Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

La soledad contigo (1960) por Pilar Paz Pasamar: crônica de um confinamento feminino

Resumo

Este artigo estuda o universo íntimo e doméstico de La soledad contigo (1960), um livro que Pilar Paz Pasamar dedicou à sua vida de casada. A metodologia utilizada é interdisciplinar. Em primeiro lugar, o contexto desta autora é recriado utilizando fontes da História, da Sociologia e dos Estudos de Género. Por outro lado, este livro de poemas é analisado à luz das afirmações e entrevistas que a escritora deu ao longo da sua vida. Além disso, este estudo estabelece uma comparação com a obra poética das escritoras contemporâneas, na qual o tema da maternidade aparece também como um tema literário. Em resumo, este ensaio analisa o papel feminino, ligado ao trabalho reprodutivo, na sociedade de Franco, por meio do testemunho poético de Paz Pasamar.

Palavras-chave

Pilar Paz Pasamar, La soledad contigo, poesia espanhola do século XX, imaginário feminino, maternidade, domesticidade

PDF (Español) XML (Español)

Biografia do Autor

Carmen Medina Puerta

Doutorado em Literatura Espanhola pela Universidade de Lérida. Ela é formada em Filologia Hispânica pela Universidade de Granada, onde também estudou para um mestrado em Estudos Literários e Teatrais.


