“Ce qui ronge”: Experiência poética e abertura fenomenológica em duas colecções de Jorge Eduardo Eielson e Blanca Varela
Resumo
A experiência do sujeito na Modernidade tardia parece estar definida pela perda do seu significado, de modo que a arte e a poesia parecem por vezes ser despojadas do seu alcance cognitivo e estético. Duas coletâneas de poemas peruanos servem como corpus de reflexão sobre a questão de como a linguagem poética lida com esta experiência no início do século XXI. Para abordar este propósito, são utilizados os postulados fenomenológicos de Merleau-Ponty, que nos permitem focar na forma como, após ter explorado os limites da sua linguagem, os poetas se materializam nestes textos que completam a sua obra uma experiência poética condensada num corpo de sujeito que faz da linguagem uma parte essencial da sua experiência vivida. Com isto, a contribuição da fenomenologia para a crítica literária é valorizada e a leitura da poesia final de Eielson e Varela é enriquecida no âmbito da poesia contemporânea.
Palavras-chave
Fenomenologia, Experiência Poética, Poesia Peruana, Modernidade tardia, Sujeito-corpo
Biografia do Autor
Andrea Milena Guardia Hernández
Doutorado em idiomas, literatura e translatologia. Colaborador científico da Université Catholique de Louvain e palestrante da Universidad La Gran Colombia.
Nasli Aguiar Mejía
Graduado em Filosofia e História. Membro do grupo de pesquisa em Estudos Literários Polifonia da Universidad La Gran Colombia.
Referências
- Colón Simbolín, Mario. “La sed del anillo: Nietzsche y las evocaciones del eterno retorno”. Diálogos, núm. 107 (2021): 173-205.
- Eielson, Jorge Eduardo. Sin título. Madrid, Pre-Textos, 2000. Impreso.
- ----. “Entrevista con Jorge Eduardo Eielson”, entrevista de Mario Campaña. Guaraguao vol. 5, núm. 13 (2001): 51-63. Impreso.
- ----. Vivir es una obra maestra: poesía escrita. Madrid, Editorial Ave del Paraíso, 2003. Impreso.
- ----. Del absoluto amor y otros poemas sin título. Valencia, Pre-textos, 2005. Impreso.
- Elmore, Peter. “El cauce y el caudal: Emilio Adolfo Westphalen y José María Arguedas en la cultura moderna del Perú”. Revista de Crítica Literaria Latinoamericana, vol. 38, núm. 75 (2012): 229-51. Web. 27 Oct. 2021. https://www.proquest.com/docview/1353315101
- Fernández Cozman, Camilo. “La poesía de los años cincuenta y un poema de Eielson”. La casa de cartón de OXY, vol. 6 (1995): 11-18. Impreso.
- Ferrada-Sullivan, Jorge. “Sobre la noción de cuerpo en Maurice Merleau-Ponty”. Cinta de Moebio: Revista de Epistemología en Ciencias Sociales, núm. 65 (2019): 159-166. Web. 27 Oct. 2021. https://doi.org/10.4067/s0717-554x2019000200159 DOI: https://doi.org/10.4067/s0717-554x2019000200159
- Guerrero, Gustavo. Cuerpo plural. Antología de la poesía hispanoamericana contemporánea. Madrid, Pre-textos, 2010. Impreso.
- Hoy, David Couzens. The times of our lives. A critical history of temporality. Cambridge (MA), MIT Press, 2009. Impreso. https://doi.org/10.7551/mitpress/9780262013048.001.0001 DOI: https://doi.org/10.7551/mitpress/9780262013048.001.0001
- Huelva Unternbaümen, Enrique. “En los vértices del tiempo. Metáforas conceptuales del tiempo y sus variaciones en la poesía y el pensamiento filosófico”. Cultura, Lenguaje y Representación, vol. 22 (2019): 75-97. Web. 27 Oct. 2021. https://doi.org/10.6035/CLR.2019.22.5 DOI: https://doi.org/10.6035/CLR.2019.22.5
- Kearney, Richard. “Écrire la chair: L’expression diacritique chez Merleau-Ponty”. Chiasmi International, vol. 15 (2013): 183-198. Web. 27 Oct. 2021. https://doi.org/10.5840/chiasmi20131517 DOI: https://doi.org/10.5840/chiasmi20131517
- Lorenc, Iwona. “‘Theoretical Turn’ in post-avant-garde art and the aesthetic of de-differentiation”. Art Inquiry. Recherches Sur Les Arts, vol. 17 (2015): 59-68. Web. 27 Oct. 2021. http://journals.ltn.lodz.pl/index.php/Art-Inquiry/issue/view/45/131
- ----. “Subversive artistic strategies of the avant-garde and the crisis of modern experience”. Art Inquiry. Recherches Sur Les Arts, vol. 19 (2017): 17-31. Web. 27 Oct. 2021. http://journals.ltn.lodz.pl/index.php/Art-Inquiry/article/view/115
- Marchese, Angelo y Joaquín Forradellas. Diccionario de retórica, crítica y terminología literaria. Barcelona, Editorial Ariel, 2013. Impreso.
