Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Como, quando, onde, a quem contar sobre o abuso sexual? Formas de atraso em ¿Por qué volvías cada verano?, por Belén López Peiró

Resumo

Analisar as formas discursivas, as apostas textuais e as estratégias narrativas "atrasadas" que a escritora argentina Belén López Peiró utiliza em ¿Por qué volvías cada verano? A análise é realizada a partir de uma perspectiva feminista que propõe desmantelar leituras heteronormativas de abuso sexual. Este livro está inserido em uma série literária que se espalha para trás e para frente para analisar continuidades e rupturas nas formas de narrar a violência. O livro forma um arquivo ampliado que envolve uma narrativa experimental com a história de uma aldeia, de um xerife, os passos bloqueados de um processo judicial sobre um caso de abuso doméstico. Este livro também funciona como uma intervenção política no tecido sociocultural do presente argentino, onde a história da própria vida traz em jogo valores (éticos, cotidianos, literários) e transcende em sua capacidade arquivística do privado ao público.

Palavras-chave

Literatura autobiográfica, ¿Por qué volvías cada verano?, literatura argentina contemporânea, Belén López Pieró, gênero, abuso sexual

PDF (Español) XML (Español)

Biografia do Autor

Lucía De Leone

PhD em Literatura (Universidade de Buenos Aires) e pesquisador da CONICET. Professor de teoria e análise literária na UBA e UNA. Ela foi co-editora do Escrito en el viento. Lecturas sobre Sara Gallardo (2013), e preparou e prefaciou Almafuerte e El libro humilde y doliente de Salvadora Medina Onrubia (2014). Ele prefaciou e montou a edição de Sara Gallardo, Macaneos. Las columnsas de Confirmado (1967-1972) (2015), e Los oficios (2018). Ela foi co-diretora do volume IV de Historia feminista de la literatura argentina (2020) e é membro do Comitê Editorial da revista Mora.


Referências

  1. Abad, Paloma. “En primera persona el abuso sexual no puede ser contado. El abuso es colectivo”. Vogue, 10 de diciembre de 2020. Web. 2 de agosto de 2022. https://www.vogue.es/living/articulos/belen-lopez-peiro-libro-por-que-volvias-cada-verano
  2. Aczel, Ilona. “Literatura argentina y aborto: intervención inicial sobre un corpus embrionario”. Historia feminista de la literatura argentina. En la intemperie. Poéticas de la fragilidad y la revuelta, coordinado por Laura Arnés, Lucía De Leone y María José Punte y dirigido por Laura Arnés, Nora Domínguez y María José Punte. Editorial Universitaria Villa María, Eduvim, 2020, pp. 467-495. Impreso.
  3. Ahmed, Sara. Vivir una vida feminista. Buenos Aires, Caja Negra editora, 2021. Impreso. https://doi.org/10.34096/mora.n26.10095 DOI: https://doi.org/10.34096/mora.n26.10095
  4. ---. La promesa de la felicidad. Buenos Aires, Caja Negra editora, 2019. Impreso.
  5. Acevedo, I. Una idea genial. Buenos Aires, Mansalva, 2010. Impreso.
  6. Arfuch, Leonor. El espacio biográfico. Dilemas de la subjetividad contemporánea. Buenos Aires, Fondo de Cultura Económica, 2007. Impreso.
  7. ---. “Mujeres y escritura(s)” y “La autobiografía como (mal de) archivo”. Crítica cultural entre política y poética. Buenos Aires, Fondo de Cultura Económica, 2007, pp. 125-158. Impreso.
  8. Barthes, Roland. “La muerte del autor” y “De la obra al texto” en El susurro del lenguaje. Barcelona, Paidos, 2009, pp. 65-82. Impreso.
  9. Catelli, Nora. En la era de la intimidad. Seguida de El espacio autobiográfico. Rosario, Beatriz Viterbo Editora, 2006. Impreso.
  10. Docampo, Mariana. El molino. Buenos Aires, Bajo la luna, 2007. Impreso.
  11. Foucault, Michel. ¿Qué es un autor?. Buenos Aires, El cuenco del plata, 2016. Impreso.
  12. Gallardo, Sara. Enero. Buenos Aires, Capital Intelectual, 2009. Impreso.
  13. Gamba, Susana y Tania Diz. Nuevo diccionario de Estudios de género y feminismos. Buenos Aires, Biblos, 2021. Impreso.
  14. Giordano, Alberto. El giro autobiográfico, Rosario, Beatriz Viterbo Editora, 2020. Impreso.
  15. Gusdorf, Georges. “Condiciones y límites de la autobiografía”. En Á. Loureiro (Ed.), La autobiografía y sus problemas teóricos. Estudios e investigación documental. Barcelona, Editorial Antrophos, 1991, pp. 9-18. Impreso.
  16. Kaplan, Betina. Género y violencia en la narrativa del Cono Sur (1954-2003). Woodbridge, Tamesis, 2007. Impreso.
  17. Laera, Alejandra. “Sin Dios ni ley: Nefer, la personaje de Sara Gallardo”. Revista Transas, 7 de agosto de 2018. Web. 2 de agosto de 2022. https://www.revistatransas.com/2018/08/07/sin-dios-ni-ley-nefer-la-personaje-de-sara-gallardo/
  18. López Peiró, Belén. ¿Por qué volvías cada verano? Buenos Aires, Madreselva, 2018. Impreso.
  19. Molloy, Sylvia. “Identidades textuales femeninas: estrategias de autofiguración”. Mora, núm. 12, 2006, pp. 68-86. Impreso.
  20. Segato, Rita. La escritura en el cuerpo de las mujeres asesinadas en Ciudad Juárez. Buenos Aires, Tinta Limón, 2013. Impreso.
  21. Sosa Villada, Camila. El viaje inútil. Buenos Aires, Traficante de sueños, 2018. Impreso.
  22. Van Den Abbeele, Georges. Travel as Metaphor: from Montaigne to Rousseau. Minnesota, University of Minnesota Press, 1992. Impreso.
  23. Viñas, David. “De Amalia a Casa Tomada. Mirada y violación en la literatura argentina”. Sur, suplemento “Las palabras y las cosas”, 20 de mayo de 1990. Impreso.
  24. Zavallo, Belén. Las armas, Buenos Aires, Agua viva, 2022. Impreso.

Downloads

Não há dados estatísticos.