Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Fala omitida e fala literária em Río Escondido: algumas chaves visuais e literárias que diluem ou esclarecem a autoria de um guião de filme

Resumo

O objetivo principal deste trabalho é compreender a contribuição do guião de filme Río Escondido na criação de uma obra coletiva, polifônica, de convergência e longe de uma visão clássica da autoria. Para tanto, propomos uma análise documental da história e outra propriamente do guião de filme como veículo semiótico que viabiliza o percurso de uma linguagem escrita a uma visual. Esta última análise enfoca a relevância do discurso literário do guião de filme que é omitido do filme e que pode levar a um desentendimento entre o roteirista e o diretor. Encontrar esses espaços inovadores permite uma abordagem de novas formas de ver o cinema mexicano, longe da indústria e dos clichês, e mais perto do campo literário.

Palavras-chave

Río Escondido, cinema mexicano, temporada de ouro, semiótica cinematográfica, guião de filme, Mauricio Magdaleno

PDF (Español) XML (Español)

Referências

  1. Arranz Mínguez, Conrado José. “Estudio preliminar”. El resplandor. Mauricio Magdaleno. Madrid, Universidad Nacional de Educación a Distancia, 2013, pp. 11-108.
  2. Arranz Mínguez, Conrado José. El universo literario de Mauricio Magdaleno (1906-1986). Tesis de Doctorado. Madrid, Universidad Nacional de Educación a Distancia, 2014.
  3. Bálazs, Béla. El film: evolución y ciencia de un arte nuevo. Traducido por Enric Vázquez. Barcelona, Editorial Gustavo Gili S. A., 1978.
  4. Bourdieu, Pierre. Las reglas del arte. Génesis y estructura del campo literario. Traducido por Thomas Kauf. Barcelona, Anagrama, 2010.
  5. Brennan, Juan Arturo. “Río Escondido. Las peripecias de una restauración”. Revista Liber, 19 de abril de 2021. Web. 2 Nov. 2021. https://centroricardobsalinaspliego.org/ayc-biblioteca/rio-escondido-las-peripecias-de-una-restauracion/
  6. Carballo, Emmanuel. Protagonistas de la literatura mexicana. México, Porrúa, 1994.
  7. Carmona Álvarez Cuauhtémoc y Carlos Sánchez y Sánchez. El Estado y la imagen en movimiento. Reflexiones sobre las políticas públicas y el cine mexicano. México, Conaculta / Instituto Mexicano de Cinematografía, 2012.
  8. De los Reyes García-Rojas, Aurelio. “Del cine mudo al sonoro”. Miradas al cine mexicano Vol. 1. Coordinado por Aurelio de los Reyes García-Rojas. México, Instituto Mexicano de Cinematografía / Secretaría de Cultura, 2016, pp. 17-65.
  9. Diccionario del español de México (DEM). El Colegio de México, 2021. Web. 2 Nov. 2021. https://dem.colmex.mx/Inicio
  10. García Riera, Emilio. “La Malquerida”. Historia documental del cine mexicano Vol. 5. México, Universidad de Guadalajara, 1992, pp. 49-52.
  11. Guion de Río Escondido. Fondo Reservado Mauricio Magdaleno, Universidad Intercontinental, 1947.
  12. Huerta, César. “«Río escondido», con María Félix, se exhibirá restaurada en la Cineteca”. El Universal, 18 de junio de 2021. Web. 20 Oct. 2021. https://www.eluniversal.com.mx/espectaculos/cine/rio-escondido-con-maria-felix-se-exhibira-restaurada-en-la-cineteca
  13. Huerta, Efraín. Close up. Crítica cinematográfica de Efraín Huerta. Vol. 1. Editado por Alejandro García y colaboración de Evelin Tapia. Guanajuato, Ediciones La Rana / Universidad de Guanajuato, 2010.
  14. Huerta, Efraín. El otro Efraín. Antología prosística. Editado por Carlos Ulises Mata. México, Fondo de Cultura Económica, 2014.
