Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Susy, secretos del corazón. Crítica ao discurso amoroso deste a voz poética

Resumo

O presente artigo analisa como a coletânea de poemas Susy, secretos del corazón (1989) da poetisa, dramaturga e gestora cultural argentina Susana Villalba (Buenos Aires, 1956) estabelece um diálogo crítico com a história em quadrinhos de mesmo nome, publicada na América Latina nos anos sessenta e setenta. A coletânea de poemas também dialoga com outras referências culturais, a partir de um processo de enunciação que evidencia as construções sociais que buscam definir e estabelecer a feminilidade. A posição crítica do texto emerge ao manifestar como é codificada a experiência do amor romântico nas
mulheres. A nível discursivo, a partir do emprego de mecanismos textuais relacionados com à colagem e o pastiche, gera-se uma voz poética aberta, móvel, múltipla, lúdica, que se desdobra para revelar o papel do social na construção da subjetividade individual.

Palavras-chave

voz poética, crítica, amor romântico, enunciação, subjetividade, feminilidade

PDF (Español)

Biografia do Autor

Julieta Gamboa Suárez

Doutora em Estudos Latino-Americanos (Literatura e Crítica Literária) pela Universidade Nacional Autônoma do México, seus interesses de pesquisa incluem poesia de mulheres latino-americanas na segunda metade do século XX, teoria e crítica literária feminista e as interseções entre gênero, poesia e cultura. Autora de Las fisuras del lenguaje. Discursos feministas y representaciones críticas en la poesía latinoamericana de los ochenta (CIEG/UNAM, México, 2022).


Referências

  1. Berenguer, Carmen. “PoesíaTextoEscritura/Femenina/Feminismo”. Literaturas y feminismos. Discursos, conferencias y debates de Afest. Sangría Editora, 2018. Impreso.
  2. Bravo, Luis. Nómades y prófugos. Entrevistas literarias. Fondo Editorial Universidad EAFIT, 2002. Impreso.
  3. Butler, Judith. El género en disputa. El feminismo y la subversión de la identidad. Paidós, 2007. Impreso.
  4. ---. Deshacer el género. Paidós, 2006. Impreso.
  5. Colebrook, Claire. Irony. Routledge, 2004. Impreso.
  6. DuPlessis, Rachel Blau. “Otramente”. Otramente: lectura y escritura feministas. Coordinado por Marina Fe. Fondo de Cultura Económica y Universidad Nacional Autónoma de México, 1999, pp. 243-265. Impreso.
  7. Eagleton, Terry. Cómo leer un poema. Akal, 2007. Impreso.
  8. Ecker, Gisela. “Sobre el esencialismo”. Estética feminista. Icaria, 1986. Impreso.
  9. Esteban, Mari Luz. Críticas del pensamiento amoroso. Bellaterra, 2001. Impreso.
  10. Fondebrider, Jorge. “Treinta años de poesía argentina”. Inti: Revista de literatura hispánica, núm. 52, 2000, pp. 5-32. Impreso.
  11. Franco, Gabriela, y Eduardo Mileo. Poesía en la casa. Entrevista a Susana Villalba, 2020. Web. 10 de agosto de 2023. https://www.youtube.com/watch?v=AvM9qtuKUxw
  12. Genovese, Alicia. “Marcas de graffiti en los suburbios: poesía argentina de la posdictadura”. Revista Iberoamericana, vol. LXIX, núm. 202, 2003, pp. 199-214. Impreso.
  13. Golubov, Nattie. “La crítica literaria feminista, entre el esencialismo y la diferencia”. Debate Feminista, vol. 5, núm. 9, 1994, pp. 116-126. Impreso.
  14. Jameson, Fredric. Teoría de la postmodernidad. Trotta, 2020. Impreso.
  15. Konuk Blasing, Mutlu. Lyric Poetry: The Pain and the Pleasure of Words. Princeton University Press, 2007. Impreso.
  16. Mallol, Anahí. “Hacia una subjetividad pop: poesía, ficción y sujeto en algunas poetas argentinas”. Cuadernos del Sur. Letras, núm. 34, 2004. Impreso.
  17. Meschonnic, Henri. La poética como crítica de sentido. Mármol Izquierdo, 2007. Impreso.
  18. Richard, Nelly. “La crítica feminista como modelo de crítica cultural”. Debate Feminista, vol. 20, núm. 40, 2009, pp. 75-85. Impreso.
  19. Rodríguez, Zaida. “Susy, secretos del corazón en la educación sentimental en México”. Entre historietas y libros. Literatura popular para la educación sentimental. Editado por María Peredo Merlo y Zeyda Rodríguez Morales. El Colegio de Jalisco y Paidós, 2014. Impreso.
  20. Sarduy, Severo. “El barroco y el neobarroco”. América Latina en su literatura. Editado por César Fernández Moreno. Siglo XXI, 1972. Impreso.
  21. Violi, Patriza. El infinito singular. Cátedra, 1991. Impreso.

Downloads

Não há dados estatísticos.