Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Introdução do ensino mútuo nas escolas de Cuba, Guatemala e México

Resumo

Neste artigo se faz um registro e descrição do itinerário da chegada no ensino mútuo em Cuba, Guatemala e México, a participação da Sociedade Econômica de Amigos do País de Havana, a Real Sociedade Econômica de Amantes da Pátria de Guatemala, da Real Junta de Caridade e Sociedade Patriótica para a Boa Educação da Juventude de Puebla, e de alguns preceptores que na segunda década do século XIX conseguiram impactar e transformar a educação de primeiras letras nesses países. Para isso se fará uma sequencia por meio da documentação da época, contextualizando o que foi realizado pelas associações, dando relevo primordialmente ao evento da introdução do método de ensino mútuo. Será estabelecida a cronologia para identificar de onde foi tomado o método lancasteriano e foram estabelecidos os primeiros atores em sua aplicação, com suas respectivas organizações.

Palavras-chave

ensino mútuo; Cuba; México; Guatemala; sociedades patrióticas; educação; escola lancasterian

PDF (Español) HTML (Español)

Biografia do Autor

Osvaldo Granda Paz

Doctor en Ciencias de la educación. RUDECOLOMBIA-UDENAR. Docente de la Universidad de Nariño. Pertenece a los grupos de investigación HISED e HISULA.


