Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

O papel da música na adaptação cinematográfica do romance La Noche de la Usina de Eduardo Sacheri

Resumo

O objetivo deste artigo é investigar o papel desempenhado pela trilha sonora do filme La odisea de los Giles, que funciona como uma adaptação do romance La noche de la Usina. Para isso, usaremos a metodologia proposta por Patrick Cattrysse, teórico da adaptação que a vê desde uma perspectiva pragmática, perguntando-se não apenas quais mudanças se efetivam de um meio a outro, mas o porquê. Assim, analisaremos dois planos principais: o papel da música na recriação de elementos do faroeste desde o romance até o cinema e seu papel na adaptação do filme a um público-alvo, neste caso, a sociedade argentina. Finalmente, concluiremos nosso trabalho com uma reflexão sobre o impacto que a música tem na transferência de um meio para outro e como os estudos de adaptação planejam a abordagem desta questão. 

Palavras-chave

Eduardo Sacheri, trilha sonora, adaptação cinematográfica, narrativa argentina, faroeste

XML (Español) PDF (Español)

Biografia do Autor

Claudia Caño Rivera

Graduada em Filologia Hispânica e Mestre em Estudos Americanos, é atualmente bolseira de pré-doutoramento da FPU na Universidad de Sevilla, onde desenvolve investigação sobre Eduardo Sacheri, Federico Jeanmaire e a Nova Narrativa Argentina.


