Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

O medo na narrativa fantástica IT: uma análise literária e cinematográfica

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar a manifestação do medo na narrativa fantástica, tanto na literatura quando no cinema. Os temas sobrenaturais são uma constante na prosa de ficção, contribuindo ao acréscimo dos estudos acerca da relação entre o medo e as narrativas fantásticas. Assim, o estudo é baseado na erudição literária de Yi-Fu Tuan (2005), Stephen King (2013), David Roas (2014), Marcel Martin (2003) e Jacques Aumont (2013). No concernente à metodologia, é usado um modelo de análise de conteúdo com foco bibliográfico, exploratório e qualitativo. O romance, como narrativa fantástica, desestabiliza as nossas fontes de segurança ao questionar a validez dos sistemas e crenças criados e impostos à humanidade. Os resultados expõem como o gênero fantástico tem se caracterizado por nos apresentar fenômenos e situações que apontam uma transgressão da nossa realidade. Essa quebra com o real é, por tanto, um efeito fundamental das narrativas fantásticas, que também têm sido exploradas nas narrativas cinematográficas.

Palavras-chave

Fear; Literature; Cinema; Fantastic.

PDF (Español) XML (Español)

Biografia do Autor

Naiara Sales Araújo

Doutora em Literatura Comparada; Professora da Universidade Federal do MAranhão

José Antônio Moraes Costa

Mestre em Letras Pela Universidade Federal do Maranhão; Professor Lingua e Literatura Inglêsa; Professor de Língua e Literatura Portuguesa;


Referências

  • Alazraki, Jaime. “Los últimos cuentos de Julio Cortázar”. Revista Iberoamericana, vol. 51, núm. 130-131, 1985, págs. 21-46. www.revista iberoamericana.pitt.edu/ojs/index. php/Iberoamericana/article/view/3990/4158 DOI: https://doi.org/10.5195/REVIBEROAMER.1985.3990
  • Aumont, Jacques. A estética do filme. Campinas: Papirus, 2013.
  • Bachelard, Gaston. A poética do espaço. Trad. Carlos Alberto Madeiros. São Paulo, Martins Fontes, 1993.
  • Bauman, Zygmunt. Medo Líquido. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Ed., 2008.
  • Burns, Edward Mcnall. História da civilização ocidental: do homem das cavernas até a bom- ba atômica. São Paulo, Editora Globo, 1970.
  • Calvino, Ítalo, ed. Fantastic tales: visionary and everyday. New York, Penguin Random House, 1997.
  • It: part 1. Dir. Andy Muschietti. Roteiro: Cary Fukunaga e outros. Intérpretes: Bill Skars- gård, Jaeden Lieberher, Finn Wolfhard e outros. New Line Cinema, 2017. Film. 1 DVD. (134 min.), son., color.
  • King, Stephen. Dança macabra. Rio de Janeiro, Objetiva, 2013.
  • ———. It: A novel. 1986. New York, Scribner, 2014.
  • Lothe, Jakob. Narrative into fiction and film: an introduction. Oxford, Oxford University Press, 2000.
  • Martin, Marcel. A linguagem cinematográfica. São Paulo, Brasiliense, 2003.
  • Ricoeur, Paul. Memory, history, forgetting. Trads. Kathleen Blamey y David Pellauer. Chica- go, University of Chicago Press, 2004. DOI: https://doi.org/10.7208/chicago/9780226713465.001.0001
  • Roas, David. A ameaça do fantástico: Aproximações teóricas. Trad. Julián Fuks. São Paulo, Editora Unesp, 2014.
  • Rodrigues, Selma Calasans. O fantástico. São Paulo, Ática, 1988.
  • Rogak, Lisa. Stephen King. A biografia coração assombrado. Rio de Janeiro, Darkside Books, 2017.
  • Silva, Lygia Maria Pereira da. Violência doméstica contra a criança e adolescente. Recife, Edupe, 2002.
  • Todorov, Tzvetan. The Fantastic: A Structural Approach to a Literary Genre. Trad. Richard Howard. Cleveland, The Press of Case Western Reserve University, 1973.
  • Tuan, Yi-Fu. Landscapes of fear. Oxford, Basil Blackwell Publisher, 2005.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.