Referências

  • Amunátegui Solar, Domingo. El sistema de Lancáster en Chile y en otros países sudamericanos. Santiago: Imp. Cervantes., 1895.
  • Araújo, Orestes. Historia de la escuela uruguaya. Montevideo: Dirección General de Instrucción Primaria, 1911.
  • Barrios Pintos, Aníbal. Paysandú: historia general. Vol. II. Montevideo: Intendencia Municipal de Paysandú, 1989.
  • Blanco-Fombona. Cartas de Bolívar 1825, 1826, 1827. s.f.
  • Bolívar, Simón. Proyecto de Constitución para la República de Bolivia y Discurso del Libertador. Bogotá: S. S. Fox, 1826.
  • Calderón España, Ma. Consolación y Ma. Isabel Corts Giner. Ofertas educativas de las Reales Sociedades Económicas de Amigos del País en Latinoamérica (Siglos XVIII-XIX). http://ddfv.ufv.es/bitstream/handle/10641/961/Ofertas%20educativas.pdf?sequence=1, 2006.
  • Calvo, José María. Cartilla rústica para las escuelas del campo. . La Habana: Severino Boloña, 1842.
  • Contreras García, Irma. Las etnias del Estado de Chiapas: castellanizacioń y bibliografías. México: UNAM, 2001. DOI: https://doi.org/10.22201/cimsur.9683690890p.2001
  • De la Torre, Ernesto. «Francisco pérez Salazar.» Editado por http://www.historicas.unam.mx/publicaciones/publicadigital/libros/lecturas/T3/LHMT3_069.pdf. Lecturas históricas mexicanas (Instituto de Investigaciones Históricas), 1/12/16: 605-615.
  • Establecimiento de la junta de caridad y sociedad patriotica para la buena educacion de la juventud en la ciudad y estado de la Puebla de Los Angeles. México: Impr. Nacional, 1825.
  • Gárate Ojanguren, Montserrat. La Real Sociedad Bascongada de Amigos del País y América. http://bascongada.eus/es/la-sociedad/historia/158-la-real-sociedad-bascongada-de-amigos-del-pais-y-america, 2/6/2016.
  • García Dávalos, Luis Arturo. La Real Junta de Caridad y Sociedad Patriótica para la buena educación de la juventud de la ciudad de Puebla de los Ángeles en la América Septentrional y la introducción en Nueva España del método Lancasteriano. México: https://www.academia.edu/11585452/La_Real_Junta_de_Caridad_y_Sociedad_Patri%C3%B3tica_para_la_buena_educaci%C3%B3n_de_la_Juventud_de_la_ciudad_de_Puebla_de_los_%C3%81ngeles_en_la_Am%C3%A9rica_Septentrional_y_la_introducci%C3%B3n_en_Nueva_Espa%C3%B1a_del_M, 8/9/2016.
  • García Dávalos, Luis Arturo. Teología sociedad y política en la transición al México independiente. El pensamiento de Pablo Vázquez (1768-1825). México: Tesis: Tesis doctoral en Historia, UNAM, 2015.
  • Gaudiano, Pedro. Artigas católico. Montevideo: Universidad Católica del Uruguay, 2002.
  • Giner, Mª Consolación Calderón España y Mª Isabel Corts. Ofertas educativas de las reales sociedades económicas de amigos del país en latinoamérica (siglos XVIII-XIX). http://ddfv.ufv.es/bitstream/handle/10641/961/Ofertas%20educativas.pdf?sequence=1, 2006. (15/1/2009).
  • Guía de forasteros de la isla de Cuba y calendario manual para el año de 1814. Habana: Oficvina de Arazoza y Soler, 1814.
  • Guzmán Pérez, Moisés. «Impresores y editores de la independencia de México. 1808- 1821.» Editado por Instituto de Investigaciones Dr. José Luis Mora. Secuencia. Revista de historia y ciencias sociales, nº 81 (2011): 187-193.
  • Huerta Martínez, Ángel . La enseñanza primaria en Cuba en el siglo XIX (1812-1868). Sevilla: Excma. Diputación Provincial de Sevilla, 1992.
  • Huerta Martínez, Ángel. La enseñanza primaria en Cuba en el siglo XIX (1812-1868). Sevilla: Excma. Diputación Provincial de Sevilla, 1992.
  • Luque Alcaide, Elisa. La educación en Nueva españa en el siglo XVIII. Sevilla: EEHA, 1970.
  • Manual práctico del método de mutua enseñanza para las escuelas de primeras letras. Cádiz, Imp. De Hércules,: Sociedad Económica de Amigos del País de Cádiz, 1818.
  • Márquez Carrillo, Jesús. ESCUELA GRATUITA DEL SEMINARIO DE PUEBLA Y SU importancia (1796-1823). México: www.comie.org.mx/congreso/memoriaelectronica/v09/.../at09/PRE1178818925.pdf, 19/10/2015.
  • Márquez Carrillo, Jesús.L a obscura llama. Élites letradas, política y educación en Puebla,1750-1850. Puebla: Ediciones de Educación y Cultura-Dirección de Fomento Editorial- Facultad de Filosofía y Letras-Benemérita Universidad Autónoma de Puebla., 2012.
  • Mendarte Rocandio, Félix. Arte para la primera enseñanza de niños y niñas por el sistema mutuo : Acompañado de 28 muestras y todas las teorias que necesita cada escuela... Veracruz Imprenta del autor: Imp. del autor., 1828.
  • Mendarte Rocandio, Félix. Prospecto (de la Obra Que Anuncio Titulada "Arte Para la Primera Enseñanza de Niños Y Niñas Por El Sistema Mútuo, Acompañado de Las Muestras de Escribir"). 1827.
  • Origen y progresos del nuevo sistema de enseñanza mutua del señor Lancaster, traducido del inglés. Buenos Aires:: Imp. de los Expósitos, 1820.
  • País, Real Sociedad Bascongada de los Amigos del. Extractos de las juntas celebradas por la Real Sociedad Bascongada de los Amigos del País. Vitoria: Tomás de Robles, 1772.
  • patriótica, Oficina del Gobierno y de la Real Sociedad, ed. «Memorias de la Real Sociedad Económica de la Habana.» Enero de 1819.
  • Paz, José Ignacio. Al exmo. Señor don Juan Ruiz de Apodaca Conde del venadito. En obsequio de la pública educación primaria, dedica este defectuoso prospecto su humilde autor. México: Jaun Bautista de Arizpe, 1819.
  • Paz, Jose Ignacio. En obsequio de la pública educación primaria, dedica este defectuoso Prospecto su humilde autor. México: Juan Bautista de Arizpe, 1819.
  • Pérez de los Reyes, Marco A. «Fray Matías de Córdova. Su vida y su obra.» En Memoria del IV Congreso de Historia del Derecho, de Beatriz (Coord.) Bernal, 857-870. México: UNAM-Instituto de Investigaciones Jurídicas, 1988.
  • Pineda, Lubia Esperanza. La Educación en Guatemala durante el régimen de Mariano Gálvez. Guatemala: Tesis de Licenciatura USAC, 1991.
  • Real Sociedad Económica de Amantes de la Patria de Guatemala. Estatutos de la Real Sociedad Económica de Amantes de la Patria de Guatemala. Guatemala: Ignacio Beteta, 1796.
  • Real Sociedad Económica de la Habana. «Memorias de la Real Sociedad Económica de la Habana.» Colección primera que comprende doce números correspondientes a los doce meses del año de 1817, Febrero de 1817.: 331-380.
  • Real Sociedad Economica de la Habana. Memorias de la Real Sociedad Económica de la Habana, 1818.
  • Real Sociedad Económica de la Habana. Memorias de la Real Sociedad Económica de la Habana. Habana: Imp. del Gobierno, 1817.
  • Rivera, Manuel. Historia antigua y moderna de Jalapa y de las revoluciones del Estado de Veracruz. México: Cumplido, 1869.
  • Roldán Vera, Eugenia. «El sistema de enseñanza mutua y la cultura cívica durante los primeros años de la república independiente de México.» Historia Caribe (U. del Atlántico) II, nº 7 (2002): 113-136.
  • Shafer, Robert Jones. The Economic Societies in the Spanish World (1763-1821). Syracuse University, 1958.
  • Solari, Manuel Horacio. Historia de la educación argentina. Buenos Aires: Paidós, 1991.
  • Sucre, Antonio José. De mi propia mano. Editado por J. L. Salcedo Bastardo / Tomás Straka. Caracas: Fund. Biblioteca Ayacucho, 1981.
  • Tanck de Estrada, Dorothy. «La escuela lancasteriana en México.» Historia Mexicana 32, nº 4 (1973): 494-513.
  • Tanck Estrada, Dorothy. La educación ilustrada 1786-1836. México: El Colegio de México, 2005.
  • Thomson. Letters on the moral and religious state of South America, written during a residence of nearly seven years in Buenos Aires, Chile, Perú and Colombia. London, 1827.
  • Thomson, James D. «A la comisión de la Sociedad de Escuelas Británicas i Estranjeras.» Repertorio americano 2 (1827): 61-75.
  • Torales Pacheco, María Cristina. Ilustrados en la Nueva España: los socios de la Real Sociedad Bascongada de Amigos del País. México: Universidad Iberoamericana, 2001.
  • Vaughan, E. Lancaster en Caracas (1824-1827). Caracas: Ministerio de Educación, 1987.
  • Yépez Castillo, Áureo. La educación primaria en Caracas en la época de Bolívar. Caracas: ANH, 1985.

Downloads

Não há dados estatísticos.