Distribuição e segregação espacial dos centros comerciais em Cancun, Quintana Roo (1979-2019)
Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar a distribuição dos centros comerciais e sua consequente segregação em Cancun, Quintana Roo, cidade que nas últimas décadas viu um aumento na construção dessas propriedades. A metodologia foi realizada em duas fases: a primeira, através da pesquisa de campo de um certificado que integra os centros comerciais por tipo de âncora, e a segunda, através da caracterização desstes inmóveis com base em sua localização; o mencionado acima levou a cinco distribuições que possibilitam entender a segregação espacial em três áreas da cidade, em um período que vai de 1979 (primeiro centro comercial) até o ano 2019. Os resultados confirmam preferências espaciais que constituíram um território com uma perspectiva neoliberal que prioriza a satisfação das necessidades comerciais dos usuários temporários, localizando os melhores centros em locais exclusivos e adequados para a população flutuante que visita a área turística e para os cidadãos que habitam as áreas com maior qualidade de vida. Conclui-se que a distribuição dos centros comerciais têm contribuido à exacerbação do território segregado que caracteriza a cidade de Cancun.
Palavras-chave
Centros comerciais, Distribuição espacial, Estrutura urbana, Segregação espacial, Lojas de departamento, Lojas de autoatendimento
Biografia do Autor
Edgar Elias Fonseca Chicho
Maestro en Ciencias y Artes para el Diseño (área de investigación y gestión territorial), Universidad Autónoma Metropolitana (UAM). Maestro en Psicología Social, Benemérita Universidad Autónoma de Puebla (BUAP). Candidato a doctor en Geografía, Universidad de Quintana Roo (UQROO).
Rosalía Chávez Alvarado
Doctora en Filosofía con orientación en Asuntos Urbanos, Universidad Autónoma de Nuevo León (UANL). Adscrita como Cátedra Conacyt, Universidad de Quintana Roo (UQROO), e investigadora del Sistema Nacional de Investigadores (SNI-Conacyt).
José Manuel Camacho Sanabria
Doctor en Ciencias Ambientales, Universidad Autónoma del Estado de México (UAEM). Adscrito como Cátedra Conacyt en la Universidad de Quintana Roo (UQROO), e investigador del Sistema Nacional de Investigadores (SNI-Conacyt).
Referências
Ayuntamiento de Benito Juárez (2018). Plan Municipal de Desarrollo del Municipio de Benito Juárez, Quintana Roo (2018-2021). Recuperado de https://cancun.gob.mx/archivos_pdf/Planmunicipal/Plan_Municipal_de_Desarrollo_20182021.pdf.
Calderón, J. & Orozco, M. (2009). Planeación y modelo urbano: el caso de Cancún, Quintana Roo. Quivera, 11(2), 18-34.
Cárdenas, E. (2016). Crecimiento y planeación urbana en Acapulco, Cancún y Puerto Vallarta. Revista Investigaciones Turísticas, 12, 99-120. doi: http://dx.doi.org/10.14198/INTURI2016.12.05.
Castillo, O. (2011). Segregación socioespacial en Cancún: 1990-2010 tres ciudades en una misma. Provincia, 26, 11-31.
Consejo Nacional de Población (Conapo). (2012). Catálogo. Sistema Urbano Nacional 2012. México: Conapo.
Cornejo Portugal, I. (2006). El centro comercial: ¿una nueva forma de “estar juntos”? Cultura y Representaciones Sociales, 1(1), 93-127. Recuperado de http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2007-81102006000100004&lng=es&tlng=es.
Daltabuit, G. M., Cisneros, H., Vázquez, L. & Ruiz, G. (2006). Turismo costero en la ecorregión del sistema arrecifal mesoamericano. México: Centro Regional de Investigaciones Multidisciplinarias (CRIM), UNAM.
Gasca-Zamora, J. (2017). Centros comerciales de la Ciudad de México: el ascenso de los negocios inmobiliarios orientados al consumo, EURE, 43(130), 73-96.
García, E. (25 de febrero de 2016). La nueva era de los centros comerciales. Inmobiliare. Recuperado de https://inmobiliare.com/la-nueva-era-de-los-centroscomerciales/.
Instituto de Planeación de Desarrollo Urbano (Implan, BJ). (2008). Plan Estratégico Cancún 2030, Implan, Cancún, Municipio de Benito Juárez, Quintana Roo. Recuperado de http://implancancun.gob.mx/programas/.
Instituto Nacional de Estadística y Geografía (Inegi). (1980). Censo de Población y Vivienda 1980. Recuperado de https://www.inegi.org.mx/programas/ccpv/1980/.
Instituto Nacional de Estadística y Geografía (Inegi). (1990). Censo de Población y Vivienda 1990. Recuperado de https://www.inegi.org.mx/programas/ccpv/1990/.
Instituto Nacional de Estadística y Geografía (Inegi). (2000). Censo de Población y Vivienda 2000. Recuperado de https://www.inegi.org.mx/programas/ccpv/2000/.
Instituto Nacional de Estadística y Geografía (Inegi). (2010). Censo de Población y Vivienda 2010. Recuperado de https://www.inegi.org.mx/programas/ccpv/2010/.
Instituto Nacional de Estadística y Geografía (Inegi). (2015). Encuesta Intercensal 2015. Recuperado de https://www.inegi.org.mx/programas/intercensal/2015/.
