Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Continuidades do espaço político no teatro chileno: dramaturgia e direitos humanos em Isidora Aguirre e Guillermo Calderón

Resumo

O propósito deste trabalho é analisar as continuidades do espaço político em torno de dois textos da dramaturgia chilena: Retablo de Yumbel de Isidora Aguirre, escrito e encenado durante a ditadura cívico-militar; e Villa de Guillermo Calderón, escrita e encenada após a ditadura. A reflexão se articula a partir de uma análise comparativa, em diálogo com teorias que discutem a noção do político. Especificamente,
são analisadas continuidades que materializam referências à violação dos direitos humanos na
ditadura e sua relação com o teatro. O artigo conclui que a referencialidade à história se dá por meio de diversas estratégias estéticas de alusão, bem como de autorreflexividade e metarreflexão. Em ambas as obras, a palavra não é apenas um recurso estético-dramático, mas também afetivo: com ela, a arte parece desdobrar suas possibilidades políticas a partir de uma lógica ética.

Palavras-chave

teatro, político, dramaturgia chilena, continuidades, direitos humanos

PDF (Español)

Biografia do Autor

Marcia Martínez Carvajal

Doutora em literatura latino-americana, professora da Escola de Teatro da Universidade de Valparaíso, Chile.


Referências

  1. Adler, Heidrun. “La cabeza de Medusa Dos obras dramáticas de Ariel Dorfman”. Resistencia y poder. Teatro en Chile, editado por Heidrun Adler y George Woodyard. Iberoamericana, 2000, pp. 125-132. Impreso. https://doi.org/10.31819/9783964563507 DOI: https://doi.org/10.31819/9783964563507-009
  2. Aguirre, Isidora. Antología esencial. 50 años de dramaturgia. Ediciones Frontera Sur, 2007. Impreso.
  3. Arendt, Hannah. Sobre la violencia. Alianza Editorial, 2015. Impreso. https://doi.org/10.5354/0719-5249.1974.34851 DOI: https://doi.org/10.5354/0719-5249.1974.34851
  4. Avelar, Idelber. Alegorías de la derrota: La ficción postdictatorial y el trabajo del duelo. Cuarto Propio, 2000. Impreso.
  5. Biblioteca Digital Instituto de Derechos Humanos. Web. 19 de noviembre de 2022. https://bibliotecadigital.indh.cl/home
  6. Calderón, Guillermo. Teatro II: Villa – Discurso – Beben. LOM, 2012. Impreso.
  7. Corporación Parque por la Paz Villa Grimaldi. Web. 15 de septiembre de 2022. https://villagrimaldi.cl/
  8. De Vicente, César. La escena constituyente. Teoría y práctica del teatro político. Centro de Documentación Crítica, 2013. Impreso.
  9. Del Campo, Alicia. “Isidora Aguirre, una autora esencial”. Antología esencial. 50 años de dramaturgia, Isidora Aguirre, editado por Francisco Albornoz Farías. Ediciones Frontera Sur, 2007, pp. 7-25.
  10. Diéguez Caballero, Ileana. Escenarios Liminales. Teatralidad, performances y política. Atuel, 2007. Impreso.
  11. Dubatti, Jorge. “Teatralidad y cultura actual: la política del convivio teatral”. Dramateatro. Revista digital, núm. 12, 2007. Web. 20 de abril de 2023. http://www.dramateatro.arts.ve/dramateatro.arts.ve_respaldo/ensayos/n12/dubatti_web.htm
  12. Grass, Milena, Andrés Kalawski y Nancy Nicholls. “Torture and Disappearance in Chilean Theatre from Dictatorship to Transitional Justice”. Theatre Research International, vol. 40, núm. 3, 2005, pp. 303-313. Impreso. https://doi.org/10.1017/S0307883315000371 DOI: https://doi.org/10.1017/S0307883315000371
  13. Grass, Milena, y Nancy Nicholls. “Memoria, teatro e historiografía: aprendizajes y prácticas interdisciplinarias”. Investigación Interdisciplinaria en Cultura Política, Memoria y Derechos Humanos, editado por Juan Sandoval y Alina Donoso. LOM, 2018, pp. 187-215. Impreso.
  14. Hurtado, María de la Luz. “Dramaturgia chilena del siglo XXI: de cuerpos mutilados a la representación ficcional/textual de la muerte o de su enigma”. Antología. Dramaturgia Chilena del 2000: nuevas escrituras, editado por María de la Luz Hurtado y Viviana Martínez. Cuarto Propio, 2009, pp. 9-32. Impreso.
  15. Jeftanovic, Andrea. Conversaciones con Isidora Aguirre. Frontera Sur, 2009. Impreso.
  16. Larraín, Javiera. “El espectáculo de la tortura y la memoria en Villa+Discurso de Guillermo Calderón”. Revista Apuntes de Teatro, núm. 133, 2011, pp. 113-123.
  17. Lihn, Enrique. Diálogos de desaparecidos. Overol, 2018. Impreso.
  18. Londres 38. Espacio de memorias. Web. 15 de septiembre de 2022. https://www.londres38.cl/1937/w3-channel.html
  19. Martínez, Marcia, Nora Fuentealba y Pamela Vergara. Teatro y memoria en Concepción. Prácticas teatrales en dictadura. Nómada sur Ediciones, 2019. Impreso.
  20. Montecinos, Lésmer. “Estrategias de intensificación y atenuación en la conversación coloquial de jóvenes chilenos”. Onomázein, núm. 10, 2004, pp. 9-32. https://doi.org/10.7764/onomazein.10.01 DOI: https://doi.org/10.7764/onomazein.10.01
  21. Museo de la Memoria y los Derechos Humanos. Web. 15 de septiembre de 2022. https://mmdh.cl/
  22. Nicholls, Nancy. Memoria, arte y derechos humanos: la representación de lo imposible. Colección Signos de la Memoria, 2013. Impreso.
  23. Núñez, Javiera. “Poéticas de la memoria en el teatro chileno. Prácticas escénicas entre 1973 y 1990”. Acta sociológica, núm. 61, 2013, pp. 37-60. Web. 10 de abril de 2023. https://doi.org/10.1016/S0186-6028(13)70989-7 DOI: https://doi.org/10.1016/S0186-6028(13)70989-7
  24. Rae, Paul. Theatre & Human Rights. Palgrave Macmillan, 2009. Impreso. https://doi.org/10.1007/978-0-230-36458-5 DOI: https://doi.org/10.1007/978-0-230-36458-5_1
  25. Rancière, Jacques. El espectador emancipado. Manantial, 2011. Impreso.
  26. Richard, Nelly. “Recordar el olvido”. Volver a la memoria, compilado por Raquel Olea y Olga Grau. LOM, 2001, pp. 15-20. Impreso.
  27. Vidal, Hernán. Política cultural de la memoria histórica. Derechos humanos y discursos culturales en Chile. Mosquito Editores, 1997. Impreso.
  28. Wolff, Ximena. “Ejercicio de memorias”. Volver a la memoria, compilado por Raquel Olea y Olga Grau. LOM, 2001, pp. 11-14. Impreso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.