Roland Barthes, escritor autonímico
Resumo
Em Barthes, a crítica se precipita em uma forma de literatura. Em que consiste sua crítica como literatura? Que relação, de semelhança e diferença, tem com o impressionismo de Jules Lemaitre e Anatole France? Este ensaio se propõe indagar a crítica como literatura que aparece na obra de Barthes. Para isso, começando de uma contraposição entre o primeiro e o último de seus textos, analisarei alguns tópicos da crítica impressionista que reaparecem em Barthes, como o subjetivismo, a leitura e a retórica. Procurarei desenvolver a hipótese de acordo a qual a obra barthesiana supõe uma tentativa de fazer da crítica uma forma de literatura na tradição impressionista, mas segundo uma apropriação singular atravessada pela linguística e pela psicanálise. Como consequência, tentarei desenvolver e estabelecer o fundamento do que Barthes chamou a escrita autonímica.
Palavras-chave
Roland Barthes, impressionismo, Jules Lemaitre, Anatole France, crítica como literatura, retórica, subjetivismo, escrita autonímica
Biografia do Autor
Nicolás Garayalde
PhD em Literatura pela Universidad Nacional de Córdoba, Pesquisador Assistente do CONICET. Professor de Teoria Literária (UNC) e Pesquisador Associado no Centre de Recherche Interdisciplinaire sur les Modèles Esthétiques et Littéraires (Universidade de Reims, França).
Referências
- Referencias:
- Barthes, Roland. “Qu’est-ce que la critique ?”. Essais critiques, Œuvres complètes, Tomo II, París, Seuil, 2002. Impreso.
- ---. Critique et vérité. Œuvres complètes, Tomo II, París, Seuil, 2002. Impreso.
- ---. “L’ancienne rhétorique”. Œuvres complètes, Tomo III, París, Seuil, 2002. Impreso.
- ---. “Le retour du poéticien”. Œuvres complètes, Tomo IV, París, Seuil, 2002. Impreso.
- ---. “Barthes puissance trois”. Œuvres complètes, Tomo IV, París, Seuil, 2002. Impreso.
- ---. “Premier texte”. Œuvres complètes, Tomo IV, París, Seuil, 2002. Impreso.
- ---. Roland Barthes par Roland Barthes. Œuvres complètes, Tomo IV, París, Seuil, 2002. Impreso.
- ---. “Texte a deux”. Œuvres complètes, Tomo V, París, Seuil, 2002. Impreso.
- ---. “Avant-propos à « Jakobson »”. Œuvres complètes, Tomo V, París, Seuil, 2002. Impreso.
- ---. “Délibération”. Œuvres complètes, Tomo V, París, Seuil, 2002. Impreso.
- ---. “On échoue toujours à parler de ce qu’on aime”. Œuvres complètes, Tomo V, París, Seuil, 2002. Impreso.
- ---. Le lexique de l’auteur. París, Seuil, 2010. Impreso.
- ---. La préparation du roman. París, Seuil, 2015. Impreso.
- Brunetière, Ferdinand « La Littérature personnelle », Revue des Deux Mondes, 15 de enero de 1888, 433-452. Impreso.
- Charles, Michel. L’Arbre et la source. París, Seuil. 1985. Impreso.
- Compagnon, Antoine. La Troisième République des Lettres. París, Seuil, 1983. Impreso.
- France, Anatole. La vie littéraire, 1ère série. París, Calmann-Lévy, 1921. Impreso.
- Garayalde, Nicolás. “Enseñanza y retórica”. Revista chilena de literatura 103 (2021): 481-503. Web. 15 de diciembre de 2021. https://revistas.uchile.cl/index.php/RCL/article /view/64002. DOI: https://doi.org/10.4067/S0718-22952021000100481
- Hartman, Geoffrey. The Fate of Reading. Chicago, The University of Chicago Press, 1975. Impreso.
- Lemaitre, Jules “M. Ferdinand Brunetière”. Les Contemporains, 1ère série, París, Société française d’imprimerie et de librairie, 1886, pp. 217-48. Impreso.
- ---. “En guise de préface”. Les Contemporains, 6ème série, París, Société française d’imprimerie et de librairie, 1896, pp. v-xii. Impreso.
- Picard, Raymond. Nouvelle critique ou nouvelle imposture. Utrecht, Pauvert, 1965. Impreso.
- Rabau, Sophie. “Note sur la notion de «culture rhétorique» chez Michel Charles”. Fabula / Atelier. (2012). Web. 1 de mayo de 2022. https://www.fabula.org/atelier.php?Note_sur_la_notion_de_%26laquo%3B_culture_rh%26eacute%3Btorique_%26raquo%3B_chez_Michel_Charles
- Roger, Thierry. “Jules Lemaitre et la querelle de l’impressionnisme”. Fabula / Les colloques. (2012). Web. 22 de octubre de 2021. https://www.fabula.org/colloques/document1609.php
- Staël, Madame. De la littérature considérée dans ses rapports avec les institutions sociales. Ginebra, Droz, 1959. Impreso.
- Stendhal. Racine et Shakespeare. París, Champion, 1925. Impreso.
- Thibaudet, Albert. Réflexions sur la critique. París, Gallimard, 1939. Impreso.
- Yllera, Alicia. Teoría de la literatura francesa. Madrid, Síntesis, 1996. Impreso.