Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

A função da valsa em Valses y otras falsas confesiones (1972) por Blanca Varela

Resumo

A valsa crioula é um gênero musical praticado no Peru desde o final do século XIX e tem uma importante função em Valses y otra falsas confesiones (1972) da poetisa peruana Blanca Varela, integrante da chamada geração dos anos cinquenta. Com base no conceito de desmistificação (proposto por Umberto Eco) e no referencial teórico da Retórica Textual Geral de Stefano Arduini, são analisados alguns poemas representativos de Valses y otras falsas confesiones [Valsas e outras confissões falsas]. Nosso propósito central é afirmar que, para Varela, existem dois tipos de valsa: a criolla e aquela que defende os grupos marginais. Varela desmistifica a valsa crioula e, ao mesmo tempo, formula outro tipo de valsa que toma o lado dos grupos periféricos.

Palavras-chave

Blanca Valera, Poesia Peruana, Valsa, Música, Desmistificação, Estágio artístico, Rosa

PDF (Español) XML (Español)

Biografia do Autor

Camilo Rubén Fernández Cozman

Catedrático e professor pesquisador da Universidade de Lima. É doutor em Literatura Peruana e Latino-americana pela Universidade Nacional Mayor de San Marcos (Lima, Peru).


Referências

  • Arduini, Stefano. Prolegómenos a una teoría general de las figuras. Murcia, Universidad de Murcia, 2000. Impreso.
  • Barthes, Roland. Mitologías. México D.F., Siglo XXI, 1999. Impreso.
  • Baudelaire, Charles. Les Fleurs du mal. Paris, Pocket, 1998. Impreso.
  • Benjamin, Walter. Discursos interrumpidos I. Buenos Aires, Taurus, 1989. Impreso.
  • Biblioteca Nacional de España. Lágrimas de cocodrilo [grabación sonora]: vals criollo. Biblioteca digital hispánica. Web 28 de junio de 2022. http://bdh.bne.es/bnesearch/detalle/bdh0000008522
  • Bustamante, Emilio. “Apreciaciones y usos de la canción criolla (1900-1939)”. Contratexto, núm. 15, 2007, pp. 165-188. Impreso. https://doi.org/10.26439/contratexto2007.n015.779 DOI: https://doi.org/10.26439/contratexto2007.n015.779
  • Butler, Judith. El género en disputa. El feminismo y la subversión de la identidad. Barcelona, Paidós, 2007. Impreso.
  • Carpio, Kelly y María Eugenia Yllia. “Alicia y Celia Bustamante, la Peña Pancho Fierro y el arte popular”. Illapa Mana Tukukup, núm. 3, 2006, pp. 45-60. Impreso. https://doi.org/10.31381/illapa.v0i3.1152 DOI: https://doi.org/10.31381/illapa.v0i3.1152
  • Castañón, Adolfo. “Blanca Varela: la piedad incandescente”. Nadie sabe mis cosas. Reflexiones en torno a la poesía de Blanca Varela, editado por Mariela Dreyfus y
  • Rocío Silva-Santisteban. Fondo Editorial del Congreso, 2007, pp. 85-96. Impreso. Cornejo Polar, Antonio. “Condición migrante e intertextualidad multicultural: el caso de Arguedas”. Revista de Crítica Literaria Latinoamericana, año XXI, núm. 42, 1995, pp. 101-109. Impreso. https://doi.org/10.2307/4530827 DOI: https://doi.org/10.2307/4530827
  • ---. “Una heterogeneidad no dialéctica: sujeto y discurso migrantes en el Perú moderno”. Revista Iberoamericana, año LXII, núm. 176-177, 1996, pp. 837-844. Impreso. https://doi.org/10.5195/REVIBEROAMER.1996.6262 DOI: https://doi.org/10.5195/REVIBEROAMER.1996.6262
  • Darío, Rubén. Poesías completas. Barcelona, RBA, 2001. Impreso.
  • Eco, Umberto. Apocalípticos e integrados. Barcelona, Lumen, 1985. Impreso.
  • Fernández Cozman, Camilo. Casa. Cuerpo. La poesía de Blanca Varela frente al espejo. Lima, Universidad San Ignacio de Loyola, 2010. Impreso.
  • ---. “El referente prehispánico y la poliacroasis en La estación violenta (1948-1957) de Octavio Paz”. Tonos Digital, núm. 29, 2015, pp. 1-19. Web 25 de junio de 2022. http://www.tonosdigital.com/ojs/index.php/tonos/article/view/1311/787
  • ---. “La retórica de la interculturalidad y el sujeto migrante en Canto general (1950) de Pablo Neruda”. Tonos Digital, núm. 32, 2017, pp. 1-30. Web 26 de junio de 2022. http://www.tonosdigital.com/ojs/index.php/tonos/article/view/1618/878
  • ---. “Metáforas orientacionales y espacialización del sujeto en Una casa en la sombra, de Carlos López Degregori”. Lexis, vol. 42, núm. 1, 2018, pp. 177-190. Web 27 de junio de 2022. https://doi.org/10.18800/lexis.201801.007 DOI: https://doi.org/10.18800/lexis.201801.007
  • ---. “¿Quién habla en un poema? Locutores y alocutarios. El caso de un poema de César Vallejo”. Boletín de la Academia Peruana de la Lengua, núm. 69, 2021, pp. 367-377. Web 2 de julio de 2022. https://doi.org/10.46744/bapl.202101.013 DOI: https://doi.org/10.46744/bapl.202101.013
  • Gazzolo, Ana María. “Blanca Varela: más allá del dolor y de placer”. Nadie sabe mis cosas. Reflexiones en torno a la poesía de Blanca Varela, editado por Mariela Dreyfus y Rocío Silva-Santisteban. Fondo Editorial del Congreso del Perú, 2007, pp. 73-83. Impreso.
  • ---.. En la punta de los dedos. Aproximación al proceso creativo de Blanca Varela. Lima, Casa de la Literatura Peruana y Fondo Editorial de la Pontificia Universidad Católica del Perú, 2021. Impreso.
  • García Smith, Maricaty (comp.) (s.f.). “Ódiame”. Criollos peruanos.com. Conocer, aprender y disfrutar nuestra cultura es amar al Perú. Web 28 de junio del 2022. http://www.criollosperuanos.com/letradecanciones/odiame.htm
  • ---. (comp.) (s.f.). “Rosa Té”. Criollos peruanos.com. Conocer, aprender y disfrutar nuestra cultura es amar al Perú. Web 28 de junio del 2022. http://www.criollosperuanos.com/letradecanciones/Rosate.htm
  • González Martínez, Enrique. Las cien mejores poesías de Enrique González Martínez. México D.F., Tip. Murguía, 1920. Impreso.
  • Huamán Andía, Bethsabé. Esa flor roja sin inocencia: una lectura de Valses y otras falsas confesiones de Blanca Varela. [Trabajo de grado, Universidad Nacional Mayor de San Marcos]. 2003, Repositorio de tesis digitales. Web 24 de junio de 2022. https://cybertesis.unmsm.edu.pe/handle/20.500.12672/114/browse?type=author&value=Huam%C3%A1n+And%C3%ADa%2C+Bethsab%C3%A9

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.