Referências

  1. Adorno, Theodor y Eisler, Hanns. El cine y la música. Madrid, Editorial Fundamentos, 1976. Impreso.
  2. Amiano, Daniel. “Sacheri, el autor detrás del éxito de Campanella”. La Nación, 8 de septiembre de 2009. Web. 28 de mayo de 2020. https://www.lanacion.com.ar/cultura/sacheri-el-autor-detras-del-exito-de-campanella-nid1171919.
  3. Andrew, Dudley. Concepts in Film Theory. New York, Oxford University Press, 1984. Impreso.
  4. Arias, Mariana. “Sebastián Borensztein: ‘La Odisea de los Giles es una película antigrieta’”. La Nación, 5 de agosto de 2019. Web. 7 de mayo de 2020. https://www.lanacion.com.ar/espectaculos/cine/sebastian-borensztein-la-odisea-giles-es-pelicula-nid2273735. AA. VV. Una perspectiva caleidoscópica. Alicante, Editorial Letra de Palo, 2014. Impreso.
  5. ---. Fronteras reales, fronteras imaginadas. Alicante, Editorial Letra de Palo, 2015. Impreso.
  6. ---. Pantallas pequeñas, ¿músicas menores? Alicante, Editorial Letra de Palo, 2016. Impreso.
  7. Baldelli, Pio. El cine y la obra literaria. La Habana, ICAIC, 1966. Impreso.
  8. Bazin, André. What is cinema?: Volume II. Traducido por Hugh Gray. California, University of California Press, 2004. Impreso. DOI: https://doi.org/10.1525/9780520931268
  9. Blanc, Natalia. “Eduardo Sacheri: un premio hecho realidad”. La Nación, 6 de abril de 2016. Web. 10 de mayo de 2020. https://www.lanacion.com.ar/cultura/eduardo-sacheri-un-premio-hecho-realidad-nid1886550.
  10. Bettetini, Gianfranco. La conversación audiovisual. Madrid, Cátedra, 1986. Impreso.
  11. Borensztein, Sebastián (Director). La Odisea de los Giles. MOD Producciones, K&S Films y Kenya Films, 2019. Plataforma virtual (Netflix).
  12. Caño Rivera, Claudia. “El cine en la literatura: la influencia cinematográfica en La noche de la Usina de Eduardo Sacheri”. Esferas Literarias 3, 2020, pp. 53-68. Impreso. DOI: https://doi.org/10.21071/elrl.vi3.12782
  13. ---. “La influencia del cine en La noche de la Usina de Eduardo Sacheri”. Más allá de la página: nuevos ensayos sobre ficción hispánica, 1ed, editado por Inés González Cabeza, Érika Redruello Vidal y Raquel de la Varga Llamazares, Universidad de León, 2021a, pp. 241-254. Impreso.
  14. ---. “La novela y su adaptación: cambios en los personajes femeninos de La noche de la Usina y El secreto de sus ojos”. Palabras entre la igualdad y la diversidad: Replanteamientos sobre sexualidad y género en el ámbito de la Filología y la Didáctica, 1ed, editado por Cristóbal Torres Fernández, Jaime Puig Guisado, Rocío Cruz Ortiz y Sabina Reyes de las Casas, Editorial Dykinson, 2021b, pp. 110 – 121. Impreso.
  15. Cattrysse, Patrick. “Film (Adaptation) as Translation: Some Methodological Proposals”. Target, vol. 1, núm. 4, 1992, pp. 53-70. Impreso. DOI: https://doi.org/10.1075/target.4.1.05cat
  16. ---. “The study of film adaptation: a state of the art and some ‘new’ functional proposals”. Transvases culturales: literatura, cine, traducción, editado por F. Eguíluz, R. Merino, V. Olsen, P. Eterio y J. M. Santamaría. Universidad del País Vasco, 1994, pp. 37-53.
  17. ---. “An evolutionary view of cultural adaptation. Some considerations”. The Routledge Companion to Adaptation, coordinado por Dennis Cutchins, Katja Krebs y Eckart Voigts. Routledge, 2018, pp. 40 – 55. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315690254-6
  18. Daria de las Heras, Victoriano. La música y los medios de comunicación. Madrid, Dykinson, 2018. Impreso. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctv346sht
  19. Dillon, Alfredo. “Sacheri por Campanella: del secreto a la pregunta de sus ojos”. Questión, vol. 1, núm. 58, 2018, pp. 1-17, consultado el 23 de agosto de 2022 https://doi.org/10.24215/16696581e037 . DOI: https://doi.org/10.24215/16696581e037
  20. Farrah Roa, Alana. “De la compasión a la culpa: La traducción cultural de El secreto de sus ojos”. DeSignis, núm. 27, 2017, pp. 147-155, consultado el 23 de agosto de 2022 10.35659/designis.i27p147-155. DOI: https://doi.org/10.35659/designis.i27p147-155
  21. García Cames, David. “El gol y el héroe: aproximación mítica a Maradona en tres cuentos argentinos”. Pasavento: Revista de Estudios Hispánicos, vol. 6, núm. 2, 2018, pp. 413-431, consultado el 23 de agosto de 2022 en https://doi.org/10.37536/preh.2018.6.2.788. DOI: https://doi.org/10.37536/preh.2018.6.2.788
  22. García-Reyes, David. “De luz y sombra: los fantasmas de la memoria en El secreto de sus ojos”. Archivos de la filmoteca, núm. 73, 2017, pp. 91-105, consultado el 23 de agosto de 2022. https://www.archivosdelafilmoteca.com/index.php/archivos/article/view/553.
