Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

A questão do território na poesia argentina contemporânea: objetivismo, “poesia dosnoventa” e um experimento na Antártida

Resumo

O território, entendido como uma atenção particular ao espaço em termos de realidade local, permite pensar algumas inovações importantes surgidas na poesia argentina contemporânea. A dialética entre fala e imagem que caracteriza uma parte importante da “poesia dos noventa” (Porrúa 2001, 2004) pode servir para examinar os pontos de contato entre a percepção subjetiva, as transformações do espaço social atual e as controversas históricas que rodeiam muitas dessas questões. El guadal (G. Helder) e La zanjita (Desiderio) constituem dois extremos compositivos que, respetivamente, nomeiam a experiência atual do território por meio da observação ou da experimentação com a fala. Essas possibilidades, não excludentes entre si, são de novo achadas em El cielo de Boedo (Durand), Poesía civil (Raimondi) ou Hatuchay (Cucurto). Poesía civil e Pujato (Cortiñas) aprofundam na tematização de assuntos que remetem ao ensaio argentino do século XX: tanto a reflexão sobre os símbolos coletivos quanto a problemática da identidade e os seus vínculos com o território são temas atuais para esses autores.

Palavras-chave

poesia, território, objetivismo, poesia argentina dos noventa, fala

PDF (Español) XML (Español)

Referências

Bajtin, M. (1989). Teoría y estética de la novela. Madrid: Taurus.

Casas, F. (1996). El salmón. Buenos Aires: Libros de Tierra Firme.

Casas, F. (2003). El spleen de Boedo. Bahía Blanca: Ediciones Vox.

Casas, F. (2010). Tuca. Buenos Aires: Eloisa Cartonera.

Cortiñas, G. (2011). Hospital de campaña. Madrid: Fundación Centro de Poesía José Hierro.

Cortiñas, G. (2013). Pujato. La Habana: Fondo Editorial Casa de las Américas.

Cortiñas, G. (2017). Cuaderno del poema. Buenos Aires: Palabras Amarillas.

Cortiñas, G. (2019). La recidiva. Segovia: Ediciones La Uña Rota.

Cucurto, W. (2007). Hatuchay. Bahía Blanca: Ediciones Vox Senda.

Delgado, S. (2007). El poema y la ciudad. Paisaje urbano e hiperurbano en tres poetas rosarinos (Dobry, García Helder y Prieto). Cuadernos LIRICO, (3), 199-217. Doi: https://doi.org/10.4000/lirico.788

Desiderio, J. (2001a). La zanjita. Buenos Aires: Ediciones del Diego.

Desiderio, J. (2001b). "Soy capaz de flayear con un charco lleno de cáscaras de mandarina" (entrevista de Washington Cucurto). Poesía.com, (14). (Portal ya no accesible).

Desiderio, J. (2007). La zanjita. Barrio trucho. El asesino de dios. Bahía Blanca: Ediciones Vox.

Durand, D. (2015). El cielo de Boedo. Buenos Aires: Blatt & Rios.

Eliot, T. S. (1944). Hamlet. En Los poetas metafísicos y otros ensayos sobre teatro y religión (pp. 179-186). Buenos Aires: Emecé Editores.

Fenollosa, E. y Pound, E. (2001). El carácter de la escritura china como medio poético. Madrid: Visor Libros.

Gambarotta, M. (1996). Punctum. Buenos Aires: Libros de Tierra Firme.

Gambarotta, M. (2006). El habla como materia prima. En J. Fondebrider (ed.), Tres décadas de poesía argentina 1976-2006 (pp. 235-242). Buenos Aires: Libros del Rojas.

García Helder, D. (1994). El guadal. Rosario: Libros de Tierra Firme.

García Helder, D. (2008). La vivienda del trabajador. Rosario: Editorial Municipal de Rosario.

García. Helder, D., Prieto, Martín (2006). Boceto N° 2 para un … de la poesía argentina actual. En Tres décadas de poesía argentina 1976-2006 (pp. 101-116). Buenos Aires: Libros del Rojas [1998].

Gombrich, E. H. (2011). Historia del arte. New York: Phaidon Press.

Jauretche, A. (1967). Los profetas del odio y la yapa (la colonización pedagógica). Buenos Aires: Peña Lilo Editor.

Kesselman, V., Mazzoni, A. y Selci, D. (Eds.). (2012). La tendencia materialista. Antología crítica de la poesía de los 90. Buenos Aires: Paradiso.

Porrúa, A. (2001). Mirar y escuchar: el ejercicio de la ambigüedad. Punto de vista, (69), 5-8. Recuperado de https://ahira.com.ar/ejemplares/69/

Porrúa, A. (2004). Subjetividad y mirada en la poesía argentina reciente. Cuadernos del Sur. Letras, (34), 15-38. Recuperado de https://bit.ly/38hlnWO

Porrúa, A. (2007). Poéticas de la mirada objetiva. Crítica cultural, 2(2), 1-6. Recuperado de http://portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Critica_Cultural/article/viewFile/105/115
Raimondi, S. (2010). Poesía civil (2.ª ed.). Bahía Blanca: 17grises Editora.

Rubio, A. (2012). Raimondi y Rodríguez: lo privado y lo público más allá de la poesía de los ´90. Revista Mancilla, 2(2), 14-21.

Selci, D. (2007). Meteorología sináptica: Daniel Durand y sus procesos de formalización. Revista Planta, (1). Recuperado https://seminarioeuraca.files.wordpress.com/2015/11/selci_meterologiasinaptica_2007.pdf

Taborda, O. (1990). Sol negro. Diario de Poesía, 4(16), 9. Recuperado de https://ahira.com.ar/ejemplares/diario-de-poesia-n-16/
Taborda, O. (1993). 40 watt. Rosario: Beatriz Viterbo Editora.

Terán, O. (2006). Los ‘montoneros’ también desafían a los liberales. En De utopías, catástrofes y esperanzas. Un camino intelectual (pp. 123-126). Buenos Aires: Siglo XXI.

Viola Fisher, V. (1995). Hacer sapito. Buenos Aires: Nusud.

Villa, J. (2001). Desiderio Show. Algunas cuestiones sobre Desiderio. Poesía.com, (14). (Portal ya no accesible).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.