Ensino de filosofia na encruzilhada: democracia, atualidade e antropofagia
DOI:
https://doi.org/10.19053/01235095.v5.n24.2019.9033Palabras clave:
antropofagia, atualidade, democracia, Ensino de filosofiaResumen
O que pode significar ensinar filosofia no ensino médio numa sociedade como a brasileira? "Preparar para a cidadania"? Este texto apresenta elementos e questões no intuito de nos ajudar a repensar alguns aspectos centrais deste problema. Admitindo que filosofia e democracia são termos indissociáveis, o texto procura indicar porque seria preciso repensá-los a partir do princípio de que suas tensões não se resolvem apenas com mais e melhor "esclarecimento". Neste sentido, duas outras dimensões essenciais do debate são chamadas a comparecer para ajudar a pensar a tarefa da formação escolar da filosofia: a questão da relação entre filosofia e atualidade, com o auxílio de Walter Benjamin, e a questão de uma possível apropriação da herança indígena na cultura americana, através do projeto antropofágico de Oswald de Andrade, enquanto plataforma teórica e cultural que nos ajudaria a reconhecer e ultrapassar os limites de uma "formação escolar e filosófica europeia."
Descargas
Referencias
Andrade, O. (1970). Do Pau-Brasil à antropofagia e às utopias, Obras Completas 6, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
Benjamin, W. (1986). “O surrealismo. O último instantâneo da inteligência européia”, in Documentos de cultura, Documentos de Barbárie, São Paulo: Cultrix.
Benjamin, W. (2012). “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica”, Rio de Janeiro: Contraponto.
Ceppas, F. (2018). Afinidades entre os outsiders Walter Benjamin e Oswald de Andrade, Cadernos Walter Benjamin nº 20.
Gerheim, Fernando. (1999). Oswald de Andrade: de capa a colofão, Escrita, revista de pós-graduação em Letras da PUC-Rio, Rio de Janeiro, nº4, jan’/jun, p.37.
Rancière, J. (2003) Aux Bords du Politique. Paris : Folio.
Rancière, J. (2009) A partilha do sensível, São Paulo: Ed. 34.
Rancière, J. (2014) O ódio à democracia, São Paulo: Boitempo.
Vernant, Jean-Pierre. (1986) As Origens do Pensamento Grego, São Paulo: Difel.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores deben presentar los artículos de acuerdo con las normas de publicación de la revista.
Los derechos del artículo están sujetos a la Licencia de Creative Commons (CC BY-NC-SA), por lo tanto se permite su uso y difusión, siempre y cuando se realice la citación de los autores y la revista, y no se use para fines comerciales. Los derechos de los artículos publicados le corresponden a la revista.
Los autores aceptan la licencia de uso utilizada por Cuestiones de Filosofía, al igual, que las políticas de autoarchivo y acceso abierto.
Enviar el formato de autorización de publicación (copyright) diligenciado y firmado por cada autor con el manuscrito. Los autores deben garantizar que el artículo es producto de un proceso de investigación original, otorgando el reconocimiento de las ideas, figuras y gráficos de autores que se encuentren dentro del manuscrito, a través de la citación y referencia correspondiente. No se publicaran artículos que presenten plagio.
El autor debe garantizar que el artículo es inédito y no se ha publicado en ningún medio. De igual forma, debe garantizar a través de declaración escrita que no se ha presentado simultáneamente a otras revistas para iniciar el proceso editorial. Debe expresar al comité con anterioridad algún conflicto de intereses o error en el documento.