Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Continuidades do espaço político no teatro chileno: dramaturgia e direitos humanos em Isidora Aguirre e Guillermo Calderón

Resumo

O propósito deste trabalho é analisar as continuidades do espaço político em torno de dois textos da dramaturgia chilena: Retablo de Yumbel de Isidora Aguirre, escrito e encenado durante a ditadura cívico-militar; e Villa de Guillermo Calderón, escrita e encenada após a ditadura. A reflexão se articula a partir de uma análise comparativa, em diálogo com teorias que discutem a noção do político. Especificamente,
são analisadas continuidades que materializam referências à violação dos direitos humanos na
ditadura e sua relação com o teatro. O artigo conclui que a referencialidade à história se dá por meio de diversas estratégias estéticas de alusão, bem como de autorreflexividade e metarreflexão. Em ambas as obras, a palavra não é apenas um recurso estético-dramático, mas também afetivo: com ela, a arte parece desdobrar suas possibilidades políticas a partir de uma lógica ética.

Palavras-chave

teatro, político, dramaturgia chilena, continuidades, direitos humanos

PDF (Español)

Biografia do Autor

Marcia Martínez Carvajal

Doutora em literatura latino-americana, professora da Escola de Teatro da Universidade de Valparaíso, Chile.


Referências

  • Adler, Heidrun. “La cabeza de Medusa Dos obras dramáticas de Ariel Dorfman”. Resistencia y poder. Teatro en Chile, editado por Heidrun Adler y George Woodyard. Iberoamericana, 2000, pp. 125-132. Impreso. https://doi.org/10.31819/9783964563507 DOI: https://doi.org/10.31819/9783964563507-009
  • Aguirre, Isidora. Antología esencial. 50 años de dramaturgia. Ediciones Frontera Sur, 2007. Impreso.
  • Arendt, Hannah. Sobre la violencia. Alianza Editorial, 2015. Impreso. https://doi.org/10.5354/0719-5249.1974.34851 DOI: https://doi.org/10.5354/0719-5249.1974.34851
  • Avelar, Idelber. Alegorías de la derrota: La ficción postdictatorial y el trabajo del duelo. Cuarto Propio, 2000. Impreso.
  • Biblioteca Digital Instituto de Derechos Humanos. Web. 19 de noviembre de 2022. https://bibliotecadigital.indh.cl/home
  • Calderón, Guillermo. Teatro II: Villa – Discurso – Beben. LOM, 2012. Impreso.
  • Corporación Parque por la Paz Villa Grimaldi. Web. 15 de septiembre de 2022. https://villagrimaldi.cl/
  • De Vicente, César. La escena constituyente. Teoría y práctica del teatro político. Centro de Documentación Crítica, 2013. Impreso.
  • Del Campo, Alicia. “Isidora Aguirre, una autora esencial”. Antología esencial. 50 años de dramaturgia, Isidora Aguirre, editado por Francisco Albornoz Farías. Ediciones Frontera Sur, 2007, pp. 7-25.
  • Diéguez Caballero, Ileana. Escenarios Liminales. Teatralidad, performances y política. Atuel, 2007. Impreso.
  • Dubatti, Jorge. “Teatralidad y cultura actual: la política del convivio teatral”. Dramateatro. Revista digital, núm. 12, 2007. Web. 20 de abril de 2023. http://www.dramateatro.arts.ve/dramateatro.arts.ve_respaldo/ensayos/n12/dubatti_web.htm
  • Grass, Milena, Andrés Kalawski y Nancy Nicholls. “Torture and Disappearance in Chilean Theatre from Dictatorship to Transitional Justice”. Theatre Research International, vol. 40, núm. 3, 2005, pp. 303-313. Impreso. https://doi.org/10.1017/S0307883315000371 DOI: https://doi.org/10.1017/S0307883315000371
  • Grass, Milena, y Nancy Nicholls. “Memoria, teatro e historiografía: aprendizajes y prácticas interdisciplinarias”. Investigación Interdisciplinaria en Cultura Política, Memoria y Derechos Humanos, editado por Juan Sandoval y Alina Donoso. LOM, 2018, pp. 187-215. Impreso.
  • Hurtado, María de la Luz. “Dramaturgia chilena del siglo XXI: de cuerpos mutilados a la representación ficcional/textual de la muerte o de su enigma”. Antología. Dramaturgia Chilena del 2000: nuevas escrituras, editado por María de la Luz Hurtado y Viviana Martínez. Cuarto Propio, 2009, pp. 9-32. Impreso.
  • Jeftanovic, Andrea. Conversaciones con Isidora Aguirre. Frontera Sur, 2009. Impreso.
  • Larraín, Javiera. “El espectáculo de la tortura y la memoria en Villa+Discurso de Guillermo Calderón”. Revista Apuntes de Teatro, núm. 133, 2011, pp. 113-123.
  • Lihn, Enrique. Diálogos de desaparecidos. Overol, 2018. Impreso.
  • Londres 38. Espacio de memorias. Web. 15 de septiembre de 2022. https://www.londres38.cl/1937/w3-channel.html
  • Martínez, Marcia, Nora Fuentealba y Pamela Vergara. Teatro y memoria en Concepción. Prácticas teatrales en dictadura. Nómada sur Ediciones, 2019. Impreso.
  • Montecinos, Lésmer. “Estrategias de intensificación y atenuación en la conversación coloquial de jóvenes chilenos”. Onomázein, núm. 10, 2004, pp. 9-32. https://doi.org/10.7764/onomazein.10.01 DOI: https://doi.org/10.7764/onomazein.10.01
  • Museo de la Memoria y los Derechos Humanos. Web. 15 de septiembre de 2022. https://mmdh.cl/
  • Nicholls, Nancy. Memoria, arte y derechos humanos: la representación de lo imposible. Colección Signos de la Memoria, 2013. Impreso.
  • Núñez, Javiera. “Poéticas de la memoria en el teatro chileno. Prácticas escénicas entre 1973 y 1990”. Acta sociológica, núm. 61, 2013, pp. 37-60. Web. 10 de abril de 2023. https://doi.org/10.1016/S0186-6028(13)70989-7 DOI: https://doi.org/10.1016/S0186-6028(13)70989-7
  • Rae, Paul. Theatre & Human Rights. Palgrave Macmillan, 2009. Impreso. https://doi.org/10.1007/978-0-230-36458-5 DOI: https://doi.org/10.1007/978-0-230-36458-5_1
  • Rancière, Jacques. El espectador emancipado. Manantial, 2011. Impreso.
  • Richard, Nelly. “Recordar el olvido”. Volver a la memoria, compilado por Raquel Olea y Olga Grau. LOM, 2001, pp. 15-20. Impreso.
  • Vidal, Hernán. Política cultural de la memoria histórica. Derechos humanos y discursos culturales en Chile. Mosquito Editores, 1997. Impreso.
  • Wolff, Ximena. “Ejercicio de memorias”. Volver a la memoria, compilado por Raquel Olea y Olga Grau. LOM, 2001, pp. 11-14. Impreso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.