Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Ane Mona e Hulda,de Jenny Jordahl: análise a partir da didática feminista na literatura infantil

Resumo

Este artigo analisa e reflecte sobre o conto infantil Ane Mona e Hulda de Jenny Jordahl, aplicando uma didática feminista que se apoia na investigação e na hermenêutica propostas pela teoria literária feminista. Esta abordagem permite apreciar a presença de um imaginário alternativo ao heterocentrismo que dá visibilidade ao lesbianismo. O alargamento do repertório textual permite ler e ver como funcionam os modos de vida silenciados e desnormalizar o discurso dominante. No espaço da didática feminista, o diálogo e a reflexão são o método, e a leitura é o enquadramento através do qual o significado se torna possível. Concluise que, embora o ponto de partida seja uma heterossexualidade obrigatória, produto de uma ordem social homologada reproduzida pela escola e pela literatura, o conto oferece as ferramentas necessárias para transformar o universo vivencial e tornar visível o lesbianismo como uma orientação natural desde tenra idade.

Palavras-chave

Didática, literatura infantil, feminismo, Ane Mona e Hulda, educação literária, lesbianismo

XML (Español) PDF (Español)

Biografia do Autor

Blanca Hernández Quintana

Doutora em Filologia Hispânica. Docente na área da Didática da Língua e da Literatura. Directora da coleção literária Biblioteca Básica das Canárias do Governo das Ilhas Canárias.


