Susy, secretos del corazón. Crítica ao discurso amoroso deste a voz poética
Resumo
O presente artigo analisa como a coletânea de poemas Susy, secretos del corazón (1989) da poetisa, dramaturga e gestora cultural argentina Susana Villalba (Buenos Aires, 1956) estabelece um diálogo crítico com a história em quadrinhos de mesmo nome, publicada na América Latina nos anos sessenta e setenta. A coletânea de poemas também dialoga com outras referências culturais, a partir de um processo de enunciação que evidencia as construções sociais que buscam definir e estabelecer a feminilidade. A posição crítica do texto emerge ao manifestar como é codificada a experiência do amor romântico nas
mulheres. A nível discursivo, a partir do emprego de mecanismos textuais relacionados com à colagem e o pastiche, gera-se uma voz poética aberta, móvel, múltipla, lúdica, que se desdobra para revelar o papel do social na construção da subjetividade individual.
Palavras-chave
voz poética, crítica, amor romântico, enunciação, subjetividade, feminilidade
Biografia do Autor
Julieta Gamboa Suárez
Doutora em Estudos Latino-Americanos (Literatura e Crítica Literária) pela Universidade Nacional Autônoma do México, seus interesses de pesquisa incluem poesia de mulheres latino-americanas na segunda metade do século XX, teoria e crítica literária feminista e as interseções entre gênero, poesia e cultura. Autora de Las fisuras del lenguaje. Discursos feministas y representaciones críticas en la poesía latinoamericana de los ochenta (CIEG/UNAM, México, 2022).
Referências
- Berenguer, Carmen. “PoesíaTextoEscritura/Femenina/Feminismo”. Literaturas y feminismos. Discursos, conferencias y debates de Afest. Sangría Editora, 2018. Impreso.
- Bravo, Luis. Nómades y prófugos. Entrevistas literarias. Fondo Editorial Universidad EAFIT, 2002. Impreso.
- Butler, Judith. El género en disputa. El feminismo y la subversión de la identidad. Paidós, 2007. Impreso.
- ---. Deshacer el género. Paidós, 2006. Impreso.
- Colebrook, Claire. Irony. Routledge, 2004. Impreso.
- DuPlessis, Rachel Blau. “Otramente”. Otramente: lectura y escritura feministas. Coordinado por Marina Fe. Fondo de Cultura Económica y Universidad Nacional Autónoma de México, 1999, pp. 243-265. Impreso.
- Eagleton, Terry. Cómo leer un poema. Akal, 2007. Impreso.
- Ecker, Gisela. “Sobre el esencialismo”. Estética feminista. Icaria, 1986. Impreso.
- Esteban, Mari Luz. Críticas del pensamiento amoroso. Bellaterra, 2001. Impreso.
- Fondebrider, Jorge. “Treinta años de poesía argentina”. Inti: Revista de literatura hispánica, núm. 52, 2000, pp. 5-32. Impreso.
- Franco, Gabriela, y Eduardo Mileo. Poesía en la casa. Entrevista a Susana Villalba, 2020. Web. 10 de agosto de 2023. https://www.youtube.com/watch?v=AvM9qtuKUxw
- Genovese, Alicia. “Marcas de graffiti en los suburbios: poesía argentina de la posdictadura”. Revista Iberoamericana, vol. LXIX, núm. 202, 2003, pp. 199-214. Impreso.
- Golubov, Nattie. “La crítica literaria feminista, entre el esencialismo y la diferencia”. Debate Feminista, vol. 5, núm. 9, 1994, pp. 116-126. Impreso.
- Jameson, Fredric. Teoría de la postmodernidad. Trotta, 2020. Impreso.
- Konuk Blasing, Mutlu. Lyric Poetry: The Pain and the Pleasure of Words. Princeton University Press, 2007. Impreso.
- Mallol, Anahí. “Hacia una subjetividad pop: poesía, ficción y sujeto en algunas poetas argentinas”. Cuadernos del Sur. Letras, núm. 34, 2004. Impreso.
- Meschonnic, Henri. La poética como crítica de sentido. Mármol Izquierdo, 2007. Impreso.
- Richard, Nelly. “La crítica feminista como modelo de crítica cultural”. Debate Feminista, vol. 20, núm. 40, 2009, pp. 75-85. Impreso.
- Rodríguez, Zaida. “Susy, secretos del corazón en la educación sentimental en México”. Entre historietas y libros. Literatura popular para la educación sentimental. Editado por María Peredo Merlo y Zeyda Rodríguez Morales. El Colegio de Jalisco y Paidós, 2014. Impreso.
- Sarduy, Severo. “El barroco y el neobarroco”. América Latina en su literatura. Editado por César Fernández Moreno. Siglo XXI, 1972. Impreso.
- Violi, Patriza. El infinito singular. Cátedra, 1991. Impreso.