- Merleau-Ponty, Maurice. “El lenguaje indirecto y las voces del silencio”. Signos. Barcelona, Seix Barral, 1964, pp. 47-98. Impreso.
- ----. La prosa del mundo. Traducido por Francisco Pérez. Madrid, Taurus, 1971. Impreso.
- ----. La fenomenología de la percepción. Traducido por Jem Cabanes. Barcelona, Planeta-De Agostini, 1993. Impreso.
- Muñoz Carrasco, Olga. Sigiloso desvelo. La poesía de Blanca Varela. Lima, Fondo Editorial Pontificia Universidad Católica del Perú, 2007. Impreso.
- Orihuela, Juan Carlos. “La poesía peruana de los 60 y 70: dos etapas en la ruta hacia el sujeto descentrado y la conversacionalidad”. A Contracorriente: Revista de Historia Social y Literatura de América Latina, vol. 4, núm. 1 (2006): 67-85. Web. 27 Oct. 2021. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2093004
- Oviedo, José Miguel. Historia de la literatura hispanoamericana. De Borges al presente. Vol. 4. Madrid, Alianza Editorial, 2001. Impreso.
- Padilla, José Ignacio (ed.). Nu/Do. Homenaje a J. E. Eielson. Lima, Fondo Editorial Pontificia Universidad Católica del Perú, 2002. Impreso.
- ----. El terreno en disputa es el lenguaje: Ensayos sobre poesía latinoamericana. Frankfurt, Iberoamericana/Vervuert, 2014. Impreso.
- Rebaza Soraluz, Luis. “Una escalera sostenida sobre la arena: la construcción poética escrita y no-escrita de Jorge Eduardo Eielson”. Arte Poética. Lima, Fondo Editorial Pontificia Universidad católica del Perú, 2004, pp. 9-50. Impreso.
- Rivera Yañez, Fausto. “María Auxiliadora Balladares ensaya la poesía de Blanca Varela”. Letras del Ecuador, núm. 204 (enero 2016): 7-8. Web. 27 Oct. 2021. https://issuu.com/libreriacce/docs/letras_del_ecuador_204
- Rodríguez, Francisco. “La poesía posvanguardista latinoamericana: notas para un acercamiento a la lírica conversacional”. Revista de Filología y Lingüística, vol. 19, núm. 1 (1993): 35-47. Web. 27 Oct. 2021. https://doi.org/10.15517/rfl.v19i1.20912 DOI: https://doi.org/10.15517/rfl.v19i1.20912
- Rosa, Hartmut. “Aceleración social: consecuencias éticas y políticas de una sociedad de alta velocidad desincronizada”. Persona y sociedad, vol. 25, núm. 1 (2011): 9-49. Web. 27 Oct. 2021. https://doi.org/10.53689/pys.v25i1.204 DOI: https://doi.org/10.53689/pys.v25i1.204
- Salazar, Ina. “El surrealismo en el Perú”. Historias de las literaturas en el Perú. Poesía peruana: entre la fundación de su modernidad y finales del siglo XX. Coordinado por Luis Fernando Chueca y Giovanna Pollarolo. Vol. 4. Lima, Fondo Editorial Pontificia Universidad Católica del Perú; Casa de la literatura; Ministerio de Educación del Perú, 2019, pp. 109-140. Impreso.
- Sandras, Michel. Idées de la poésie, idées de la prose. Paris, Classiques Garnier, 2016. Impreso.
- Schaeffer, Jean-Marie. La naissance de la littérature: La théorie esthétique du romantisme allemand. Paris, Presses de École Normale Supérieure, 1983. Impreso.
- Siebenmann, Gustav. Poesía y poéticas del siglo XX en la América hispana y el Brasil. Historia, movimientos, poetas. Madrid, Gredos, 1997. Impreso.
- Utrera Torremocha, María Victora. Teoría del poema en prosa. Sevilla, Universidad de Sevilla, 1999. Impreso.
- Varela, Blanca. “Entrevista con Blanca Varela”, entrevista de Efraín Kristal. Mester, vol. XXIV, núm. 2 (1995): 133-150. Web. 27 Oct. 2021. https://bit.ly/3IYt0CL
- ----. Poesía reunida, 1949-2000. México D.F., Fondo de Cultura Económica, 2017. Impreso.
- Verano Gamboa, Leonardo. “La experiencia del lenguaje en la literatura: anotaciones a la filosofía de Merleau-Ponty”. Cuadernos de Filosofía Latinoamericana, vol. 26, núm. 92 (2005): 121-136. Web. 27 Oct. 2021. https://doi.org/10.15332/s0120-8462.2005.0092.10 DOI: https://doi.org/10.15332/s0120-8462.2005.0092.10