Referências

  1. Aguilar, Consol. “Género y formación de identidades”. CLIJ, núm. 191, 2006, pp. 7-15. Web. 24 de febrero de 2023. https://prensahistorica.mcu.es/es/catalogo_imagenes/grupo.do?path=2000607244
  2. Altamirano, Federico. “El contagio de la literatura: otra mirada de la didáctica de la literatura”. La Palabra, núm. 21, 2012, pp. 21-32. Web. 23 de agosto de 2023. https://revistas.uptc.edu.co/index.php/la_palabra/article/view/961/961
  3. Aznar, Inmaculada, y Francisco Fernández. “Adquisición de estereotipos sexuales a través de los medios de comunicación”. Comunicar. Revista Científica de Comunicación y Educación, núm. 23, 2004, pp. 121-123. Web. 10 de agosto de 2023. https://recyt.fecyt.es/index.php/comunicar/article/view/25627
  4. Ballester, Josep. La formación lectora y literaria. Graó, 2015. Impreso.
  5. Berger, John. Modos de ver. Editorial GG, 2016. Impreso.
  6. Bourdieu, Pierre. La dominación masculina. Anagrama, 2000. Impreso.
  7. Callegaro, Adriana, Andrés Di Leo y Esteban Mizrahi. Cine y cambio social. CLACSO, 2017. Impreso. https://doi.org/10.2307/j.ctv253f63b DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctv253f63b
  8. Carrillo, Juan Pablo. “Huldra, la seductora criatura femenina que aparece en los bosques de Escandinavia”. Magia y Metafísica. 9 de mayo de 2016. Web. 24 de agosto de 2023. https://pijamasurf.com/2016/09/huldra_la_seductora_criatura_femenina_que_aparece_en_los_bosques_de_escandinavia_fotos/
  9. Cixous, Hélène. La risa de la medusa. Anthropos, 2012. Impreso.
  10. Colomer, Teresa. “A favor de las niñas. El sexismo en la literatura infantil”. CLIJ, núm. 57, 1994, pp. 7-24. Web. 9 de abril de 2023. https://prensahistorica.mcu.es/es/catalogo_imagenes/grupo.do?path=2000647555
  11. Culler, Jonathan. Sobre la deconstrucción. Teoría y crítica después del estructuralismo. Cátedra, 1984. Impreso.
  12. Eco, Umberto. Historia de la belleza. Lumen, 2004. Impreso.
  13. ---. Historia de la fealdad. Lumen, 2007. Impreso.
  14. Ellmann, Mary. Thinking about women. Harcourt, 1968. Impreso. https://doi.org/10.1007/978-1-349-00764-6 DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-349-00764-6
  15. Escaño, Carlos. “La mirada como acto político. El cine y otros audiovisuales como herramientas educativas de (re)construcción del mundo”. Educación artística: Revista de investigación, núm. 10, 2019, pp. 251-261. Web. 22 de agosto de 2023. https://doi.org/10.7203/eari.10.14152 DOI: https://doi.org/10.7203/eari.10.14152
  16. Fariña, María, y Beatriz Suárez. “La crítica literaria feminista. Una apuesta por la modernidad”. Semiótica y modernidad. Editado por José Paz, José Fernández y Carlos Gómez, Universidad de La Coruña, 1994, pp. 321-331. Impreso.
  17. Fernández, Olaya. “Cuerpo, espacio y libertad en el ecofeminismo”. Nómadas. Revista Crítica de Ciencias Sociales y Jurídicas, vol. 27, núm. 3, 2010, pp. 243-256. Web. 4 de mayo de 2023. https://www.redalyc.org/pdf/181/18113757014.pdf
  18. Fetterley, Judith. The resisting reader: feminist approach to American fiction. Indiana University Press, 1978. Impreso.
  19. Friedan, Betty. La mística de la feminidad. Cátedra, 2016. Impreso.
  20. García, Mar. La historia de los vertebrados. Random House, 2023. Impreso.
  21. Guil, Ana. “El papel de los arquetipos en los actuales estereotipos sobre la mujer”. Comunicar. núm. 12, 1999, pp. 95-100. Web. 9 de agosto de 2023. https://www.revistacomunicar.com/index.php?contenido=detalles&numero=12&articulo=12-1999-14
  22. Gutiérrez, Raquel. Manual de literatura infantil y educación literaria. Universidad de Cantabria, 2016. Impreso.
  23. Guzmán, Josep-Roderic. “Las teorías de la recepción: su concreción en la didáctica de la literatura”. Actas del Segundo Congreso Internacional de la SEDLL, Las Palmas de Gran Canaria, 1992. Web. 13 de octubre de 2023. https://accedacris.ulpgc.es/bitstream/10553/5098/1/0235347_01992_0015.pdf
  24. Holmes, Diana. “La teoría literaria feminista y la figura de la lectora”. Tropelías. Revista de Teoría de la Literatura y Literatura Comparada, núm. 36, 2021, pp. 51-68. Web. 8 de agosto de 2023. https://doi.org/10.26754/ojs_tropelias/tropelias.2021365319 DOI: https://doi.org/10.26754/ojs_tropelias/tropelias.2021365319
  25. Jordahl, Jenny. Ane Mona y Hulda. Errata Naturae, 2020. Impreso.
  26. Lasarte, Gema, y Pilar Aristizábal. “Leyendo el género: Mariasun Landa”. Ocnos, núm. 12, 2014, pp. 149-169. Web. 12 de julio de 2023. https://doi.org/10.18239/ocnos_2014.12.08 DOI: https://doi.org/10.18239/ocnos_2014.12.08
  27. Mendoza Fillola, Antonio. La educación literaria. Bases para la formación de la competencia lecto-literaria. Aljibe, 2004. Impreso.
  28. Merma-Molina, Gladys, Diego Gavilán-Martín, David Molina-Motos y Mayra Urrea-Solano. “El impacto de los roles de género en las actitudes sexistas del colectivo adolescente en el ámbito escolar”. Bordón. Revista de Pedagogía, vol. 73, núm. 2, 2021, pp. 113-131. Web. 19 de julio de 2023. https://doi.org/10.13042/Bordon.2021.81390 DOI: https://doi.org/10.13042/Bordon.2021.81390
  29. Millet, Kate. Política sexual. Cátedra, 2018. Impreso.
  30. Orquín, Felicidad. “La nueva imagen de la mujer”. CLIJ, núm. 11, 1989, pp. 14-19. Web. 20 de junio de 2023. https://prensahistorica.mcu.es/es/catalogo_imagenes/grupo.do?path=2000645214
  31. Pennac, Daniel. Como una novela. Anagrama, 2001. Impreso.
  32. Quiroga, Ana. Matrices de aprendizaje. Cinco, 1991. Impreso.
  33. Rich, Adrienne. Ensayos esenciales. Capitán Swing, 2019. Impreso.
  34. Rolli, Florencia, y Diego López. “Contrabando de plumas. Sexualidades disidentes y literatura infantil”. Catalejos, vol. 4, núm. 7, 2018, pp. 75-96. Web. 23 de julio de 2023. https://fh.mdp.edu.ar/revistas/index.php/catalejos/article/view/2860
  35. Sáez, Begoña. “Texto y literatura en la clase de ELE”. Del texto a la lengua: La aplicación de los textos a la enseñanza-aprendizaje del español. Editado por Francisco Javier Santiago, Hanne Bongaerts, Jorge Sánchez y Marta Seseña, ASELE, 2011, pp. 57-68. Impreso.
  36. Saewyc, Elizabeth. “A global perspective on gender roles and identity”. Journal of Adolencente Health, núm. 61, 2017, pp. 1-54. Web. 13 de agosto de 2023. https://www.jahonline.org/action/showPdf?pii=S1054-139X%2817%2930356-7
  37. Sánchez, Antonio y Sánchez, Laura. “La educación emocional: diez razones para una propuesta”. Cuadernos de Pedagogía, núm. 452, 2015, pp. 86-91. Web. 7 de mayo de 2023. Cuadernos de Pedagogía - Documento (cuadernosdepedagogia.com)
  38. Sánchez Romero, Marga. Prehistorias de mujeres. Destino, 2023. Impreso.
  39. Schimidt, Siegfried. “La comunicación literaria”. Pragmática de la comunicación literaria. Editado por José Antonio Mayoral, Arco/Libros, 1999, pp. 195-212. Impreso.
  40. Schweickart, Patrocinio. “Leyéndo(nos) nosotras mismas: hacia una teoría feminista de la lectura”. Otramente, lectura y escritura feministas. Editado por Marina Fe, Fondo de Cultura Económica, 1999, pp. 112-151. Impreso.
  41. Shaffer, David, y Katherine Kipp. Psicología del desarrollo: Infancia y Adolescencia. Thomson Learning Editores, 2007. Impreso.
  42. Shiva, Vandana. Ecofeminismo. Icaria, 1997. Impreso.
  43. Simonis, Angie. “Yo no soy esa que tú te imaginas: representación y discursos lesbianos en la literatura española”. Lesbianas. Discursos y representaciones. Editado por Raquel Platero, Melusina, 2008, pp. 233-279. Impreso.
  44. Turín, Adela. “Hermosas, cariñosas y pacientes”. CLIJ, núm. 11, 1989, pp. 24-27. Web. 5 de junio de 2023. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3102817
  45. Vivero Marín, Cándida. “De la teoría literaria feminista a la teoría queer”. Géneros, Revista de investigación y divulgación sobre estudios de género, núm. 12, 2013, pp. 73-83.
  46. Web. 3 de mayo de 2023. https://docplayer.es/38530291-De-la-teoria-literaria-feminista-a-la-teoria-queer.html
  47. Wittig, Monique. El pensamiento heterosexual y otros ensayos. Egales, 2006. Impreso.
  48. Woolf, Virginia. Una habitación propia. Seix Barral, 1997. Impreso.

Downloads

Não há dados estatísticos.