Instituto Nacional de Estadística y Geografía (Inegi). (2018). Marco Geoestadístico Nacional 2018. Recuperado de https://www.inegi.org.mx/app/biblioteca/ficha.html?upc=889463592587.
International Council of Shopping Centers (ICSC). (2016). Estudios especiales. Recuperado de https://www.icsc.com/uploads/event_documents/ICSC_Programa_Seminario_de_Gesti%c3%b3n_de_CC_y_Retail_13_Octubre,_Rep%c3%bablica_Dominicana.pdf.
López, L. (1999). Centros comerciales, espacios que navegan entre la realidad y la ficción. México: Nuestro Tiempo.
López, L. (2006). Centros comerciales, recintos fortificados. Veredas, 7(12), 147-163.
Lulle, T. y Paquette, C. (2007). Los grandes centros comerciales y la planificación urbana. Un análisis comparativo de dos metrópolis latinoamericanas, Estudios Demográficos y Urbanos, 22(2), 337-361.
Medina, F. (1998). El centro comercial: una “burbuja de cristal”. Estudios sobre las Culturas Contemporáneas, 4(8), 61-91.
Müller, J. (1998). Grandes centros comerciales y recreacionales en Santafé de Bogotá. Origen, características y tendencias de desarrollo. Perspectiva Geográfica, 3, 48-87.
Olguín, C. (2011). Retail apuesta por expansión en el 2011. Real Estate Market & Lifestyle. Recuperado de http://www.realestatemarket.com.mx/articulos/mercadoinmobiliario/comercial/11413-retail-apuesta-por-expansion-en-2011.
Pérez, G. & Carrascal, E. (2000). El desarrollo turístico en Cancún, Quintana Roo y sus consecuencias sobre la cubierta vegetal. Investigaciones Geográficas, 43, 145-166.
Pradilla, E. (2017). Zona Metropolitana del Valle de México: Cambios socioterritoriales, México, D. F.: Universidad Autónoma Metropolitana.
Pradilla, E. & Pino, R. (2004). Ciudad de México: de la centralidad a la red de corredores urbanos. En Anuario de Espacios Urbanos, Historia, Cultura y Diseño 2004 (pp.71‑96). México, D. F: Universidad Autónoma Metropolitana.
Programa de Desarrollo Urbano del Centro de Población Cancún, Municipio Benito Juárez, Quintana Roo (2014-2030). Recuperado de http://seduvi.qroo.gob.mx/pdus/36-PDU%20DEL%20CENTRO%20DE%20POBLACION%20CANCUN%20BENITO%20JUAREZ%20QUINTANA%20ROO%202014-2030(1).pdf.
Ramírez, B. & Pradilla, E. (Comps.), (2014). Teorías sobre la ciudad en América Latina. México: UAM-Xochimilco, CyAD, Edit. Ink.
Ramírez Kuri, P. (1993). Transformaciones espaciales y modernización urbana: la ciudad de México y los macro-proyectos comerciales. Centro Comercial Coyoacán (1989-1993). (Tesis de maestría en Estudios Regionales). Instituto de Investigaciones Dr. José María Luis Mora, México.
Ramírez Kuri, P. (1998). Coyoacán y los escenarios de la modernidad. En N. García Canclini (coord.), Cultura y comunicación en la ciudad de México. Primera parte. Modernidad y multiculturalidad: la ciudad de México a fin de siglo (pp. 321-367). México: Grijalbo/UAM-Iztapalapa.
Ricalde, J. (14 de septiembre de 2019). Así será la nueva plaza comercial del centro de Cancún. Revista Be! Recuperado de https://www.revistabe.com.mx/2019/09/asisera-la-nueva-plaza-comercial-del.html.
Rodríguez, F. (7 de junio de 2017). México: preparan dos nuevos centros comerciales en Cancún. Fashion Network. Recuperado de https://pe.fashionnetwork.com/news/Mexico-preparan-dos-nuevos-centros-comerciales-en-cancun,835133.html.
Salcedo-Hansen, R. (2003). Lo local, lo global y el mall: la lógica de la exclusión y la interdependencia. Revista de Geografía Norte Grande, 30, 103-115.
Sánchez, M. (30 de octubre de 2019). Plaza Urban abrirá este año. Radio Fórmula QR. Recuperado de https://radioformulaqr.com/noticias/quintana-roo/cancun/plazaurban-abrira-este-ano/.
Sosa, A. y Cazal, A. (2015). El espacio público en la Ciudad de Cancún frente al proyecto turístico. URBS. Revista de Estudios Urbanos y Ciencias Sociales, 5(2), 65-80.
Treviño, F. (19 de junio de 2017). El ‘boom’ de las plazas comerciales en México. El Diario de Coahuila. Recuperado de http://www.eldiariodecoahuila.com.mx/.
UBM se convierte en Informa Markets Latam a siete años de su surgimiento. México Extraordinario. Recuperado de http://mexicoextraordinario.mx/ubm-se-convierteen-informa-markets-latam-a-siete-anos-de-su-surgimiento/.
Vázquez, Y. (2000). Los centros comerciales en la ciudad de México. (Tesis de maestría en Desarrollo Urbano). México, Centro de Estudios Demográficos y de Desarrollo Urbano, El Colegio de México.