Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

A ilusão do Um. A infância como “espaço livre” e o humor como veículo ao transcendente na narrativa de Mario Levrero

Resumo

Propomos analisar o papel que cumpre o humor na obra do escritor uruguaio Mario Levrero. A partir da leitura crítica de relatos de distintos momentos de sua trajetória, sublinhamos que se trata de um recurso indispensável para a construção da sua poética, que lhe permite delimitarse aos orçamentos estéticos, denominados por Ángel Rama como “a geração crítica” (19). O uruguaio concebe a sua escrita como um dispositivo terapêutico e ao humor como um veículo para o transcendente. De uma cosmovisão que se apropria de restos do romantismo,
a parapsicologia e a psicanálise junguiana, procura em seus textos o acesso ao Espírito/ Inconsciente, um caminho (im)possível ao (auto)conhecimento. A literatura se torna em um “espaço livre” que associa-se à infância, realiza-se na escrita e contrapõe-se à vida alienada
dos adultos, em particular, a do eu cotidiano do autor, Jorge Varlotta 

Palavras-chave

Mario Levrero, Literatura Latinoamericana, humor, infância, escritura

PDF (Español) XML (Español)

Biografia do Autor

Blas Gabriel Rivadeneira

Doctor en Letras. Becario posdoctoral del Conse-jo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONI-CET) de Argentina.


Referências

  • Bajtín, Mijaíl. La cultura popular en la Edad Media y en el Renacimiento. El contexto deFrançois Rabelais. Trad. Julio Forcat y César Conroy. Madrid, Alianza Editorial, 2003.
  • Benjamin, Walter. “El surrealismo. La última instantánea de la inteligencia europea”. Imaginación y sociedad. Iluminaciones I. Trad. Jesús Aguirre. Madrid, Taurus, 1999, pp. 41-62.
  • Cosse, Rómulo. “Rasgos estructurales fuertes en el relato breve de Levrero”. Nuevo Texto Crítico 8, 16/17, (1996): 35-43. Impreso. DOI: https://doi.org/10.1353/ntc.1995.0004
  • Fuentes, Pablo. “Levrero: el relato asimétrico”. La máquina de pensar en Mario. Ensayos sobre Levrero. Comp. por Ezequiel de Rosso, Buenos Aires, Eterna Cadencia, 2013, pp. 27-38. Impreso.
  • Gandolfo, Elvio (comp.). Un silencio menos. Conversaciones con Mario Levrero. Buenos Aires, Mansalva, 2013.
  • García, Germán. Macedonio Fernández. La escritura en objeto. Buenos Aires, Adriana Hidalgo Editora, 2000.
  • Kohan, Martín. 1917. Buenos Aires, Ediciones Godot, 2017. Impreso. DOI: https://doi.org/10.5040/9781501329159-20206
  • Levrero, Mario. El portero y el otro. Montevideo, Arca Editorial, 1992. Impreso.
  • ———. La máquina de pensar en Gladys. Montevideo, Arca Editorial, 1998. Impreso.
  • ———. Caza de conejos. Buenos Aires, Libros del Zorro Rojo, 2012. Impreso.
  • ———. Irrupciones. Montevideo, Criatura Editora, 2013. Impreso.
  • ———. “El crucificado”. Espacios Libres. Montevideo, Irrupciones Editorial, 2014, pp. 48- 53.
  • Martínez, Luciana. “Mario Levrero, la ciencia y la literatura”. La máquina de pensar en Mario. Ensayos sobre Levrero. Comp. por Ezequiel de Rosso, Buenos Aires, Eterna Cadencia, 2013, pp. 165-190. Impreso.
  • Montoya Juárez, Jesús. Mario Levrero para armar. Jorge Varlotta y el libertinaje imaginativo. Montevideo, Trilce, 2013.
  • Núñez, Matías. “La biblioteca errante. Escenas de lectura en La novela luminosa de Mario Levrero”. Revista de la Biblioteca Nacional 11-12 (2016): 257-273. Web. 26 feb. 2021.
  • Rama, Ángel. La generación crítica (1939-1969). Montevideo, Arca Editorial, 1972.
  • Rivadeneira, Blas. “La escritura como dispositivo terapéutico y forma de vida. Poética y lugar de autor en el escritor uruguayo Mario Levrero”. Orbis Tertius 25, 32 (2020): e164. Web. 15 abr. 2021. https://doi.org/10.24215/18517811e164 DOI: https://doi.org/10.24215/18517811e164
  • Rocca, Pablo. “Formas del espionaje. Mario Levrero responde un cuestionario”. La máquina de pensar en Mario. Ensayos sobre Levrero. Comp. por Ezequiel de Rosso, Buenos Aires, Eterna Cadencia, 2013, pp. 79-111. Impreso.
  • Sanchiz, Ramiro. “Mario Levrero y el humor: chistes, lecturas erróneas y disonancia cognitiva”. Cuaderno de historia 17 (2016): 29-36. Web. 4 mar. 2021.
  • Várnagy, Tomás. “Proletarios de todos los países… ¡perdonadnos!” o sobre el humor político clandestino en los regímenes de tipo soviético y el papel deslegitimador del chiste en Europa Central y Oriental (1917-1991). Buenos Aires, Eudeba, 2016.
  • Verani, Hugo. “Mario Levrero: aperturas sobre el extrañamiento”. Nuevo Texto Crítico 8, 16/17 (1996): 45-58. Impreso DOI: https://doi.org/10.1353/ntc.1995.0007

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.