Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Pensamento pedagógico colombiano: Martín Restrepo Mejía. Um olhar sobre seus conceitos de pedagogia, infância, professor e escola

Resumo

O artigo se situa no início de uma linha de pesquisa: Historia do pensamento pedagógico colombiano. Esta proposta busca resgatar o trabalho de uma série de intelectuais da educação, que por meio de seus raciocínios, intervenções, conferências, ensaios e livros contribuíram com o exercício reflexivo da educação local e regional. Esta primeira pesquisa resgata a vida e obra de um dos primeiros intelectuais da educação que a Colômbia teve: Martín Restrepo Mejía (1865-1935). Enfatiza-se especialmente suas reflexões e representações da pedagogia, a infância, o professor e a educação escolar.

 

Palavras-chave

pensamento pedagógico; pedagogia; infância; professor; escola; Projeto educadores Hisula

PDF (Español) HTML (Español)

Biografia do Autor

Absalon Jiménez Becerra

Licenciado en Ciencias Sociales de la Universidad Pedagógica Nacional, Magister en Estudios Políticos de la Pontificia Universidad Javeriana, Magister en Historia de la Universidad Nacional de Colombia, sede Bogotá, D.C., es Doctor en Educación del acuerdo interinstitucional UPN, UniValle y Universidad Distrital de Bogotá.  En la actualidad es Profesor de Planta de la Universidad Distrital Francisco José de Caldas de Bogotá, particularmente de la Maestría en Educación y del Doctorado Interinstitucional en Educación.  Sus líneas de investigación se enmarcan en la historia social y política de los siglos XX y XXI en Colombia, y en la historia de la infancia, escuela y pedagogía, en el mismo periodo.


Referências

  • Bohórquez Casallas, Luis Antonio. Evolución Educativa en Colombia, Bogotá: Publicaciones Cultural Colombiana, 1956.
  • Foucault, Michel. Historia de la sexualidad I. La voluntad de saber. México: Siglo XXI, 1976.
  • Franco Ferrarotti, “Las Historias de Vida Como Metodo”, Convergencia Vol. 14, No. 44 (2007)
  • Gennep, van Arnold. Los ritos de Paso. Madrid: Alianza Editorial, 2008.
  • Gil Jaramillo, Lino. Tripulantes de un barco de papel. Medellín: Editorial Beta, 1975.
  • Jiménez Becerra, Absalón. El campo de la pedagogía y otros ensayos sobre la historia de infancia en Colombia. Bogotá, D.C.: UDFJC, 2014.
  • Jiménez Becerra, Absalón. “I Congreso Pedagógico Nacional Colombiano de 1917. Una mirada a sus tensiones y avances, cien años después de su realización”. (Revista Pedagogía y Saberes, No 48. Bogotá, D.C. CIUP-UPN).
  • Jiménez B., Absalón. “Algunos elementos para la investigación en historia”. En Absalón Jiménez Becerra y Alfonso Torres Carrillo: La práctica investigativa en Ciencias Sociales Colombia. Bogotá, D.C.: UPN, 2004.
  • Mora, José Pascual; Soto Arango, Diana Elvira; Lima Jardilino, José Rubens. “La historia de la educación en América Latina: la contribución y aportes de la Sociedad de historia de la educación latinoamericana” (1994-2014). História da Educação, Vol. 21 No.51 (2017) 351-375. https://dx.doi.org/10.1590/2236-3459/66357 DOI: https://doi.org/10.1590/2236-3459/66357
  • Paternina Soto, Liliana “Selección bibliográfica sobre Escuela Nueva en Colombia” Revista Historia de la Educación Latinoamericana No. 5. (1998): 144 - 148
  • Saldarriaga Vélez, Oscar. Del oficio de Maestro. Práctica y teorías de la pedagogía moderna en Colombia. Bogotá D.C.: Cooperativa Editorial Magisterio, Grupo de Historia de la Práctica Pedagógica, 2003.
  • Sáenz, Javier; Saldarriaga, Oscar y Ospina Armando. Mirar la infancia. Pedagogía, moral y modernidad en Colombia, 1903-1946. Bogotá, D.C.: Colciencias, 1997.
  • Soto Arango, Diana Elvira. La Escuela Rural En Colombia. Historias de Vida de Maestras. Mediados Del Siglo XX. Tomo VI. Colección Educadores., (Tunja, Colombia, 2014).

Downloads

Não há dados estatísticos.