorado y la investigación didáctica. En A. Estebaraz, & V. Sánchez (Eds.), Pensamiento de profesor profesores y desarrollo profesional I (pp. 359-374). Servicio de Publicaciones de la Universidad de Sevilla.
Mejía, C. (2004). Apuntes de un investigador. Algo que debemos saber sobre educación, investigación y calidad en el marco de las nuevas políticas de desarrollo educativo en Colombia. https://nanopdf.com/download/la-investigacion-colombia-aprende_pdf
Ministerio de Educación Nacional. (2013). Competencias TIC para el desarrollo profesional docente. https://www.mineducacion.gov.co/1759/w3-article-339097.html?_noredirect=1
Popper, K. (1994). La lógica de la investigación científica. Tecnos.
Porlán, R. (1987). El docente como investigador en el aula. Investigar para conocer y enseñar. Revista Investigación en la Escuela, 1, 63-69.
Randi, J., & Corno, L. (2000). Los profesores como innovadores. En B. Biddle, T. Good, & I. Goodson (Eds.), La enseñanza y los profesores III (pp.169-238). Paidós.
Rodríguez, A. (2000). Cambio y reformas en educación: el papel de los maestros. En A. Cárdenas, A. Rodríguez, & R. Torres, El maestro protagonista del cambio educativo (pp.75-159). Magisterio.
Sánchez, P. (1995). Enseñar a investigar. Una didáctica nueva de la investigación científica en ciencias sociales y humanas. Cesu Anuies.
Stenhouse, L. (1984). Investigación y desarrollo del curriculum. Morata.
Unesco. (2005). Hacia las sociedades del conocimiento. http://www.lacult.unesco.org/docc/2005_hacia_las_soc_conocimiento.pdf
Unesco. (2008). Estándares de competencias TIC para docentes. http://eduteka.icesi.edu.co/articulos/EstandaresDocentesUnesco

Downloads

Não há dados estatísticos.