Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

“Oraliteratura” do sul de Tolima como literatura de fronteira: além da colonialidade epistêmica

Resumo

O objetivo da pesquisa é analisar os elementos constitutivos da  literatura oral camponesa como “literatura de fronteira”, potencial decolonial e intercultural. A pesquisa é desenvolvida sob o paradigma qualitativo (tradição etnográfica). São realizadas conversas gratuitas com homens e mulheres de comunidades camponesas de dois municípios do sul de Tolima (Colômbia), que rendem vinte e cinco histórias. A descoberta das características e temáticas dos contos explica seu caráter inovador, contra-hegemônico, comunitário e de resistência, revelando uma estética e uma arte diferente do cânone literário. Da mesma forma, expressam um papel ativo e transformador do campesinato, para além da discriminação histórica e do colonialismo. Em suma, essas expressões refletem experiências e visões de mundo coletivas e individuais, elementos de identificação e memória regional.

Palavras-chave

Oraliteratura, Literatura de fronteira, Camponês, Estéticas descoloniales, Memória regional

PDF (Español) XML (Español)

Biografia do Autor

Javier Guerrero Rivera

Professor de investigação na Universidad Libre, Bogotá. Líder do grupo de investigação Interculturalidade, Descolonalidade e Educação.

Juan Pablo Guzmán Chaves

Licenciatura em Humanidades e Idiomas.


Referências

  1. Anzaldúa, Gloria. Borderlands, la frontera. The new mestiza. Los Ángeles, Aunt Lute Books, 1987. Impreso.
  2. Castro-Gómez, S. “Ciencias sociales, violencia epistémica y el problema de la “invención del otro”. La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales, perspectivas latinoamericanas, compilado por Eduardo Lander, Buenos Aires, Clacso, 2003, pp. 145-161. Impreso.
  3. Curiel, Ochy. “Descolonizando el feminismo: una perspectiva desde América Latina y el Caribe”. Primer Coloquio Latinoamericano sobre Praxis y Pensamiento Feminista. Buenos Aires, junio 2009, Universidad Nacional de Colombia. Web. 28 de noviembre de 2021. https://repositorio.unal.edu.co/handle/unal/75231
  4. De Friedemann, Nina. “De la tradición oral a la etnoliteratura”. Revista América Negra, núm. 13, 1997, pp- 19-27. Impreso. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctv47wdxf.5
  5. Delgado, Jaime. Nuevo mundo. La independencia hispanoamericana. Madrid, Instituto de Cultura Hispánica, 1960. Impreso.
  6. Fanon, Frantz. Piel negra, mascaras blancas . Madrid, Akal, 2009. Impreso.
  7. Freire, Paulo. La pedagogía liberadora. Clásicos del pensamiento crítico. Madrid, Catarata, 2015. Impreso.
  8. Galeano, Eduardo. El libro de los abrazos. Buenos Aires, Siglo XXI, 1989. Impreso.
  9. Guerra, Andrea. “Tradición y palabra: conversación sobre la literarua indígena. Entrevista a Miguel Rocha Vives”, 2012. Web. 10 de octubre de 2021. https://investigaliteratura. blogspot.com/2012/05/literatura-indigena.html?view=classic
  10. Guerrero Rivera, Javier. “La educación intercultural: un proyecto político para desracializar y hacer emerger ‘saberes otros’”. Pedagogías críticas en la educación superior: ‘miradas Otras’, editado por Javier Guerrero Rivera. Universidad Libre, 2020, pp. 41-66. Web. 10 de octubre de 2021. https://cutt.ly/FbtXoVn DOI: https://doi.org/10.18041/978-958-5578-50-0
  11. ---. “Narrando ando: la interculturalidad como escucha y acción con/por las alteridades”. Interculturalidad, ciudadanía global y cultura de paz, Javier Guerrero Rivera, Edison Díaz Sánchez, Diana Carolina Acero, José Joaquín Vargas y Alexander Rubio. IDEP, 2022, pp. 9-23. Web. 10 de octubre de 2021. https://acortar.link/czkrEl”
  12. Lepe, Luz María. “Colonialidad y decolonialidad en la literatura indígena mexicana. El pensamiento fronterizo en Natalio Hernández”. Anuario Americanista Europeo, núm. 9, 2011, pp. 49-63. Web. 20 de junio de 2021. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4117992
  13. Mignolo, Walter y Pedro Gómez. Estéticas y opción decolonial. Bogotá, Universidad Distrital, 2012. Impreso.
  14. Monsonyi, Esteban. “Oralidad: Lenguas, Identidad y Memoria de Ámerica”. La Habana, UNESCO, 1996. Web. 28 de octubre de 2021. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000108486
  15. Naciones Unidas. El campesinado: reconocimiento para construir país. Bogotá, Programa de Naciones Unidas para el Desarrolllo, 2011. Impreso.
  16. Ong, Walter J. Oralidad y escritura: Tecnologías de la palabra. Monterrey, Fondo de Cultura Económica, 1982. Impreso.
  17. Prat, Juan. “Las culturas subalternas y el concepto de oratura”. Revista de Folklore, núm. 316, 2007, pp. 111-119. Web. 10 de agosto de 2022. https://www.cervantesvirtual.com/obra/las-culturas-subalternas-y-el-concepto-de-oratura/
  18. Restrepo, Eduardo y Axel Rojas. Inflexión decolonial: fuentes, conceptos y conocimientos. Popayán, Instituto de Estudios Sociales y Culturales Pensar, 2010. Impreso.
  19. Santos, Boaventura de Sousa. Decolonializar el saber, Reinventar el poder. Montevideo, Trilce-Extensión Universitaria, Universidad de la República, 2010. Impreso.
  20. Yuln, Melina. “Una historia de frontera. El territorio y los relatos culturales de la frontera en la construcción nacional de Argentina, Brasil y Estados Unidos”. Pampa, núm. 6, 2010, pp. 231-244. Web. 28 de octubre de 2021. https://doi.org/10.14409/pampa.v1i6.3184 DOI: https://doi.org/10.14409/pampa.v1i6.3184
  21. Vasilachis, Irene. Estrategías de investigación cualitativa. Barcelona, Gedisa, 2006. Impreso.

Downloads

Não há dados estatísticos.