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Sonâncias e dissonâncias, uma escuta da paisagem sonora ucraniana no contexto do Holodomor (1932-1933)

Resumo

O documento apresenta a paisagem sonora reconstruída no contexto da fome artificial (Holodomor) desencadeada na Ucrânia entre os anos (1932-1933), a partir da análise hermenêutica do depoimento publicado por Miron Dolot, denominado Execution by Hunger, the Hidden Holocaust. Os resultados do estudo mostram que durante o processo de coletivização da terra, os bolcheviques alteraram o ambiente sonoro do local de residência da vítima, com o objetivo de estabelecer um novo padrão de comportamento e tornar um território desconhecido reconhecível e passível de ser possuído, dando origem a um sujeito universal, desprovido de história, classe social e identidade étnica que atuará sob os valores e ideais promovidos pela sociedade socialista soviética.

Palavras-chave

Paisagem sonora, Holodomor, Colonização sonora, Desenraizamento, Coletivização da terra

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Biografia do Autor

G. Angelica Vasquez Zarate

Socióloga pela Universidade Santo Tomás da Colômbia. Mestrado em Investigação em Problemas Sociais Contemporâneos pela Universidad Central da Colômbia. Mestre em Cultura de Paz, Conflito, Educação e Direitos Humanos pela Universidad de Cádiz, Espanha. Atualmente, é investigadora do grupo Teorias Estéticas Contemporâneas da Universidad de Cádiz, Espanha.


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