Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Paisagens musicais: As expressões sonoras autóctones do povo indígena dos pastos e sua relação com o território andino nariñense, ao sul da Colômbia.

Resumo

Segundo a mitologia indígena de Los Pastos, localizada nos Andes do departamento de Nariño, no sul da Colômbia, sua origem é o resultado da união entre o Vulcão Cumbal e a Laguna de la Bolsa. Esta origem mitológica permitiu-lhes desenvolver uma expressão cultural, relacionada com a sua visão de mundo e com o seu ambiente geográfico, muito particular. Este documento investiga a profunda relação entre geografia e música na cidade indígena de Los Pastos. Para isso, a partir de um trabalho etnográfico, visitas ao território e entrevistas com os músicos mais velhos que sabem, essa relação é investigada por meio do estudo da estrutura e da expressão musical indígena das chamadas bandas de égua dessa etnia. Estabelece-se que são três os fatores que constituem as expressões musicais autóctones: o fator original, produto da sua cosmovisão na relação com o seu meio geográfico; o fator externo, como uma constante do sincretismo musical; e o fator geográfico, que permitiu ao território da etnia Los Pastos ser um ponto de encontro intercultural.

Palavras-chave

Los Pastos, Nó dos Pastos, paisagem musical

PDF (Español)

Referências

  1. Banda de yegua pasto (2020, octubre 5). Yasacual / Leonardo Yépez Muñoz. [Video]. https://www.youtube.com/watch?v=t7i9DWM7Lc4
  2. Calero, L. F. (1991). Pastos, quillacingas y abades, 1535-1700. Banco Popular.
  3. Departamento Nacional de Planeación (2011). Plan de acción para la vida del Pueblo de los Pastos. https://colaboracion.dnp.gov.co/CDT/Consejo%20Nacional%20de%20Planeacin/Plan%20de%20vida%20del%20pueblo%20de%20los%20pastos.pdf
  4. Furlanetto, B. H. (2016). Paisagem sonora: uma composição geomusical. Em A. Dozena (org.), Geografia e música: diálogos (pp. 349-371). EDUFRN. https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21381/1/Geografia%20e%20Música%20%28livro%20digital%29.pdf
  5. Galimberti, C. (2013). Paisaje cultural y región: una genealogía revisitada... GeoGraphos. Revista Digital para Estudiantes de Geografía y Ciencias Sociales, 4(54), 542-563. https://doi.org/10.14198/geogra2013.4.54
  6. Instituto Geográfico Agustín Codazzi (IGAC) (2014). Características geográficas de Nariño. IGAC.
  7. Laboratorio Creativomusical (2021, septiembre 28). 3 banda de yegua: Obonuco - Leonardo Yépez Muñoz. [Video]. https://www.youtube.com/watch?v=vJev-IQKO2E
  8. Laboratorio Creativomusical (2023, julio 7). 4 banda de yegua: ritual - Leonardo Yépez Muñoz. [Video]. https://www.youtube.com/watch?v=Y1XIlfx5NJo
  9. Mijal, G. (2018). Nociones de “paisaje” y “paisaje cultural”. Un estado de la cuestión. Pensum, 4(4), 44-56. https://revistas.unc.edu.ar/index.php/pensu/article/view/22649
  10. Ministerio de Cultura (2012). Pastos, los hijos del sol. https://www.mincultura.gov.co/areas/poblaciones/noticias/Documents/Caracterización%20del%20pueblo%20Pasto.pdf
  11. Moura, A. (2016). Geografía e música: aproximações e possibilidades de diálogo. Em A. Dozena (org.), Geografia e música: diálogos (pp. 104-132). EDUFRN.
  12. Narváez, G. A. (Ed.) (2006). Elementos para la historia económica del departamento de Nariño. Tendencias, 8(2), 7-28. https://revistas.udenar.edu.co/index.php/rtend/article/view/642
  13. Nogué, J. (2007). La construcción social del paisaje. Digitalia.
  14. Pantoja, J. (2021). El Inti Raymi como espacio-tiempo de construcción de alternativas al desarrollo. [Tesis de maestría]. Universidad de los Andes. http://hdl.handle.net/1992/55734
  15. Rosas, J., & Fusté-Forné, F. (2018). Authentic heritage? The Negros y Blancos carnival in the city of Pasto, Colombia. Investigaciones Turisticas, 15, 147-167. https://doi.org/10.14198/INTURI2018.15.07
  16. Salas, L. G. (2010). Corredores y territorios estratégicos del conflicto armado colombiano: una prioridad por territorializar en la geopolítica de los actores armados. Perspectiva Geográfica, 15, 9-36.
  17. Salas, M. (1998). Banda Departamental de Músicos de Nariño: historia.
  18. Fondo Mixto de Cultura de Nariño.
  19. Sauer, C. O. (2006). La morfología del paisaje. Polis, Revista de la Universidad Bolivariana, 5(15). http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=30517306019
  20. Schafer, R. M. (1967). The book of noise. The Unesco Courier. https://www.sfu.ca/sonic-studio-webdav/WSP_Doc/Booklets/BookOfNoise.pdf
  21. Smith, S. J. (1994). Soundscape. Area, 26(3), 232-240. http://www.jstor.org/stable/20003453
  22. Toffolo, R., Oliveira, L., & Zampronha, E. (2003). Paisagem sonora: uma proposta de análise. 14o Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (pp. 1-11). http://cogprints.org/3000/1/Toffolo_Oliveira_Zampra2003.pdf
  23. Torres, M. A., & Kozel, S. (2010). Paisagens sonoras: possíveis caminhos aos estudos culturais em geografia. RAEGA - O Espaço Geográfico em Análise, 20. http://dx.doi.org/10.5380/raega.v20i0.20616
  24. Tuan, Y.-F. (1975). Topophilia: A Study of Environmental Perception, Attitudes and Values. Journal of Architectural Education, 29(1), 32. https://doi.org/10.1080/10464883.1975.10758016
  25. Uribe, M. V. (1986). Etnohistorias de las comunidades andinas prehispánicas del sur de Colombia. Anuario Colombiano de Historia Social y de la Cultura, (13-14), 5-40. https://revistas.unal.edu.co/index.php/achsc/article/view/36145
  26. Valenzuela, Á. R. (2019). Identidad cultural del pueblo indígena Pasto y su relación con la sostenibilidad del territorio. [Tesis de maestría]. Universidad de Manizales. https://ridum.umanizales.edu.co/xmlui/handle/20.500.12746/4356

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.