Referências

  • Abella, Rafael. La vida cotidiana bajo el régimen de Franco. Barcelona, Argos Vergara, 1985. Impreso.
  • Alonso Valero, Encarna. “Mujeres poetas bajo el franquismo”. Cuadernos Hispanoamericanos, núm. 793-794, 2016, pp. 22-33. Impreso.
  • Balcells, José María. “Pilar Paz Pasamar, una poeta que quería ser poema”. Centro Virtual Cervantes, s.f. Web. 6 de mayo de 2022. https://cvc.cervantes.es/actcult/paz_pasamar/obra/balcelles.htm
  • Bados Ciria, Concepción. “Entrevista a Pilar Paz Pasamar”. Centro Virtual Cervantes, s.f. Web. 5 de mayo de 2022. https://cvc.cervantes.es/actcult/paz_pasamar/entrevista.htm
  • ---. “Pilar Paz Pasamar en su lírica mística”. Centro Virtual Cervantes del Instituto Cervantes, s.f. Web. 6 de mayo de 2022. https://cvc.cervantes.es/actcult/paz_pasamar/obra/bados.htm
  • Barranquero Texeira, Encarnación y Lucía Prieto Borrego. Así sobrevivimos al hambre: estrategias de supervivencia de las mujeres en la postguerra española. Málaga, Servicio de Publicaciones de la Diputación de Málaga, 2003. Impreso.
  • Bosch Sans, Empar. “Del abreviado mar y la vindicación de lo cotidiano en Pilar Paz Pasamar”. Prosemas. Prosemas, vol. 2, núm. 2, 2016, pp. 183-204. Web. 6 de mayo de 2022. https://doi.org/10.17811/prep.2.2016.183-204 DOI: https://doi.org/10.17811/prep.2.2016.183-204
  • Cacciola, Anna. “Mater y passio en Mientras los hombres mueren de Carmen Conde”. La multiplicidad de enfoques en humanidades. Actas de las VIII Jornadas de Investigación de la Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad de Alicante, editado por Ernesto Cutillas Orgil. Compobell, 2018, pp. 21-26. Impreso.
  • Casanova, Julián “La dictadura que salió de la Guerra”. Cuarenta años con Franco. Barcelona, Crítica, 2015, pp. 53-77. Impreso.
  • Conde, Carmen. Poesía femenina española (1939-1950). Barcelona, Bruguera, 1967. Impreso.
  • ---. Obra poética (1929-1966). Madrid, Biblioteca Nueva, 1967. Impreso.
  • Criado y Domínguez, Juan P. Literatas españolas del siglo XIX: apuntes bibliográficos. Madrid, Imprenta de Antonio Pérez Dubrull, 1889. Impreso.
  • Cuenca Toribio, José Manuel. Nacionalismo, Franquismo y Nacionalcatolicismo. Madrid, Editorial Actas, 2008. Impreso.
  • Díez de Revenga, Francisco Javier. “Carmen Conde y los inicios de Pilar Paz Pasamar a través de un epistolario inédito”. Cuadernos ASPI, núm. 3, 2014, pp. 77-90. Impreso.
  • Espada Sánchez, José. Poetas del sur. Madrid, Espasa Calpe, 1989. Impreso.
  • Espinosa, Pedro. “La singladura narrativa de Pasamar”. El País, 17 de enero de 2013. Web. 5 de mayo de 2022. https://elpais.com/ccaa/2013/01/17/andalucia/1358438104_875311.html
  • Figuera, Ángela. Obras completas. Madrid, Hiperión, 1999. Impreso.
  • Gatell, Angelina. Mujer que soy. La voz femenina en la poesía social y testimonial de los años cincuenta. Madrid, Bartleby, 2006. Impreso.
  • Gracia García, Jordi y Miguel Ángel Ruiz Carnicer. La España de Franco (1939-1975). Cultura y vida cotidiana. Madrid, Editorial Síntesis, 2001. Impreso.
  • Jefatura del Estado. “Boletín Oficial del Estado”. BOE-A-1941-8818, núm. 252. 9 de septiembre de 1941, pp. 6905-6907. Impreso.
  • Jiménez, Juan Ramón. Cartas a Pilar Paz Pasamar. Sevilla, Fundación El Monte / Fundación Juan Ramón Jiménez, 1998. Impreso.
  • Jurado Morales, José. “El discurso patriarcal en la poesía femenina del primer franquismo”. Signa: Revista De La Asociación Española De Semiótica, vol. 23, 2014, pp. 525-544. Web. 5 de mayo de 2022. https://doi.org/10.5944/signa.vol23.2014.11746 DOI: https://doi.org/10.5944/signa.vol23.2014.11746
  • Kirkpatrick, Susan. Las Románticas. Escritoras y subjetividad en España, 1835-1850. Madrid, Cátedra, 1991. Impreso.
  • Laffón, Rafael. “La soledad contigo, por Pilar Paz Pasamar”. ABC, 9 de mayo de 1961, p. 39. Impreso.
  • López-Pasarín Basabe, Alfredo. “La poesía de la generación española del 50”. Cuadernos Canela, vol. 18, 2007, pp. 27-43. Web. 3 de mayo de 2022. http://www.canela.org.es/cuadernoscanela/canelapdf/cc18lopez-pasarin27-43.pdf
  • Luque, Alejandro. “Pilar Paz Pasamar escritora «Los poetas de provincias estuvimos un poco abandonados»”. El País, 9 de mayo de 1999. Web. 6 de mayo de 2022. https://elpais.com/diario/1999/05/07/andalucia/926029358_850215.html
  • Manrique Arribas, Juan Carlos. “La familia como medio de inclusión de la mujer en la sociedad franquista”. Hispania Nova, núm. 7, 2007, pp. 193-222. Web. 6 de mayo de 2022. http://hispanianova.rediris.es/7/articulos/7a009.pdf
  • Martín Gaite, Carmen. Usos amorosos de la posguerra española. Barcelona, Anagrama, 1987. Impreso.
  • Medina Puerta, Carmen. El erotismo en la primera producción literaria de Ana Rossetti (1980-1991). [Trabajo de Tesis doctoral, Universitat de Lleida]. 2022. Tesis doctorals en Xarxa. Web. 20 junio 2022. http://hdl.handle.net/10803/674043
  • Morcillo Gómez, Aurora. En cuerpo y alma. Ser mujer en tiempos de Franco. Madrid, Siglo XXI, 2015. Impreso.
  • Nash, Mary. “Vencidas, represaliadas y resistentes: las mujeres bajo el orden patriarcal franquista”. Cuarenta años con Franco, coordinado por Julián Casanova, Crítica, 2015, pp. 191-227. Impreso.
  • Payeras Grau, María. “La voz reprimida de la mujer en las generaciones poéticas de posguerra”. Texturas, vol. 1, núm. 8, 2008, pp. 171-180. Web. 3 de mayo de 2022. https://doi.org/10.14409/texturas.v1i8.2873 DOI: https://doi.org/10.14409/texturas.v1i8.2873
  • ---. Espejos de palabra. La voz secreta de la mujer en la poesía española de posguerra (1939-1959). Madrid, Universidad Nacional de Educación a Distancia, 2009. Impreso.
  • ---. “Pilar Paz Pasamar en su creación poética inicial. Persiguiendo verdades”. Ámbitos. Revista de estudios de ciencias sociales y humanidades, núm. 29, 2013, pp. 21-31. Web. 6 de mayo de 2022. https://helvia.uco.es/xmlui/bitstream/handle/10396/11777/Ambitos_29_03.pdf?sequence=1
  • Paz Pasamar, Pilar. Poética y poesía. Discurso de ingreso en la Real Academia Hispanoamericana de Cádiz. Contestación de José María Pemán. Madrid, Ediciones Cultura Hispánica, 1964. Impreso.
  • ---. La mujer y la poesía de lo cotidiano. Madrid, Editora Nacional, 1964. Impreso.
  • ---. Ave de mí, palabra fugitiva. (Poesía 1951-2008), editado por Ana Sofía Pérez-Bustamante Mourier. Cádiz, Diputación Provincial, 2013. Impreso.
  • ---. La nunca poseída. Sevilla, Junta de Andalucía. Centro Andaluz de las Letras, 2015.
  • Pérez-Bustamante Mourier, Ana Sofía. “La corriente infinita. Una vida con Pilar Paz Pasamar (Entrevista)”. RevistAtlántica de Poesía, núm. 31, 2007, pp. 15-33. Web. 6 de mayo de 2022. http://hdl.handle.net/10498/16064
  • ---. “Huésped de mi sonido más profundo: la poesía de Pilar Paz Pasamar”. Ave de mí, palabra fugitiva. Poesía 1951-2008, Pilar Paz Pasamar Cádiz, Diputación Provincial, 2013, pp. 11-91. Impreso.
  • ---. Pilar Paz Pasamar: Cantar, cantar, cantar es lo que importa. Sevilla, Centro Andaluz de las letras, 2015. Impreso.
  • Ramos, Manuel José. “Introducción”. La nunca poseída, Pilar Paz Pasamar. Sevilla, Junta de Andalucía. Centro Andaluz de las Letras, 2015, pp. 7-16. Impreso.
  • Reyzábal, María Victoria. “Ángela Figuera Aymerich. La maternidad: experiencia exclusiva”. Zurgai. Euskal herriko olerkiaren aldizkaria: Poetas por su pueblo, 2009, pp. 12-16. Impreso.
  • Robbins, Jill. “La mujer en el umbral. La simbología de la madre en la poesía de Ángela Figuera”. Anales de la literatura española contemporánea, vol. 25, núm. 2, 2000, pp. 557-585. Impreso.
  • Rodríguez, Juan Carlos. Teoría e historia de la producción ideológica. Las primeras literaturas burguesas. Madrid, Akal, 2017. Impreso.
  • Ugalde, Sharon Keefe. En voz alta. Las poetas de las generaciones de los 50 y los 70. Antología. Madrid, Hiperión, 2007. Impreso.

Downloads

Não há dados estatísticos.