Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Filosofia em escolas rurais: um modo de vida

Resumo

O objetivo é mostrar a experiência pedagógica da filosofia e da infância na escola rural Leonera, filial da Instituição Educativa Técnica Rafael Uribe, do município de Toca-Boyacá, Colômbia. Os alunos se apropriaram da comunidade de investigação e da pergunta como dispositivos para desenvolver a atitude filosófica sob a ótica da igualdade, do autocuidado e da perambulação. Igualdade como a capacidade de todos os seres humanos de aprender; autocuidado, as relações que o sujeito desenvolve consigo mesmo, com os outros e com a natureza; o conceito de perambulação, como um evento que leva a criar e aprender.

O texto é apresentado em quatro momentos descritivos, Repensando a escola, uma análise da escola rural colombiana; Algumas referências inspiradoras, conceitos que fundamentam o projeto; A filosofia como forma de vida: ensina o exercício filosófico, apropria-se de posições e enfoques teóricos sobre o desenvolvimento do pensamento filosófico; a relação entre a filosofia e a escola rural como estratégia para aprender a viver; é a experiência da filosofia e da infância na sede de Leonera: a comunidade de investigação, o diálogo, a leitura e a escrita. Pensar por si mesmo e com os outros: apresenta o reconhecimento do exercício filosófico individual que leva ao pensamento coletivo; do diálogo à escrita: apresenta os escritos das crianças, produto da leitura e da escrita sobre o ambiente, experiências, gostos e desgostos; finalmente, a título de reflexão, são apresentadas algumas apreciações relacionadas à filosofia e à infância na escola rural, na aprendizagem e na transformação do professor.

Palavras-chave

filosofia e crianças, escola rural, comunidade de investigação, atitude filosófica, educação filosófica

PDF (Español)

Referências

  • López Ramírez, L. ( 2006). Ruralida y educación rural. Referentes para un programa de educación rural en la Universidad pedagógica Nacional. Revista Colombiana de Educación, núm. 51, julio-diciembre, 138-159.
  • Cerletti, A. (2008). La enseñanza de la Filosofía como problema filosófico.Buenos Aires: Zorzal.
  • Chaux, E., Lleras, J., & Velasquez, A. M. (2004). Competencias ciudadanas: de los estandares al aula.Bogotá: Ediciones Uniandes.
  • De La Garza, M. T. (2000). Filosofia y literatura: una relación estrecha. En W. O. Kohan , & V. Waskman, Filosofia para niños Discusiones y propuestas(págs. 95-100). Buenos Aires: Novedades Educativas.
  • Departamento Administrativo Nacional de Estadística (DANE). (Miércoles 27 de Febrero de 2019 de Febrero de 2019). DANE INFORMACIÖN PARA TODOS https://www.dane.gov.co
  • Espinel , O. (2018). Educación en derechos humanos y formacion ciudadana. Tunja.
  • Espinel, O. (2014). Filosofía, prácticas de si y arte de vivir. Revista Fermentario 8, 175-224.
  • Foucault , M. (2001). La hermeneutica del sujeto: curso en el collage de France: 1981-1982.Buenos Aires: Fondo de la cultura Económica.
  • Fundación Empresarios por la educación. (7 de marzo de 2018). Reflexiones innegociables en educación básica media para el 2018-2022.Obtenido de Reflexiones innegociables en educación básica media para el 2018-2022: http://fundacionexe.org.co
  • Guattari, F. (2012). Las tres ecologías. Ciudad de México: radiopirataediciones.blogspot.com
  • Hadot, P. (2006). Ejercicios espirituales y filosofía antigua.Madrid: Ediciones Ciruela. S.A.
  • Kohan, W. O. (2013). El maestro inventor. Simón Rodriguez. Buenos Aires: Miño y Dávila.
  • Kohan, W. O. (2000). Filosofía para Niños Discusiones y Propuestas. Buenos Aires: Novedades Educativas.
  • Kohan, W. O. (2008). Filosofía, la paradoja de aprender y enseñar.Buenos Aires: Libros del Zorzal.
  • Pineda R, D. A. (1992). Filosofía para niños: un acercamiento. Universitas Philosophica 19., 103-121.
  • Pineda, D. A. (2004). Filosofía para niños, el ABC. Editora Beta.
  • Pulido , C. O., & Suárez Vaca, M. T. (2016). Filosofando con el universo. Voces de la infancia. Rio de Janeiro: NEFI.
  • Ranciére, J. (2003). El maestro ignorante. cinco lecciones sobre la emancipación intelectual. Editorial Laertes.
  • Rodríguez, M. (1997). El pensamiento creativo integral. México: McGraw Hill.
  • Suárez Vaca, M. T., & Mariño Díaz, L. A. (2017). Filosofía e Infancia un proyecto para cuidar de sí. En Ó. Pulido Cortés, M. T. Suárez Vaca, & Ó. O. Espinel Bernal, Pensar de otro modo. Herramientas para investigar en educación (págs. 155-183). Tunja: Editorial Uptc.
  • Suárez Vaca, M., & Pulido Cortés , O. (2016). Filosofando con el universo. Voces de la infancia. Río de Janeiro: NEFI edições.
  • Virilio, P. (1999). El cibermundo, la política e lo peor. Madrid: Ediciones Cátedra, S.A.

Downloads

Não há dados estatísticos.