Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Borges e o tango, uma revisão

Resumo

Em Borges há uma relação direita com o tango. Sua visão desse gênero musical se relaciona com as experiências que teve no meio do auge e da difusão inicial desse gênero musical argentino. Este artigo propõe uma revisão sobre a relação de Borges e o tango. A finalidade e o propósito da revisão é entender a colaboração entre Borges e Piazzolla no álbum de 1965, intitulado O tango. Desenvolve-se, portanto, uma revisão bibliográfica e documental de fontes críticas acerca da obra do escritor argentino e do tango. A última seção condensa o que tem sido escrito sobre a relação entre Borges e Piazzolla. Assim, o tango é entendido como obra mítica e a milonga como formadora do tango na versão canção e a visão de Borges a respeito. Borges tem uma visão conservadora do tango. Borges preserva a visão mítica do tango, as análises das fontes mostram que ele não compartilhava as novas formas de fazer música argentina. Esse foi o motivo pelo qual não concordou com Piazzolla, não só com a visão que cada um tinha do tango, mas com o resultado de seu álbum de 1965.

Palavras-chave

Borges, literatura argentina, milonga, música argentina, Piazzolla, tango

PDF (Español) XML (Español)

Referências

Armistead, S G. (1996). Los estudios sobre la poesía improvisada antes de la décima. En M. Trapero (ed.), El libro de la décima: la poesía improvisada en el Mundo Hispánico (pp. 15-34). Las Palmas de Gran Canaria: Universidad de Las Palmas de Gran Canaria.

Aynesworth, M. M. (2006). Borges and tango: imagining Argentina. West Virginia University Philological Papers, 52, 55-60.

Borges, J. L. (1984). Obras Completas Vol. I. Buenos Aires: Emecé Editores.

Borges, J. L. (1985). Evaristo Carriego. Madrid: Alianza Editorial.

Borges, J. L. (1998). El tamaño de mi esperanza. Madrid: Alianza Editorial.

Borges, M. d. (2004). Jorge Luis Borges. Variaciones Borges: Revista del Centro de Estudios y Documentación Jorge Luis Borges, (18), 229-252.

Cara-Walker, A. (1986). Borges' milongas: the chords of Argentine verbal art. En C. Cortínez (ed.), Borges the poet, (pp. 280-295). Fayetteville, Arkansas: The University of Arkansas Press.

Carullo, S. G. (1988). Honor among Malevos and Compadritos in some short stories by Borges. Hispanic Journal, 10(1), 93-103.

De Majo, O. (1998). La evolución del Tango y la identidad ciudadana. Signos Universitarios, 18(34), 135-156. Recuperado de https://p3.usal.edu.ar/index.php/signos/article/view/2463/3061

Goldoni, F. (2017). Los italianos, el lunfardo y el tango. The Coastal Review: an online peer-reviewed journal, 9(1), 1-29. https://doi.org/10.20429/cr.2017.090101

Lucero, N. (2011). Las milongas de Borges. Variaciones Borges: Revista del Centro de Estudios y Documentación Jorge Luis Borges, 31, 31-56.

García-Brunelli, O. y Stratta, I. (marzo, 2015). Borges y Piazzola: un desencuentro por milonga. XXVII Jornadas de Investigación, Instituto de Literatura Hispanoamericana, Facultad de Filosofía y Letras, Universidad de Buenos Aires, Argentina. Recuperado de https://www.academia.edu/33595506/Borges_y_Piazzolla_un_desencuentro_por_milonga

Ostuni, R. (2004). Borges y el tango (2.a ed.). Buenos Aires: Ediciones Proa.

Pooson, S. B. (2004). Entre Tango y Payada: the expression of blacks in nineteenth-century Argentina. Confluencia: Revista hispánica de cultura y literatura, 20(1), 87-99.

Romano, E. (2017). El papel del tango en el criollismo de Borges. Variaciones Borges: Revista del Centro de Estudios y Documentación Jorge Luis Borges, 43, 53-66.

Susti, A. (2014). Borges, Tango and Milonga. En M. G. Miller (ed.), Tango lessons (pp. 60-82). Durham, Carolina del Norte: Duke University Press. https://doi.org/10.1215/9780822377238-003

Trapero, M. (1996) El libro de la décima. La poesía improvisada en el mundo hispánico. Las Palmas de Gran Canaria: Universidad de Las Palmas de Gran Canaria, Cabildo Insular de Gran Canaria, Unelco.

Turci-Escobar, J. (2011). Rescatando el tango para una nueva música. reconsidering the collaboration between Borges and Piazzolla. Variaciones Borges: Revista del Centro de Estudios y Documentación Jorge Luis Borges, 31, 3-30.

Turci-Escobar, J. (2017). 'Era de lo más pobre y lindo': Reconsidering Borges's Views on Tango. Variaciones Borges: Revista del Centro de Estudios y Documentación Jorge Luis Borges, 43, 67-86.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.