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A letra de Pascual Contursi na consolidação formal do tango

Resumo

Os estudos em tango elevaram Pascual Contursi (1888-1932) ao status de criador do tango-canção e de suas duas situações axiais, amuros e milonguitas, encarnadas respetivamente em “Mi noche triste” e “Flor de fango”. No entanto, uma revisão estilística de seus tangos sublinha a crucial contribuição de Contursi para os princípios de simetria contrastiva e condensação que consolidaram a estrutura do tango nas suas várias manifestações artísticas. Formalmente, a união de versos isométricos aliados à rima afiada, a tensão entre a descrição estática e a narração dinâmica, a ambientação minimalista, o diálogo teatral do apóstrofo, um contraponto entre o eu e você lírico, bem como o uso sistemático de lunfardo cuja adoção envolve, em si, um contraste com a variedade padrão da língua. Achados semelhantes contribuem para construir a marca contursiana de um poeta ingênuo e esquemático.

Palavras-chave

Pascual Contursi, tango, estilo, letras, Mi noche triste

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Biografia do Autor

Bruno Longoni Torti

Professor argentino. Doutorando em estudos lingüísticos, literários e culturais (Universidade de Barcelona), docente da Universidade Industrial de Santander, Colômbia.


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