Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Da palavra à imagem: as versões cinematográficas de A esmorga

Resumo

O propósito deste artigo é desenvolver uma comparação entre a obra literária de Eduardo Blanco Amor, A esmorga, e os filmes Parranda, do diretor Gonzalo Suárez, e A esmorga, do cineasta Ignacio Vilar. Procura-se realizar um exercício de literatura comparada, no qual a metodologia principal é a utilizada no estudo das relações interartísticas, mais exatamente entre a literatura e o cinema. Para a análise comparatista são estudados elementos como o
tempo, o espaço, os narradores, as personagens, a crítica cinematográfica, dentre outros. Por fim, os resultados obtidos são díspares, muito significativos nos filmes, embora a essência seja a mesma, devido à influência do hipotexto.

Palavras-chave

A esmorga, cinema, Eduardo Blanco Amor, literatura, literatura comparada

PDF (Español) XML (Español)

Referências

  1. Álvarez Patiño, Coral. La literatura y el cine a través de Eduardo Blanco Amor y Federico
  2. García Lorca. Salamanca: Universidad de Salamanca, 2018. http://hdl.handle.net/10366/139097
  3. Blanco Amor, Eduardo. A Esmorga. (3ra. ed.). Vigo, España: Editorial Galaxia, 2010.
  4. Blanco Amor, Eduardo. La Parranda e outros guións inéditos. Coruña, España: Junta de Galicia y Centro Galego de Artes da Imax, 1994.
  5. Bonet Mujica, Lluís. “‘A Esmorga’: viaje sin retorno”. La Vanguardia. Web. 8 de mayo de
  6. https://www.lavanguardia.com/cine/20150508/54430510391/a-esmorga-critica-de-cine.html
  7. Cinema Ad Hoc. “Críticas: A Esmorga”. Cinema Ad Hoc. Web. 6 de mayo de 2015. https://
  8. cinemaadhoc.com/2015/05/criticas-a-esmorga/
  9. Dasilva Fernández, Xosé Manuel. “As vicisitudes editoriais d’A Esmorga”. Grial: Revista Galega de Cultura, núm, 148 (2009): 36-51.
  10. Forcadela, Manuel. Guía de lectura de A esmorga de Eduardo Blanco Amor. Vigo, España:
  11. Edicións do Cumio, 1991. https://oximnasiodeacademo.files.wordpress.
  12. com/2012/05/guc3ada-de-lectura-de-a-esmorga-de-eduardo-blanco-amor.pdf Gavilanes Laso, Xosé Luís: “Perfís estructurais de contido e expresión en A Esmorga”. Grial:
  13. Revista Galega de Cultura, núm. 69 (1980): 286-289. Impreso.
  14. Martínez Delgado, Ana Belén. A esmorga de Blanco Amor e Parranda de Gonzalo Suárez.
  15. Coruña, España: Ediciós do Castro, 2000.
  16. Praza Pública. “Ignacio Vilar: ‘a xente sae orgullosa de ver A Esmorga’”. Praza Pública.
  17. Web. 1 de diciembre de 2014. https://praza.gal/cultura/ignacio-vilar-a-xente-sae-orgullosa-
  18. de-ver-a-esmorga
  19. Reviriego, Carlos. “A Esmorga”. Sensacine. Web. Sin fecha. https://www.sensacine.com/peliculas/
  20. pelicula-226627/sensacine/
  21. ----. “A esmorga (Ignacio Vilar)”. Caiman Cuadernos de Cine. Web. 8 de mayo de 2015. https://www.caimanediciones.es/a-esmorga-critica/
  22. Rus Gascón, Pilar. Imaxe do mundo en Eduardo Blanco Amor. A muller, o conflicto social e
  23. os marxinados. Vigo: Edicións A Nosa Terra, 1997.
  24. Sánchez Noriega, José Luís. De la literatura al cine. Teoría y análisis de la adaptación. Barcelona:
  25. Ediciones Paidós, 2000.
  26. Sande, José Manuel. “Parranda, de Gonzalo Suárez”. El cine de Gonzalo Suárez. Ed. Carmen
  27. Becerra. España: Mirabel Editora, 2004, pp. 136-173.
  28. Vázquez Souza, Ernesto y Xosé María Dorrabo Paz. “De A Esmorga, texto literario, a Parranda,
  29. texto fílmico”. Literatura y cine: perspectivas semióticas: actas del I SimVázquez Souza, Ernesto y Xosé María Dorrabo Paz.
  30. Vilar, Ignacio. “Entrevistas: Ignacio Vilar”. Cinema Ad Hoc. Web. 10 de septiembre de 2015.
  31. https://cinemaadhoc.com/2015/05/entrevistas-ignacio-vilar/

Downloads

Não há dados estatísticos.