Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Estudo da transtextualidade no cinema de Quentin Tarantino

Resumo

O cinema e a literatura têm amplas e importantes relações práticas e teóricas. Em relação a essas últimas, a teoria da transtextualidade, criada por Gérard Genette, tem tido um
papel fundamental, dado o extenso número de referências feitas sobre obras audiovisuais e literárias em outros filmes. Nesta área, Quentin Tarantino é o realizador mais renomado na atualidade, graças às múltiplas e especiais conexões transtextuais que faz nas suas longametragens.
Portanto, aplicamos os tipos de transtextualidade expostos por Genette junto às noções cinematográficas de Robert Stam e outros teóricos a partir dos seus postulados para
estudar e exemplificar algumas das mais notórias na filmografia de Tarantino, e demostrar a importância disto na sua autoria e na nomeada relação entre a literatura e o cinema.

Palavras-chave

análise fílmica e cinematográfica, Gérard Genette, intertextualidade, Quentin Tarantino, transtextualidade

PDF (Español) XML (Español)

Referências

  • Bajtín, Mijaíl. Problemas de la poética de Dostoievski (2.a ed.). México, Fondo de Cultura Económica, 2005.
  • Cabrera Infante, Guillermo. Cine o sardina (2.a ed.). Madrid, Editorial Alfaguara, 1997. Coetzee, J. M. Mecanismos internos. Ensayos 2000-2005. Barcelona, Random House Mondadori, 2009.
  • Colbert, David. Los mundos mágicos de El señor de los anillos. Barcelona, Ediciones B, 2003.
  • Dumont, Gabriel. Beatrix Kiddo en el viejo Oeste. Influencia narrativa, estilística y trans- textual del western en los filmes Kill Bill vol. 1 y Kill Bill vol. 2 (tesis de pregrado, Universidad Central de Venezuela, Caracas), 2017. Recuperado de http://saber.ucv. ve/ handle/10872/20886
  • García, Narcisa. Hello, Wall-e: la citación intertextual (tesis de pregrado, Universidad Central de Venezuela, Caracas), 2011.
  • Genette, Gerard. Palimpsestos. La literatura en segundo grado. Madrid, Editorial Taurus, 1989.
  • Gubern, Román. y Prat, Joan. Las raíces del miedo. Antropología del cine de terror. Barcelona, Tusquets Editores, 1979.
  • Kennedy Toole, John. La conjura de los necios (44.a ed.). España, Editorial Anagrama, 2011. Kernan, Alvin. La muerte de la literatura. Caracas, Monte Ávila Editores Latinoamericana,
  • Kristeva, Julia. Semiótica I. Madrid, Editorial Fundamentos, 1981.
  • Kristeva, Julia. Bajtín, la palabra, el diálogo y la novela. En Navarro, Desiderio (ed.). Inter- textua-lité. Francia en el origen de un término y el desarrollo de un concepto (pp. 1-24). La Habana: UNEAC – Casa de las Américas – Embajada de Francia en Cuba, 1997.
  • Leonard, Elmore. Cóctel explosivo. Barcelona, Ediciones B, 1994.
  • Milton, John. El paraíso perdido. Barcelona, Editorial Ramón Sopena, 1975.
  • Monaco, James. American Film Now. The people, the power, the money, the movies. Nue- va York: The New American Library, 1979.
  • Orwell, George. 1984. Bogotá, Editorial Planeta, 2012.
  • Posteguillo, Santiago. La sangre de los libros. Barcelona, Editorial Planeta, 2015. Romaguera i Ramió, Alsina Thevenet, eds. Textos y manifiestos del cine. Estética. Escuelas. Movimientos. Disciplinas. Innovaciones. Madrid, Ediciones Cá- tedra, 1993.
