Educação poética e Ecocrítica. Los árboles de Elena Martín Vivaldi
Resumo
Este artigo reflexivo visa conhecer a obra de Elena Martín Vivaldi, uma das mais destacadas poetisas espanholas do século XX, para o seu estudo nas aulas do ensino secundário e a revisão do cânone. A metodologia, ativa e participativa, parte da leitura individual dos textos para chegar ao comentário em grupo y as atividades de criação literária, com relação a cosmovisão e a natureza da obra da autora. A partir desta proposta, consegue-se aumentar o intertexto leitor dos alunos, aumenta-se a sua competência leitora e fomenta-se a sua consciência ecocrítica, bem como o conhecimento da obra de Elena Martín Vivaldi. Em definitiva, propostas de aplicações didáticas em aulas do ensino médio, como o proposto, constituem ferramentas motivadoras, numa fase formativa de grande importância para a educação poética e formação na responsabilidade individual e partilhada na preservação do planeta.
Palavras-chave
Educação, poesia, ecocrítica, Elena Martín Vivaldi, didática
Biografia do Autor
María Rosal Nadales
Doutor em Teoria da Literatura e da Arte e Literatura Comparada. Professora na área de Didática da Língua e da Literatura. Diretora da Cátedra Leonor de Guzmán de Estudos da Mulher.
Referências
- Boletín Oficial de la Junta de Andalucía, BOJA. Orden de 15 de enero de 2021, por la que se desarrolla el currículo correspondiente a la etapa de Educación Secundaria Obligatoria en la Comunidad Autónoma de Andalucía. BOJA extraordinario núm. 7, 18 enero de 2021. Impreso.
- Bourdieu, Pierre. Las reglas del arte. Génesis y estructura del campo literario. Anagrama, 2002. Impreso.
- Camasca, Edwin. “La literatura en la perspectiva de la ecocrítica”. Tesis, año 14, núm. 13, vol. 16, 2020, pp. 97-110. Impreso. DOI: https://doi.org/10.15381/tesis.v13i16.18895
- Carrasco, Jesús. Intemperie. Seix Barral, 2013. Impreso.
- Carvajal, Antonio. Como lluvia. Cajasur, 2000. Impreso
- Escribano, Mariluz y Sánchez, Remedios. Variaciones sobre la lluvia. 2007. Impreso.
- Flys, Carmen, José M.ª Marrero y Julia Barella (eds.). Ecocríticas. Literatura y medio ambiente. Iberoamericana, 2010. Impreso.
- Glotfelty, Cheryll. “Los estudios literarios en la era de la crisis medioambiental”. Ecocríticas. Literatura y medio ambiente, editado por Carmen Flys, José M.ª Barrero y Julia Barella. Iberoamericana, 2010, pp. 49-66. Impreso. DOI: https://doi.org/10.31819/9783964566317-004
- Hahn, Óscar. Apariciones profanas. Visor, 2002. Impreso.
- Hutner, Heidi. “Eco-Grief and Ecofeminism”. TEDxSBU. Web. 10 de agosto de 2022. https://www.youtube.com/watch?v=t6FuKhjfvK8, 17 de noviembre de 2015.
- Infante, José. “A Elena Martín Vivaldi”. En Mariluz Escribano (dir.). EntreRíos. Especial Elena Martín Vivaldi, núm. 3, 2006, pp. 67-69. Impreso.
- López García, Dámaso. “Ecocrítica y hoy”. Literatura y naturaleza: voces ecocríticas en poesía y prosa. Nuevos horizontes de la literatura comparada (Vol. 2), editado por Bruno Echauri Galván y Julia Ori. SELGYC, 2021, pp. 7-9. Impreso.
- Martín Vivaldi, Elena. Como lluvia. Selección de Antonio Carvajal. Cajasur, 2000. Impreso.
- ---. Los idiomas del silencio. Selección y estudio de Manuel Martínez Gómez. Universidad de Granada, 2005. Impreso.
- ---. Variaciones sobre la lluvia. Edición y estudio preliminar de Mariluz Escribano y Remedios Sánchez. Caja Granada, 2007. Impreso.
- ---. Obras completas I y II. Edición y estudio preliminar de José Ignacio Fernández Dougnac. Fundación Jorge Guillén, 2008. Impreso.
- Martín Ezpeleta, Antonio y Echegoyen Sanz, Yolanda. “Ecología en acción. Una experiencia educativa”. Pangeas. Revista Interdisciplinar de Ecocrítica, núm. 2, 2020, pp. 74-88. Web. 22 de agosto de 2022. https://doi.org/10.14198/pangeas2020.2.06 DOI: https://doi.org/10.14198/pangeas2020.2.06
- Martínez Gómez, Manuel. “Granada en la Poesía de Elena Martín Vivaldi”. Espacios Literarios y Espacios Artísticos Actas del VII Simposio Internacional de la Asociación Andaluza de Semiótica, editado por Antonio Chicharro y Genara Pulido. Universidad de Jaén, 2000, pp. 138-145. Impreso.
- Martos Núñez, Eloy, Mar Campos Fernández-Figares y Aurora Martínez Ezquerro. “Superando la dicotomía entre humanidades y ciencias. De las narrativas míticas a la difusión científica a través de la cultura del agua”. CTS. Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad, núm. 12, vol. 35, 2017, pp. 177-182. Impreso.
- Mora, Ángeles. “Elena Martín Vivaldi o la comunidad de los solitarios”. En Mariluz Escribano (dir.), EntreRíos. Especial Elena Martín Vivaldi, núm. 3, 2006, pp. 96-98. Impreso.
- Morón Olivares, Eva. Elena Martín Vivaldi. La escritora y la escritura. 2002, Universidad de Granada, Disertación doctoral. Impreso.
- Morón Olivares, Eva. “La construcción de la identidad poética en Elena Martín Vivaldi”. Las olvidadas: reflexiones en torno a treinta poetas andaluzas imprescindibles (1900-2022), editado por María Remedios Sánchez y José Álvarez. Comares, 2022, pp. 41-54. Impreso.
- Núñez, Vicente. Himnos a los árboles. Diputación, 1989. Impreso.
- Ray, Sarah Jaquette. “Coming of Age at the End of the World: The Affective Arc of Undergraduate Environmental Studies Curricula”. Affective Ecocriticism: Emotion, Embodiment, Environment, editado por Kyle Bladow y Jennifer Ladino, University of Nebraska, 2019, pp. 299-319. Impreso. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctv75d0g8.19
- Sánchez, María. Cuaderno de campo. La bella Varsovia, 2017. Impreso.
- ---. Tierra de mujeres. Barcelona, Seix Barral, 2019. Impreso.
- Sánchez Corral, Luis “Didáctica de la literatura: las relaciones entre el discurso y el sujeto”. En Antonio Mendoza (coord.) Didáctica de la Lengua y la Literatura para Primaria. Pearson Prentice Hall, 2003, pp. 291-317. Impreso
- Slovic, Scott y Paul Slovic. “The Arithmetic of Compassion.” The New York Times, 6 de diciembre, 2015. Impreso.
- Soria, Andrés. “Elena Martín Vivaldi: una semblanza breve”. En Mariluz Escribano (dir.) EntreRíos. Especial Elena Martín Vivaldi, núm. 3, 2006, pp. 78-80. Impreso.
- Villar Ribot, Fidel. Los árboles presento. Universidad de Granada, 1977. Impreso.