  23. Gómez González, Juana Coronada. “Eduardo Sacheri: un escritor entre el fútbol y el cine: obra y estudio bibliográfico”. Cuadernos para investigación de la literatura hispánica, núm. 45, 2019, pp. 31-68, consultado el 23 de agosto de 2023 https://revistas.fuesp.com/cilh/article/view/137.
  24. Gorbman, Claudia. “Narrative Film Music”. Yale French Studies, núm. 60, 1980, pp. 183-203, consultado el 23 de agosto de 2022 https://doi.org/10.2307/2930011. DOI: https://doi.org/10.2307/2930011
  25. Justo Estebaranz, Ángel y Lucía Pérez García. “Influencias de la música para western de Dimitri Tiomkin en el spaghetti western”. UcoArte. Revista de Teoría e Historia del Arte, vol. 4, 2015, pp. 93-113, consultado el 23 de agosto de 2022 https://doi.org/10.21071/ucoarte.v4i0.9481. DOI: https://doi.org/10.21071/ucoarte.v4i0.9481
  26. Karageorgon-Bastea, Christina. “Alegoría y restitución en El secreto de sus ojos”. Revista Iberoamericana, vol. LXXXIV, núm. 262, 2018, pp. 287-305, consultado el 23 de agosto de 2022 https://doi.org/10.5195/reviberoamer.2018.759. DOI: https://doi.org/10.5195/reviberoamer.2018.7591
  27. “La Odisea de los Giles: cuando para ir al súper hay que caminar hasta 12 kilómetros”. El Día, 20 de abril de 2020, consultado el 4 de mayo de 2020. https://www.eldiaonline.com/la-odisea-los-giles-cuando-ir-casa-al-super-hay-que-caminar-12-kilometros-n1011580.
  28. “Los ganadores de los Premios Goya 2020”. El País, 27 de enero de 2020, consultado el 23/08/2022 en 4 de mayo de 2020. https://elpais.com/cultura/2020/01/25/actualidad/1579980334_520365.html. DOI: https://doi.org/10.18356/22202315-2020-4-9
  29. Laverde Román, Alejandra María. El secreto de sus ojos: del clásico al postclásico. Análisis desde la teoría del relato. 2018. Universidad Complutense de Madrid, Tesis doctoral, consultado el 11/01/23 en https://eprints.ucm.es/id/eprint/47782/1/T39966.pdf
  30. Ludmer, Josefina. El género gauchesco: un tratado sobre la patria. Buenos Aires, Libros Perfil, 2000. Impreso.
  31. Macciuci, Raquel. “Oscuridad y zonas grises en El lápiz del carpintero y La lengua de las mariposas de Manuel Rivas. Con una coda argentina: La pregunta de sus ojos de Eduardo Sacheri”. Olivar, vol. 16, núm. 24, 2015, pp. 1-15, consultado el 23 de agosto de 2022 en https://www.olivar.fahce.unlp.edu.ar/article/view/Olivar2015v16n24a08/pdf
  32. Malpartida Tirado, Rafael. “El secreto de sus ojos o cómo vivir una vida vacía: de la literatura al cine (Eduardo Sacheri/Juan José Campanella)”. Revista de Crítica Literaria Latinoamericana, núm. 73, 2011, pp. 353-376. Impreso.
  33. ---. “Reajustes de la violencia en una novela, su adaptación al cine y un remake: El secreto de sus ojos”. Kamchatka. Revista de análisis cultural, núm. 16, 2020, pp. 543-558, consultado el 23 de agosto de 2022 en https://doi.org/10.7203/KAM.16.17661. DOI: https://doi.org/10.7203/KAM.16.17661
  34. Pérez Bowie, José Antonio. “La adaptación cinematográfica a la luz de algunas aportaciones teóricas recientes”. Signa, núm. 13, 2004, pp. 276-300, consultado el 23 de agosto de 2022 https://doi.org/10.5944/signa.vol13.2004.6097. DOI: https://doi.org/10.5944/signa.vol13.2004.6097
  35. Pérez García, Lucía. Música de cine en femenino: las mujeres en la filmografía de Dimitri Tiomkin. Sevilla, Editorial Universidad de Sevilla, 2022. Impreso.
  36. Sacheri, Eduardo. La noche de la Usina. Madrid, Alfaguara, 2016. Impreso.
  37. Subgerencia de Fiscalización de la Industria Audiovisual. “Ranking de películas”. Buenos Aires, Instituto Nacional de Cine y Artes Audiovisuales, 25 de marzo de 2020, consultado el 20 de mayo de 2020. http://fiscalizacion.incaa.gov.ar/index_estadisticas_peliculas.php.
  38. Vesco, Leandro. “Alsina: el pueblo bonaerense que salió del olvido gracias a La Odisea de los Giles”. La Nación, 20 de agosto de 2019, consultado el 5 de mayo de 2020. https://www.lanacion.com.ar/buenos-aires/alsina-el-pueblo-bonaerense-que-salio-delolvido-gracias-a-la-odisea-de-los-giles-nid2279023.
  39. Viñuela Suárez, Eduardo. “La música popular de la literatura al cine: lenguaje, discurso y significados en Alta Fidelidad y The Commitments”. Arbor: Ciencia, Pensamiento y Cultura, núm. 741, 2010, pp. 107-116, consultado el 23 de agosto de 2022 https://doi.org/10.3989/arbor.2010.741n1011. DOI: https://doi.org/10.3989/arbor.2010.741n1011
  40. Wagner, Geoffrey. The Novel and the Cinema. Londres, Tantivy Press, 1975. Impreso.
  41. Zubiaur Gorozika, Nekane E. “La reconstrucción de la memoria contra la irreversibilidad del tiempo. Reescrituras del melodrama en el cine de Juan José Campanella”. Signa, núm. 28, 2019, pp. 1601-1631, consultado el 23 de agosto de 2022 https://doi.org/10.5944/signa.vol28.2019.25132. DOI: https://doi.org/10.5944/signa.vol28.2019.25132

Downloads

Não há dados estatísticos.