  15. Huerta-Nava, Raquel. “Prólogo”. “Cine y Anticine”. Las cuarenta y nueve entregas. México, Universidad Nacional Autónoma de México, 2014, pp. 9-11.
  16. Magdaleno, Mauricio. Diario personal. Archivo Rosario Magdaleno, s/f.
  17. Magdaleno, Mauricio. Concha Bretón, El compadre Mendoza, El baile de los Pintos. México, Ediciones Botas, 1936.
  18. Magdaleno, Mauricio. La Tierra Grande. México, Espasa-Calpe, 1949.
  19. Magdaleno, Mauricio. “Mauricio Magdaleno”. Testimonios para la historia del cine mexicano. Vol. 3 Coordinado por Eugenia Meyer. México, Cineteca Nacional, 1976, pp. 25-36.
  20. Magdaleno, Mauricio. El resplandor. Editado por Conrado José Arranz. Madrid, Universidad Nacional de Educación a Distancia, 2013.
  21. Martínez Martínez, Germán. “Río escondido o el espejo nefasto”. Etcétera, 16 de julio de 2021. Web. 20 Oct. 2021. https://www.etcetera.com.mx/opinion/rio-escondido-o-el-espejo-nefasto/?fbclid=iwar1z4a6p5yx1q3ll3w4wkxfcz5-ip-1eeoau3t1qt1ivvxb_csgfu3mdtai
  22. Molina, Silvia. “Entrevista a Mauricio Magdaleno. Un artista en la historia de México”. Unomásuno. Sábado, núm. 214 (1981): 3-4. Impreso.
  23. Monsiváis, Carlos. Carlos Monsiváis: reflexiones acerca del cine mexicano. Editado por David R. Maciel. México, Cineteca Nacional, 2017.
  24. Peredo Castro, Francisco. “Las intervenciones gubernamentales como estrategia de crecimiento y supervivencia durante la Segunda Guerra Mundial y la posguerra (1940-1952)”. El estado y la imagen en movimiento. Reflexiones sobre las políticas públicas y el cine mexicano. Coordinado por Cuauhtémoc Carmona Álvarez y Carlos Sánchez y
  25. Sánchez. México, Conaculta / Instituto Mexicano de Cinematografía, 2012, pp. 75-108.
  26. Peredo, Francisco. “La dramática fílmica de José Revueltas en el cine mexicano”. José Revueltas. Obra cinematográfica (1943-1976). Coordinado por Francisco Peredo y Carlos Narro. México, Universidad Nacional Autónoma de México, 2015, pp. 47-188.
  27. Pollarolo, Giovanna. “El guion cinematográfico, ¿texto literario?”. Lexis, Vol. 35, núm. 1 (2011): 289-319. Impreso. DOI: https://doi.org/10.18800/lexis.201102.003
  28. Rocco, Alessandro. “El guion cinematográfico en la historia literaria mexicana (1940-1968)”. Auge y declive del nacionalismo. La cultura literaria entre el compromiso, la ruptura y la tradición (1940-1968). Coordinado por Alberto Vital Díaz y Adriana de Teresa y Ochoa. México, Universidad Nacional Autónoma de México, 2019, pp. 343-364.
  29. Rulfo, Juan. Pedro Páramo. México, Editorial RM / Fundación Juan Rulfo, 2005.
  30. St. John Marner, Terence. Cómo dirigir cine. Trad. Graciela Colombo y Mariano Aguirre. Madrid, Fundamentos, 1976.
  31. Taibo, Paco Ignacio. El “Indio” Fernández. El cine por mis pistolas. México, Joaquín Mortiz / Planeta, 1986.
  32. Torres Portillo, Adolfo. Autobiografía de un guión cinematográfico. 2.ª ed. Querétaro, México, Calygramma, 2014.
  33. Tuñón Pablos, Julia. “Una escuela en celuloide. El cine de Emilio «Indio» Fernández o la obsesión por la educación”. Historia Mexicana. Vol. 48, núm. 2, (oct.-dic. 1998): 437-470. Impreso.
  34. Tuñón Pablos, Julia. “La Revolución Mexicana, comadrona de un fracaso: El agrarismo en el cine de Emilio Fernández”. Justicia social: debate político del siglo XX. Editado por Ruth Arboleyda et al., México, Yehuetlatolli, A. C., 2006, pp. 61-90.
  35. Zavala, Lauro. Para analizar cine y literatura. Madrid, El Barco Ebrio, 2018.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.