  • Sábato, Ernesto. El túnel. Barcelona, Editorial Seix Barral, 2007.
  • Schwanitz, Dietrich. La cultura. Todo lo que hay que saber. Madrid, Editorial Taurus, 2003. Serrano, Arturo. El cine de Quentin Tarantino. Una aproximación a la estética de la violencia. Caracas, Editorial Publicaciones UCAB, 2014.
  • Shelley, Mary. Frankenstein o el moderno Prometeo (2.a ed.). Barcelona, Random House Mondadori, 2011.
  • Simsolo, Noël. El cine negro. Madrid, Alianza Editorial, 2009.
  • Stam, Robert. Teorías del cine. Barcelona, Ediciones Paidós Ibérica, 2001.
  • Stam, Robert, Burgoyne, Robert, y Flitterman-Lewis, Sandy. Nuevos conceptos de la teoría del cine: estructuralismo, semiótica, narratología, psicoanálisis, intertextualidad. Barcelona, Editorial Paidós Ibérica, 1999.
  • Steiner, Jean-Françoise. Treblinka. Barcelona, Editorial Plaza & Janes, 1973. Tarantino, Quentin. Malditos bastardos. Barcelona, Random House Mondadori, 2009.
  • Villalba, Susana M., y Payán, Juan Miguel. Guía del cine independiente americano de los 90.
  • Madrid, Nuer Ediciones, 1996.
  • Villalobos Alpízar, Iván. “La noción de intertextualidad en Kristeva y Barthes”. Revista de Filosofía de la Universidad de Costa Rica, 41(103), 2003, págs. 137-146. Web.
  • Filmografía
  • A prueba de muerte. Dir. Quentin Tarantino. The Weinstein Company, 2007. DVD.
  • Perros de reserva. Dir. Quentin Tarantino. Live Entertainment – Dog Eat Dog Productions,
  • DVD.
  • Pulp Fiction. Dir. Quentin Tarantino. A Band Apart – Jersey Films – Miramax, 1994. DVD.
  • Jackie Brown. Dir. Quentin Tarantino. A Band Apart –Miramax, 1997. DVD.
  • Kill Bill volumen 1. Dir. Quentin Tarantino. A Band Apart – Miramax, 2003. DVD.
  • Kill Bill volumen 2. Dir. Quentin Tarantino. A Band Apart – Miramax, 2004. DVD.
  • Bastardos sin gloria. Dir. Quentin Tarantino. Universal Pictures – A Band Apart – The We- instein Company – Visiona Romántica – Zehnte Babelsberg, 2004. DVD.
  • Mank. Dir. David Fincher. Netflix, 2020.
  • Juego con la muerte. Dir. Robert Clouse. Golden Harvest – Columbia Pictures, 1978. DVD.
  • Django. Dir. Sergio Corbucci. B. R. C. Produzione – Tecisa, 1966. DVD.
  • Foxy Brown. Dir. Jack Hill. American International Pictures, 1974. DVD.
  • Grupo salvaje. Dir. Sam Peckinpah. Seven Arts – Warner Bros, 1969. DVD.
  • Cantando bajo la lluvia. Dir Gene Kelly, Stanley Donen. Metro-Goldwyn-Mayer, 1952.
  • DVD.
  • Las noches rojas de Harlem. Dir. Gordon Parks. Metro-Goldwyn-Meyer, 1971. DVD.
  • Los odiosos ocho. Dir. Quentin Tarantino. Double Feature Films – FimColony – The Weins- tein Company, 2015. DVD.
  • Había una vez en… Hollywood. Dir. Quentin Tarantino. Columbia Pictures – Heyday Films Bona Film Group, 2019. DVD.
  • Django desencadenado. Dir. Quentin Tarantino. A Ban Apart – Columbia Pictures – The
  • Weinstein Company, 2012. DVD.
  • Creepshow: El festín del terror. Dir. George Romero. Laurel-Show Inc – United Film Distri- bu- tion Compay – Creepshow Films Inc, 1982. DVD.
  • Cementerio de mascotas. Dir. Mary Lambert. Paramount Pictures, 1989. DVD.
  • Los Simpson. Dir. Matt Groening. Estados Unidos: Gracie Films – 20th Century Fox,
  • -presente. DVD.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.